Qual é a diferença entre os apartamentos tradicionais e os studios? Saiba aqui!

test

Você quer morar em um apartamento tradicional ou em um studio? Está indeciso? Quer conhecer melhor as diferenças? Então esse texto foi feito exatamente para você!

Procurar por um novo apartamento é uma delícia! Mas a verdade é que a missão pode ser, também, cheia de descobertas.

Afinal, hoje temos diversas opções de moradias – algumas não tão tradicionais à primeira vista, mas que podem atender diversos perfis de novos proprietários.

E é exatamente sobre esse novo perfil que vamos conversar aqui hoje! Graças às novas necessidades, novos perfis de empreendimentos surgem.

Diferente de 20 ou 40 anos atrás, onde a procura por uma casa estava mais atrelada ao conforto e abrigo da família, hoje as pessoas tendem a buscar por comodidade.

Os longos deslocamentos entre a casa e o trabalho ou faculdade podem ser exaustivos, tornando-se uma verdadeira pedra no caminho de muita gente.

Para aumentar a qualidade de vida de quem está neste cenário e precisa de um lugar prático, cômodo e estrategicamente localizado, surgiram os studios.

Para quem se destina os studios?

Embora não seja uma regra, os studios costumam chamar a atenção principalmente dos jovens, solteiros e sem filhos, que precisam de um lugar prático e conveniente.

Também é comum ver, entre os proprietários, o perfil executivo – que muitas vezes mora em outra cidade, mas está constantemente em outra devido ao trabalho.

Além desses, é comum vermos proprietários que compram os studios como forma de investimento, seja para o tradicional aluguel ou para disponibilizar no Airbnb e similares.

Qual é a diferença entre o apartamento, o loft e o studio?

Entender as principais diferenças pode ser um grande salto para melhorar sua busca por um novo lugar para chamar de lar. Vamos lá!

Apartamentos

Foto: Decorado do apartamento 3 quartos do Constelação Residence

 

Os apartamentos tradicionais possuem quartos separados do restante da casa. Mas não só isso: neste perfil de moradia, a divisão entre os cômodos se faz por paredes.

Geralmente possuem sala, quarto, cozinha e corredores bem definidos. A depender do tamanho, podem ter outras comodidades como closet, dependência, suítes etc.

Se destinam a grupos, famílias ou pessoas que querem uma residência mais próxima do tradicional – seja por conta do conforto ou pelo espaço.

Studios

Foto: Studio do Today Pinheiros

 

Já os studios, que podem ser novidade para você, funcionam como um “grande cômodo”. Excetuando pelo banheiro, o restante dos cômodos são integrados.

Isto é, não possuem paredes e, a depender da decoração escolhida, o mais próximo de uma divisão entre cômodos ocorre com a ajuda dos móveis.

Como falamos acima, geralmente é um perfil escolhido por quem não possui bagagem e procura valorizar a comodidade e a praticidade.

Tal praticidade se reflete até mesmo no tamanho do studio. Geralmente entre 19m2 e 28m2, não costumam ultrapassar os 30m2.

Loft

Foto: ArchDaily

 

Os lofts são muito comuns em outros países, principalmente nos Estados Unidos. Claro, por aqui você encontra vários, mas não é tão popular.

Os lofts estão próximos dos studios, exceto pelo fato de serem maiores – podem, inclusive, contar com um mezanino, garantindo aquele ar moderno e charmoso para sua casa.

Geralmente possuem uma nota sofisticada e, por conta das grandes janelas, próprias da sua característica, conferem um ambiente arejado e até artístico.

Quais são as vantagens de morar em um studio?

Como falamos no início da nossa conversa, morar em um studio pode ter grandes vantagens, a maioria delas ligadas à praticidade.

Estão em áreas centrais

Explicamos isso pelo fato dos studios estarem comumente construídos em áreas centrais, conferindo melhor qualidade de vida, segurança, conforto e facilidade de deslocamento.

Estão próximos de tudo

Pelo mesmo motivo, os studios ganham por estarem próximos do entretenimento, de bancos, empresas, lojas e de várias formas de transporte.

Acabam sendo mais baratos

Geralmente o custo dos imóveis é calculado pelo valor do metro quadrado. Como são menores do que um apartamento tradicional, possuem valores mais atraentes.

Possuem infraestrutura que você vai usar

Os studios também ganham, pois os prédios entendem perfeitamente o perfil de quem vai morar ali, e disponibilizam academia, lavanderia, bicicletário e muito mais!

Dicas para aproveitar melhor o studio

Foto: Decorado do studio do Today Pinheiros

 

Com a ajuda da decoração, você pode tirar o melhor proveito do seu studio. Para melhorar sua experiência nele, nossa primeira dica é trabalhar com móveis planejados.

Afinal, os studios são feitos pensando na otimização. Trabalhando com os móveis da maneira errada, você vai ver que ele deixará de ser prático em pouco tempo.

Falando em móveis, eles podem ser um ótimo recurso para delimitar espaços, causando a sensação de separação, mesmo com a ausência de paredes.

Outra regra dos studios é o famoso menos é mais. Por isso que, ao longo da nossa conversa, chegamos a citar que é uma escolha para quem não tem bagagem.

Procure não superpovoar seu studio com muitos objetos. Como toda sua estrutura é pensada na organização, o excesso de coisas pode deixar o ambiente bagunçado.

Falando nisso, para manter seu studio bonito, harmonioso e até cheiroso, uma mudança de conduta pode ser necessária: procure ter uma rotina de limpeza e sempre lave a louça.

Aproveite a estrutura do condomínio; ele deve funcionar como uma extensão do seu studio.

Conheça nossas opções: Today Moema, Pinheiros e Brigadeiro

Agora que você já sabe tudo sobre apartamentos, lofts e studios, temos certeza de que o perfil que procura está bem esclarecido, certo?

O melhor de tudo é que os empreendimentos Today conseguem te atender, seja qual for a sua escolha. De studios a apartamentos com mais de um quarto, você encontra aqui!

Temos lançamentos em Pinheiros, Moema e Brigadeiro. Todos com a praticidade e a infraestrutura que você procura para seu dia a dia.

Aproveite para estar conectado aos principais pontos da cidade e conte com a tecnologia dentro de casa para tornar sua vida mais fácil, mais prática e com muito mais comodidade.

Queremos te convidar para seguir nosso perfil no Instagram também. Por lá falamos sobre diversos assuntos, além de, claro, sempre falar sobre nossas novidades imobiliárias.

Em nosso Instagram, você fica sabendo rapidamente sobre nossos lançamentos e conhece mais sobre nossa empresa, que tem mais de 50 anos no mercado e está pronta para você!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen