Sustentabilidade em condomínios residenciais

test

 Um breve olhar ao nosso redor e constatamos sem maiores dificuldades: a natureza e nossos recursos naturais estão em níveis caóticos.

Uma mudança de verdade, sólida e estruturada, deve estar em nossa agenda diária para evitar que maiores e irreversíveis danos continuem a acontecer.

Embora seja verdade que muita gente já sabe disso, é importante salientar que as ações saiam do plano das ideias para ganhar o mundo de forma mais concreta; afinal, não é preciso ser cientista ou ter um diploma em uma área específica de formação para dar aquele help para a natureza e começar a pensar de forma sustentável.

Hoje, em nossa conversa, falaremos sobre ideias de como ser sustentável e colaborar para o meio-ambiente a partir de um espaço muito próximo: seu condomínio residencial.

Então vamos a algumas ideias que você pode colocar em prática imediatamente onde você mora! Inspire também familiares, amigos e colegas residentes de outros condomínios!

1 – Hortinha comunitária do condomínio

Uma forma de ser sustentável e conseguir apoio de várias pessoas é começar uma hortinha comunitária. Afinal, quem não ama uma hortinha, seja pelo visual ou pelo sabor?

A ideia principal é que as pessoas vejam o quanto pode ser legal adubar a terra, plantar vários tipos de verduras e legumes e ver seu processo de crescimento.

Além de, posteriormente, tirar proveito do resultado, a hortinha pode ser uma forma rápida e envolvente de chamar todos os moradores para fazer parte da roda de sustentabilidade.

2 – Plante flores também

O plantio das flores é um grande fator colaborativo para que todo ecossistema funcione de maneira harmônica e, por isso, é uma forma sustentável de agir em seu condomínio.

Se você chegar um dia e ver que tem abelhas por perto das flores, significa que tudo está funcionando da maneira como deve ser, o que garante um ponto a mais.

Além das flores, goiabeiras, jabuticabeiras e abacateiros também ajudam nossas amigas abelhas a deixarem o mundo em uma ordem natural outra vez.

E, para a gente, é simplesmente uma delícia ter tantos frutos tão pertinho de casa, principalmente se você mora em uma zona urbana.

3 – Reuse a água do seu condomínio

Aqui a conversa começa a ficar um pouco mais complexa, mas nem por isso deixa de ser uma excelente ideia para a sustentabilidade em seu condomínio.

Claro que para instalar um sistema de reuso da água é necessário intervenção, e, consequentemente, isso envolve custos. Mas o benefício é gigantesco, desde que o uso não seja para fins potáveis, como para beber, por exemplo.

A maior estratégia é mostrar por A+B que o investimento acaba voltando para o morador, que pode experimentar uma economia de 50% na conta de água todos os meses.

A água captada da chuva, aparelhos de ar condicionado, etc, pode ser reutilizada para lavar áreas comuns, na descarga, na irrigação de plantas e até contra incêndios.

4 – Instale painéis solares

O interesse por painéis solares tem crescido muito, principalmente pela economia que pode gerar na conta de luz. E o melhor: os painéis também são recursos sustentáveis.

A energia solar é inesgotável e podemos tirar muito proveito dela, com o plus de não emitir gases poluentes.

5 – Faça esquemas de caronas

A comodidade de um carro é grande, mas o planeta grita quando vê um motorista sozinho em um automóvel que poderia transportar mais três pessoas confortavelmente.

Realizando um esquema de caronas dentro do condomínio, além de socializar e fazer novos amigos, você ainda poderá dividir alguns custos, como a gasolina.

Mas, principalmente, com alguns carros a menos em circulação, você estará colaborando com o meio ambiente e com o trânsito em sua cidade.

Essa iniciativa é muito válida, mas talvez deva ser colocada em prática com o fim da pandemia pelo COVID-19.

6 – Realize doações e trocas

O baixo consumo (ou um consumo mais responsável) também faz parte da sustentabilidade e pode ser aplicada em seu condomínio.

Pense em tudo que você tem em casa e veja o quanto poderia ser trocado ou doado com ou para outras pessoas. Vivemos acumulando e nem sempre temos uso para tudo.

Se você for viajar, que tal pegar tudo que está na sua geladeira e disponibilizar para os vizinhos? Afinal, a chance de estragar é grande enquanto você estiver fora.

O mesmo pode ser feito com roupas, eletrônicos e móveis que, para você, podem não ser mais interessantes.

Se você achar que a troca não será eficiente dentro do condomínio, outra atitude sustentável é realizar pequenas campanhas de doação.

O que não faltam são ONGs e outras instituições comprometidas com a sociedade que aceitam tais doações, e, dependendo, vão até buscar em seu endereço!

7 – Aproveite o espaço para ensinar e aprender

Foto da brinquedoteca do empreendimento Inspiratto.

É muito comum condomínios investirem bastante em áreas comuns e de lazer. Nem sempre aproveitamos, por falta de tempo, por isso ou por aquilo.

Uma atitude sustentável em seu condomínio é tentar encontrar usos para esses espaços que acrescentem alguma coisa a mais na vida de todos.

Se você gosta do assunto sustentabilidade, por que não aproveitar esse espaço para falar e encontrar soluções?

Se você sabe fazer hortas e outros artesanatos, que tal reservar um horário para passar esse conhecimento para frente e promover uma vida mais saudável?

O mesmo funciona com clube do livro, com troca de obras e discussão entre as pessoas. Clubes de caminhadas, corridas, andar de bike… Tudo pode ser uma oportunidade!

Mude seus hábitos!

Como conversamos ao longo deste post, ser sustentável não requer que sua vida como um todo seja direcionada para isso.

Mudanças de hábito podem ser altamente significativas e, de quebra, ainda inspiram outras pessoas a repensarem suas atitudes e procurar mudá-las.

O pensamento voltado para a sustentabilidade pode ser galgado de pouco a pouco, mas jamais deve ser abandonado. Afinal, tudo é construção.

E se você tem filhos, mostre como o mundo precisa da gente, assim como nós precisamos do mundo. E, como em qualquer relação, é necessário carinho e cuidado para fazer funcionar.

Também vale lembrar que temos muito a aprender com os mais jovens, que, desde cedo, já estudam disciplinas voltadas para a sustentabilidade na escola.

Mas não só isso: eles já nasceram em um mundo com muita informação e esclarecimento sobre o assunto. Somada a uma dose de curiosidade, nossos filhos têm muito a ensinar!

Acima de tudo, tenha perseverança. Vão existir dias em que você vai querer desistir e deixar esse papo de sustentabilidade para lá. Mas persevere!

Quando você notar que sua criatividade e pequenos hábitos chamam a atenção positivamente, e que algo de bom está sendo feito pelo mundo, vai ver que valeu a pena.

E não podemos esquecer de outra coisa muito importante: quando você faz o bem pela natureza, ela devolve em dobro para você!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen