Qual o seu estilo e como incluí-lo na decoração do seu lar

test

Você já tem um estilo para chamar de seu? Se sim, veja como usá-lo para decorar seu lar com muito charme e elegância. Se não, descubra agora o que combina com você e veja como transformar seu apartamento no lugar mais estiloso e aconchegante para você e a sua família. 
 

Qual é seu estilo? 

Algumas pessoas já encontraram seu estilo e, por isso, estão habituadas a ouvir frases como “seu apê é muito estiloso, está a sua cara!”. No entanto, há aquelas que não têm a menor noção do que combina com elas.

 

Para não ter mais dúvidas, confira as informações que trouxemos sobre o assunto e saiba qual estilo é a sua cara.

 

Retrô

O estilo retrô usa referências e inspirações antigas, das décadas de 50 e 60, para criar ambientes cheios de nostalgia. Ele faz uma releitura das tendências usadas neste período e que predominou em móveis de linhas retas e simples, nos objetos e acessórios decorativos. 

As cores são vibrantes e marcantes, sejam elas em tons mais fortes ou suaves, e estão presentes tanto nos móveis quanto nos objetos de decoração.

 

Ele é diferente do estilo Vintage, que usa peças antigas e objetos de decoração do passado para compor um ambiente. 

 

Industrial

Este estilo surgiu na década de 70, quando as pessoas começaram a transformar galpões e instalações antigas em lofts e studios para moradia.

 

Suas principais características são os espaços amplos, o uso de metal envelhecido como o aço corten, cimento queimado, tijolos de demolição, azulejos tipo subway,  fiações, tubulações e metais aparentes. 

 

A madeira costuma estar integrada a móveis confortáveis e a objetos de ferro, como bancadas, cadeiras, armários, pendentes e luminárias.

 

Clássico

Atualmente, a decoração clássica alia o barroco e o rococó a elementos modernos e contemporâneos, a partir dos quais surgiram o clássico moderno e o clássico contemporâneo. 

 

Suas principais características são o pé direito alto, com paredes, rodapés e tetos cheios de detalhes e ornamentações. De forma geral, este estilo abusa dos elementos decorativos e da opulência em materiais e objetos.

 

Contemporâneo

Podemos definir o estilo contemporâneo como o oposto do estilo clássico. As formas são limpas, retas e marcantes, os espaços são vazios e com pouca ornamentação. 

 

branco é sua cor base, mas é possível usar cores vibrantes sem perder o aspecto clean. Apesar de ser um estilo mais atual, ele traz para a decoração objetos e peças de design nos anos 40 a 70. 

 

O ponto focal deste tipo de decoração são os objetos esculturais, sofás longos e baixos, o design orgânico nos objetos de decoração e pouco ou nenhuma textura, dando preferência aos tecidos em cores sólidas.


 

Moderno

O estilo moderno tem como base a simplicidade e a praticidade para dar um ar mais clean ao ambiente. O foco da decoração em estilo moderno está nos detalhes de objetos marcantes, como luminárias, móveis, cores, linhas e objetos de decoração. 

Os detalhes são o diferencial que fazem com que peças de decoração e móveis sejam únicos. 

 

Romântico

A decoração romântica é acolhedora, confortável, serena e íntima. Ao contrário do que muitos pensam, ela pode agradar a todos os gêneros, ser descontraída, funcional e simétrica. 

As cores geralmente são mais suaves neutras, como o branco e os tons pastéis, misturadas a tons mais fortes como o amarelo, o lilás e o azul. Estampas florais e texturas podem estar nas cortinas, sofás, paredes, lençóis e outros objetos de decoração da casa.

 

Escandinavo

O estilo escandinavo é aconchegante, agradável, simples e minimalista. As linhas são retas, o branco predomina nas paredes e móveis e a paleta de cores neutra e clássica, como tons de cinza, nude e candy colors, ganham mais destaque sob a luz natural. 

Os elementos clássicos e elegantes, combinados com itens modernos, criam uma harmonização que faz sentido. A madeira está presente em diversos móveis que ganham mais vida e elegância com o uso de mantas, tapetes, tecidos naturais e colchas volumosas. O contraste das cores vem de quadros, luminárias modernas, livros e plantas.   
 

Rústico

O estilo rústico possui um aspecto mais campestre, onde o contato com a natureza está evidenciado nos móveis, objetos de decoração, tecidos, iluminação, etc. Ele traz a ideia de uma vida mais simples e leve em um ambiente aconchegante e relaxante, que é tendência nos dias atuais.

Nele ficam evidentes o uso da madeira, da palha, dos materiais mais orgânicos e naturais, as tonalidades claras, as texturas e os móveis de demolição. Atualmente, ele está presente também nos grandes centros urbanos e se relacionam elegantemente com objetos e materiais mais modernos, como o vidro e o metal.

 

Boho

É um estilo democrático, pois utiliza uma combinação de estilos, como o oriental e o hippie, e brinca com formas, cores e texturas.As cores podem ser vibrantes e cheias de energia e o artesanato, como almofadas, tapetes de crochê e macramê, é muito utilizado. 

 

Sua inspiração vem também da boemia da Paris do século XIX e seu nome deriva da expressão Bohemian, que representa uma vida livre, nômade e cheia de personalidade
 

8 dicas de como decorar de acordo com o seu estilo 

Independentemente do tamanho de seu apartamento, tradicional ou compacto, o conceito base será o mesmo. O que você precisa é adequar as cores, o tamanho e tipo das peças ao ambiente que está decorando.

 

1. Invista no clean

Simplicidade, elegância e sofisticação são as principais características do conceito clean. Ele é perfeito para criar ambientes aparentemente mais amplos, práticos, belos e modernos. 

 

Ele cria a sensação de aconchego, liberdade e frescor, através de linhas retas, cores neutras e um número reduzido de móveis. No entanto, não pense que clean significa ser sem vida ou cor. O uso de peças com cores contrastantes ao branco reforça o conceito clean e dá mais vida a ele.

 

2. Minimalismo para mais funcionalidade

O conceito minimalista une foco à funcionalidade, ou seja, usa apenas o essencial para decorar. A proposta é trazer bem-estar e saúde através do uso de cores claras, poucos móveis e objetos, muita luz e fácil circulação. 

 

Ele pode estar presente em outros tipos de decoração, como o industrial, escandinavo,  moderno e contemporâneo, trazendo mais leveza aos ambientes. 

 

3. Cuidado ao decorar com o estilo moderno

Apesar do estilo moderno permitir o uso de peças de épocas variadas, faça uma boa pesquisa antes de escolher as suas e certifique-se de que elas conversem entre si. Do contrário, você corre o risco de criar um um ambiente desleixado e deselegante.

 

Lembre-se! Todas as peças devem ser práticas e adaptadas ao seu dia a dia.

 

4. Boho: misture referências e estilos

Use um mix de referências étnicas, como orientais e punk e combine com estilos como o romântico e o vintage!
 

5. Industrial: inove!

Crie um projeto paisagístico, com plantas adequadas ao ambiente, e misture tons vibrantes à decoração industrial. Elas podem estar em toques e detalhes em móveis, armários, quadros e almofadas. 

 

6. Rústico: não se esqueça da funcionalidade

Apesar de ter uma proposta aconchegante e confortável, não deixe de considerar a praticidade e a funcionalidade essenciais ao dia a dia para que os ambientes sejam realmente convidativos.

 

7. Romântico: cuidado com a combinação de cores.

Cuidado para que o ambiente não fique visualmente poluído, com muitas informações não dialogando entre si. 

 

8. Retrô

Misture formas geométricas, abstratas, florais e xadrez e não se esqueça das texturas como veludo e vinil.

 

9. Use o Japandi! 

Este estilo une o Japão e a Escandinávia - Scandi - como inspiração para decorar um imóvel compacto ou seu apartamento studio. Ele une a simplicidade dos japoneses à filosofia de bem-estar e conforto dos nórdicos. 

 

Existe um Canopus que combina com seu estilo de vida!

A expressão de seu estilo de vida começa na escolha de seu imóvel. Por isso,  fale com nossos consultores e conheça os nossos empreendimentosVenha escolher o Canopus que mais combina com você!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen