O que é preciso para comprar um apartamento?

test

Comprar um apartamento e ser dono do próprio imóvel é um grande sonho de muitos brasileiros. Além de uma enorme conquista, a oportunidade de sair do aluguel é também um processo desafiador. Isso significa estar atento a uma série de detalhes, pois a decisão de ter um cantinho que é seu de fato envolve uma série de etapas.

 

Antes de mais nada, é importante avaliar a atual situação do mercado imobiliário para entender se está na hora certa de você comprar um apartamento. 
 

Além de um bom planejamento financeiro, os futuros proprietários precisam avaliar que tipo de imóvel pretendem comprar, qual o bairro mais interessante para fixar residência, qual a metragem ideal do apartamento, se possuem o perfil para morar em um apartamento compacto ou estão mais interessados em uma cobertura, entre outras questões.
 

Essas particularidades variam muito de uma família para a outra e somente você e seus familiares poderão dizer o que mais importa no seu futuro lar. 
 

Quem deseja comprar um apartamento também precisa separar uma série de documentos para dar entrada no financiamento.
 

Pode ser que você esteja assustado com tantas informações, mas não se preocupe. Ao longo desse artigo iremos tentar esclarecer as principais dúvidas que estão envolvidas no processo de comprar um apartamento para que a aquisição seja o mais tranquila possível para você e a sua família.
 

Infraestrutura e localização estratégica

Uma das primeiras coisas a se atentar durante a procura por um apartamento é a localização que o seu futuro imóvel está localizado, já que esta informação influenciará no valor final. 
 

Se o imóvel estiver localizado estrategicamente num bairro nobre e no seu entorno tiver comércios, serviços e transportes coletivos, mais alto será o valor final. Isso acontece devido à grande procura por esse tipo de empreendimento, valorizando então a oferta!
 

Além disso, se o apartamento em vista contar com um condomínio que tenha lazer completo e disponível para o morador, logicamente o preço final deste empreendimento será maior. E caso hajam opções de lazer como bares e restaurantes, praças e shoppings, perto do imóvel, o preço do imóvel também sofrerá influências.

 

Valor de entrada para comprar um apartamento
 

Antes de falarmos especificamente sobre o valor de entrada, vamos voltar algumas etapas e explicar a importância de ter um bom planejamento financeiro antes de comprar um apartamento.

 

A aquisição de um imóvel é talvez a decisão mais importante que você terá em sua vida e por isso ela deve ser muito bem planejada. Geralmente, as pessoas não têm todo o dinheiro necessário para uma compra à vista e optam pelo financiamento imobiliário, um facilitador para a conquista do imóvel próprio.

 

Considerando que os prazos dos financiamentos giram em torno de 30 anos, você terá um comprometimento a longo prazo com essa conquista e para que nada atrapalhe os seus planos durante esse processo, é fundamental conhecer as suas finanças e mudar alguns hábitos financeiros com o intuito de garantir uma compra segura e tranquila.
 

Se você está em dúvida de como fazer esse planejamento, temos aqui um guia completo que com certeza te ajudará bastante.

 

Voltando à parte da entrada, a questão é que as instituições bancárias não costumam financiar 100% do valor do imóvel e, por isso, exigem um valor inicial para dar início ao processo de compra. O valor exigido geralmente gira em torno de 20% do valor do imóvel. 

 

Além da entrada, é preciso ter em mente que o valor das parcelas do financiamento poderá comprometer no máximo 30% da sua renda. Se você tiver essa condição, considere compor a renda com familiares ou amigos, algo que pode ajudar a conseguir um limite maior para o financiamento.
 

O uso do  FGTS é também uma possibilidade na hora de comprar o seu imóvel. Ele pode ser utilizado como parte do valor da entrada do seu apartamento, porém é necessário avaliar, com a ajuda de especialistas e consultores da imobiliária, construtora e o banco escolhido, para não haver dúvidas diante dessa situação, já que o uso efetivo do FGTS tem suas restrições. 

 

Documentos necessários para o financiamento
 

Comprar um apartamento costuma ser um processo bastante burocrático, logo o ideal é ter em mãos toda a documentação antes de dar início ao financiamento para que a transação ocorra de forma mais ágil e tranquila.

 

Caso você seja casado ou tenha união estável, é importante reunir também a documentação do seu parceiro ou parceira para que não haja atrasos na aprovação do crédito.
 

Os principais documentos exigidos para o financiamento são:

  • Cópia autenticada de documentos pessoais (RG, CPF ou CNH)
  • Certidão de nascimento ou de casamento ou de união estável
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda dos três últimos meses
  • Carteira de trabalho
  • Declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega (referentes ao último ano)
  • Extrato atualizado do FGTS e guia de liberação do fundo (caso você opte em usar o benefício)


 

Além de fornecer alguns documentos para financiar o imóvel, o comprador também receberá uma documentação para oficializar a compra. Essa entrega de documentos ajudará a tornar o processo mais transparente e demonstrar que você é o proprietário daquele imóvel.

 

Entre os documentos entregues para o comprador estão a escritura do imóvel após a quitação do registro, a matrícula atualizada e a planta baixa do apartamento.

 

Conheça os nossos empreendimentos

 

Se após analisar as necessidades da sua família e fazer um bom planejamento financeiro você entender que um imóvel novo é o que mais combina com o seu atual momento de vida, o próximo passo é escolher uma construtora de confiança para comprar um apartamento.
 

E por que isso é importante? Como vimos ao longo deste texto, a compra de um imóvel é um processo repleto de etapas e questões a serem analisadas. 
 

Especialmente para quem está adquirindo o seu primeiro imóvel, contar com uma construtora de renome irá facilitar todo o processo, uma vez que será possível contar com uma equipe de especialistas para tirar dúvidas e prestar o auxílio necessário em cada fase, desde a escolha do imóvel, passando pela entrada no financiamento até a entrega das chaves.

 

Com mais de 50 anos de atuação no mercado imobiliário, a Canopus tem tudo para ser a sua parceira ideal na conquista do imóvel próprio. Ao longo de sua história, a construtora já entregou mais de 100 edifícios, totalizando cerca de 25 mil unidades entregues. E o próximo apartamento pode ser o seu!
 

Há empreendimentos para todos os perfis, desde unidades compactas no centro de São Paulo até apartamentos de alto padrão de frente para o mar do Rio de Janeiro. Acesse o nosso site para conhecer todos os imóveis disponíveiscomprar um apartamento que tenha a ver com você e a sua família.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen