Paisagismo em apartamento: confira algumas dicas

test

Estar em contato constante com a natureza é um benefício tanto para a saúde física quanto mental do ser humano. Além disso, a natureza embeleza o seu entorno e traz a sensação de bem-estar. É possível desfrutar disso tudo no seu lar através do paisagismo.

E não é só quem mora em casas com jardins que pode usufruir do paisagismo, mas quem mora em apartamentos amplos, compactos ou até studios, que têm uma metragem menor, podem incluir a natureza na decoração. 

Com ou sem varanda é possível transformar o seu ambiente , através do paisagismo, e deixá-lo mais aconchegante, convidativo e cheio de vida e cor. Saiba mais abaixo:

O que é paisagismo

O paisagismo tem o objetivo de criar uma integração entre o homem e a natureza por meio de conceitos artísticos, estéticos e funcionais. Usando conhecimentos de arquitetura, design de interiores, botânica e artes plásticas, o paisagista planeja e executa obras para recompor espaços e torná-los mais harmoniosos para o convívio das pessoas.

Ao organizar a paisagem, o profissional da área busca combinar a beleza e a funcionalidade das plantas com o cenário urbano, favorecendo a circulação e a utilização dos espaços.

É bastante comum confundir paisagismo com jardinagem ou até mesmo achar que essas duas áreas significam a mesma coisa e isso é bastante compreensível, uma vez que elas estão interligadas.

Mas para esclarecer: o paisagismo tem como objetivo planejar espaços verdes e a jardinagem coloca em prática o que foi projetado.

Existem vários tipos de paisagismos, incluindo o rural, o urbano e também aquele voltado para as áreas internas, frequente em residências.

O diferencial de um jardim particular

Muito mais do que embelezar os ambientes, as plantas exercem um papel muito importante para a qualidade de vida dos moradores. Ao trazer a natureza para dentro de casa é possível aumentar o relaxamento e diminuir o estresse, além de intensificar a criatividade.

Além disso, as plantas têm a capacidade de purificar o ar, absorvendo substâncias que fazem mal à saúde, como amônia e tolueno, e promover a sensação de um ambiente mais fresco. 

Morar em apartamento não significa abrir mão de ter um jardim particular, afinal, mesmo em espaços menores é possível cultivar plantas e garantir que os ambientes fiquem personalizados e aconchegantes.

O que é paisagismo funcional e como fazer um?

O paisagismo funcional propõe a criação de espaços que, além de embelezar, ser parte da decoração e trazer mais vida ao ambiente, desempenha uma função dentro do seu lar. Os jardins são planejados de acordo com uma finalidade desejada, quer seja de fornecer alimentos, para fins terapêuticos ou até para restauração ambiental. 

Horta

Se você quer começar a investir em paisagismo funcional dentro da sua casa, uma dica bem simples é construir uma hortinha. Quer seja através de vasinhos com plantas na sua varanda, ou plantas verticais que podem ser inseridas num cômodo. 

Ter uma horta orgânica em casa é sinônimo de uma alimentação mais saudável e econômica. Dependendo do espaço disponível é possível cultivar hortaliças como alface e couve ou então ervas como manjericão, alecrim e salsinha. 

Outra opção também é optar por condomínios que já incluam esse espaço de conexão com a natureza através de uma horta orgânica comunitária, promovendo também uma responsabilidade com o espaço e uma ligação com outros moradores. 

O jardim sensorial é um ambiente composto por uma variedade de plantas e estruturas com o propósito de estimular os cinco sentidos – tato, visão, olfato, paladar e audição. – Neste jardim é possível viver uma experiência ao tocar nas plantas e identificar as várias texturas, formas e aromas. 

Para montar um jardim sensorial, além das várias espécies de plantas, aposte em pisos diferentes, como pedrinhas ou um deck de madeira, e uma fonte de água. Assim é possível vivenciar novas sensações.

Perspectiva artística da horta comunitária do Today Brigadeiro.

Como planejar um paisagismo no seu apartamento?  

Ao apostar num planejamento paisagista dentro de um apartamento, escolha primeiramente plantas que se adequem às condições do ambiente e que estejam de acordo com o seu estilo de decoração.

Analise também a quantidade de luz solar que a planta escolhida receberá, o espaço destinado a ela e se atente às exigências de sobrevivência da espécie.

Estude sobre quantas vezes por semana essa planta precisa ser regada, qual tipo de vaso é adequado para ela crescer bem e saudável, qual a poda acertada e qual adubo é primordial para o seu desenvolvimento. Todas essas informações são importantes para o seu planejamento dar certo. 

Dicas de decoração: para ambientes mais modernos, escolha vasos de cores neutros, transparentes ou metalizados. Ambientes despojados pedem vasos de plantas mais coloridos e com design mais arrojado. Já os ambientes rústicos, os vasos de materiais de madeira ou palha combinam mais.

Uma ótima opção válida para ajudar na decoração do seu apartamento é contratar profissionais especialistas na área, como paisagistas, design de interiores e arquitetos, e que são aptos para transformar a sua casa em lar através do paisagismo!

Paisagismo na varanda

A varanda costuma ser o primeiro espaço a pensarmos em reformar com as técnicas do paisagismo, já que é uma área que pede essa conexão com a natureza. 

Se a sua varanda for menor, escolha plantas pendentes ou jardins verticais. Agora, se você tiver um espaço maior à disposição, você pode apostar em bancos de madeira, luzes e spots de iluminação, mesas pequenas, cadeiras, pufes ou até redes. É um ambiente que você pode relaxar sozinho ou curtir um happy hour com os amigos. 

Outro ponto importante a ser levado em conta é a direção e intensidade do vento. Caso a sua varanda receba ventos muito fortes, é melhor evitar plantas de folhas largas e compridas e dar preferências às samambaias, orquídea-bambu ou lavanda.

Paisagismo para separar ambientes

Como a procura por apartamentos mais compactos e integrados têm aumentado e aquecido o mercado imobiliário, as pessoas têm escolhido as plantas para delimitar e separar ambientes e assim torná-lo mais aconchegante.

Você pode escolher vasos maiores ou até biombos e estantes com plantas para separar a cozinha da sala ou a sala de jantar da sala de estar.

Paisagismo vertical

 

Aproveitar as paredes é uma boa solução para espaços pequenos. Os jardins verticais, tidos como uma das principais tendências de paisagismo para apartamentos, podem ser incorporados à moradia por meio de nichos, caixas de madeira ou até mesmo com a ajuda de garrafas pet recortadas.

Mão na massa

Ao longo desse artigo, foi possível entender que o paisagismo pode fazer parte do seu lar, quer seja de casas com quintais ou até apartamentos. O paisagismo veio para criar uma conexão entre as pessoas com a natureza, além de embelezar o ambiente. 

Com muita imaginação e cuidado com a natureza, é possível planejar um jardim particular lindo e aconchegante. 

Se você gostou do tema, vai amar saber as nossas dicas de decoração para o seu apartamento. Confira! 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen