Planejamento de ano novo: dicas para se preparar para 2022!

test

Como anda o seu planejamento de 2022? Já elaborou aquela famosa lista de planos, metas e resoluções para o ano que vai começar?

É hora de refletir sobre o ano que passou e fazer um verdadeiro balanço sobre os pontos de acerto e os itens que você precisa melhorar na sua vida, seja pessoal ou profissional.

Uma boa forma de começar essa reflexão é procurando entender quais são as áreas da sua vida que merecem atenção especial, e quais conquistas você pretende alcançar no novo ano.

Esse é o momento de pegar um papel, colocar tudo na ponta do lápis e começar 2022 com foco e determinação para conquistar os seus sonhos e viver um ano de sucesso!

Mas se você ainda não sabe como ou por onde começar o seu planejamento, não tem problema. Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

E antes de continuarmos, só aquele lembrete que virou tradição: comece a seguir a gente no Instagram! Prometo que lá só tem conteúdo legal e útil de verdade para você!

Metas e planejamento de ano novo

Para aumentar as nossas chances de sucesso e conquistar tudo aquilo que esperamos, e, se possível, um pouco a mais, assim como acontece no trabalho, aqui também traçar metas é fundamental.

Seja através do Excel ou de um caderno, comece o seu planejamento para o novo ano através de listas, com seus objetivos, metas e vontades reais.

A dica é traçar ao menos uma meta para cada área da sua vida, incluindo saúde e bem-estar, família, carreira profissional, vida financeira e educação.

Mas, lembre-se: para evitar frustrações, procure traçar metas que você pode alcançar. Não vale, por exemplo, planejar ficar milionário em 2022 como em um passe de mágica.

Suas metas precisam ser reais e de forma gradativa, servindo como um estímulo para que você arregace as mangas em busca dos objetivos – e receba a recompensa da conquista.

Comece com metas tangíveis, como mudança de hábitos alimentares, a inclusão de esportes na sua rotina diária, um novo emprego, um curso ou uma graduação.

Pois é isso, ninguém melhor que você mesmo para definir e identificar as suas necessidades, trazendo para a superfície seus objetivos e desenhando suas metas em um planejamento de ano novo.

Algumas pessoas gostam de deixar a lista por perto, seja dentro da carteira, na agenda ou no rascunho do e-mail para nunca deixar escapar ou esquecer.

Na sequência, vamos apresentar algumas dicas de planejamento para o ano novo para diferentes áreas da sua vida. Continue a leitura para conferir!

 

Objetivos de ano novo para as finanças

Para muita gente, as finanças são um verdadeiro calcanhar de Aquiles, mas nada como um bom planejamento de ano novo para colocar as coisas em ordem e a vida financeira nos trilhos, não é mesmo?

Portanto, se você é daqueles que vive sempre apertado, confira algumas dicas que podem resolver o seu problema e também servem de meta para o novo ano.

  • Evite assumir mais despesas que a sua capacidade de pagamento;
  • Sempre que possível, compre à vista!
  • Utilize de 10% a 30% das suas receitas mensais para construir uma reserva de emergências;
  • Invista sua reserva de emergências em aplicações seguras, como CDB e Tesouro Direto;
  • Tenha cuidado com o consumismo e com o excesso de despesas no cartão de crédito;
  • Evite contrair empréstimos e financiamentos, principalmente a juros elevados.

Com as finanças equilibradas, alcançar os sonhos do novo ano certamente será muito mais fácil.

Saúde e bem-estar em 2022

Quando o assunto é planejamento de ano novo, saúde e bem-estar são itens que não podem ser deixados de lado, principalmente quando nos preocupamos com a nossa qualidade de vida.

Faça uma reflexão e seja muito honesto(a) com você mesmo(a): como você cuidou da sua saúde e bem-estar no ano que passou?

Com uma nova etapa começando, é hora de aproveitar a animação para planejar metas voltadas para a sua saúde e qualidade de vida.

Confira algumas sugestões:

● pratique atividades físicas ao menos 3 vezes por semana;
● cultive hábitos de alimentação saudável;
● coloque na sua agenda, exames e consultas de rotina;
● permita-se viajar e conhecer novos lugares;
● encontre formas de reduzir o stress da sua rotina.

Planos para família e relacionamentos

Em tempos de pandemia, como esteve seus relacionamentos e família? Você dedicou o tempo necessário às pessoas que você ama?

A família deve ser um dos pontos centrais do seu planejamento de ano novo. Coloque sua família em primeiro lugar, incluindo cônjuges, filhos, pais, mães e avós.

Em meio à rotina corrida do seu dia a dia, dedique tempo para a sua família, pois além de ser a sua base, são eles que estarão com você nos momentos de felicidade e também nas dificuldades.

No entanto, não se limite apenas a sua família: seu planejamento de ano novo também pode incluir objetivos de relacionamento como a construção de amizades e uma rede de networking para impulsionar sua carreira e negócios.

 

Carreira: o que você deseja para este ano?

Carreira e vida profissional estão entre os itens que contam com espaço garantido no planejamento de ano novo da maior parte dos brasileiros.

Tem muita gente buscando ascensão na carreira e oportunidades para melhorar a condição financeira e mudar de vida, e, por sinal, você que chegou até esse conteúdo pode ser uma dessas pessoas.

No entanto, não basta apenas querer, é preciso planejar e desenhar as metas (lembrando de ser sempre realista) que ajudem você a alcançar os seus objetivos.

Faça uma reflexão sobre suas escolhas em relação ao seu desenvolvimento profissional no novo ano e encontre os caminhos para alcançar um novo emprego ou a ascensão que você sempre sonhou.

Buscar qualificação profissional e ir à procura de oportunidades e novas portas de emprego pode ser um excelente começo!

Educação: o que você quer para o ano novo?

Por fim, quando o assunto é planejamento de ano novo, não podemos deixar de lado ela, que é tão importante para tantas outras conquistas da vida: a educação.

Dentre as opções, estão cursos de graduação, qualificação profissional ou até mesmo alguns cursos livres ou que nada tenham a ver com sua área de trabalho. O importante é não parar no tempo!

A educação pode ajudar você a transpor fronteiras e realizar boa parte dos seus sonhos e metas de médio e longo prazo, portanto, não abra mão desse importante item ao elaborar o seu planejamento.

Gostou das nossas dicas? Preparado ou preparada para 2022? Então, é hora de definir e traçar suas metas e ir à luta, colocando, literalmente, a mão na massa, em busca dos seus objetivos!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen