Os queijos de Minas Gerais

test

É impossível visitar Minas Gerais sem sair de lá tendo experimentado diversos tipos de queijos. Muito provavelmente, você se você visitou o Estado, levou vários para casa dentro da mala!

Os dois fatos não surpreendem. Minas Gerais é conhecida como a capital dos queijos e dos laticínios em geral. Deliciosos, são basicamente um patrimônio do local e do país.

Mas a fama não se restringe apenas ao nosso país, e muito menos somente à região. Os queijos de Minas Gerais são premiadíssimos, inclusive por quem muito entende do assunto.

Pois é, a França promoveu recentemente a quinta edição do festival Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, que é referência para o setor queijeiro e lácteo.

Ao todo, o concurso recebeu 900 queijos de 46 países, que buscavam por pelo menos uma das 331 medalhas espalhadas por várias categorias.

O Brasil enviou 183 queijos de vários estados, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Destes, conquistamos 57 vitórias!

Além do número surpreendente de medalhas (afinal, representam 20% do total), Minas Gerais sozinha foi responsável por 40 premiações.

Com a premiação presa ao peito, os queijos campeões podem ter uma valorização de até 200% no mercado, tornando-se produtos altamente atrativos.

Gostou da ideia de ter queijos premiados tão perto de casa? Então fica conosco, pois o assunto de hoje é queijo!

 

Como Minas Gerais tornou-se referência em queijos?

Provavelmente a primeira resposta para essa pergunta se baseia em torno do solo, do clima e de outras características próprias da região que beneficiam a cultura do queijo.

No entanto, existe outra vertente, com uma pegada mais histórica. Dizem que, na verdade, a produção de queijos em Minas Gerais deve-se aos portugueses.

Quando os mesmos vieram para cá explorar o ouro e outros metais da nossa região, trouxeram também o conhecimento que teria saído de Serra da Estrela, em Portugal.

Ao que parece, o processo de produção das duas regiões é bastante semelhante. Logo, o queijo mineiro teria tido como berço esta grande influência.

Já outros estudiosos da área argumentam que, na verdade, trata-se de um conjunto muito mais profundo de fatores.

A região, por ser propícia a diversas produções (agropecuária, mineração, artesanato, etc), acabou ganhando uma riqueza interdependente.

Seja de uma forma ou de outra, a grandiosidade da produção de queijos em Minas Gerais é tamanha que chega a um volume aproximado de 70 mil toneladas. É muito queijo, gente!

Tal produção acontece em fazendas, algumas mais artesanais, outras mais estruturadas, e impacta em torno de 100 mil pessoas que vivem dessa fabricação.

Embora a origem do queijo em Minas esteja aberta a discussão (deixe um comentário para sabermos qual faz mais sentido para você!), a única verdade é que o queijo é uma delícia.

No próximo tópico, vamos nos aprofundar um pouco mais nos queijos de Minas Gerais em si. Infelizmente não vai dar para provar virtualmente, mas queremos mergulhar no assunto!

Os queijos de Minas Gerais: você conhece todos?

Araxá

Com notas suaves, os queijos da região de Araxá são produzidos em Sacramento, Conquista, Pratinha, Ibiá e Perdizes, e já levaram para casa o prêmio de melhores do mundo. Uma conquista que aconteceu na França, em 2017! Para chegar às produtoras destas maravilhas, você deve passar por estradas de terra e paisagens lindas de morrer, característica esta que se repete pelo Estado.

 

Campo das Vertentes

Com uma coloração amarelo-palha e uma casca firme, o queijo típico da região possui um sabor levemente ácido e conta com um processo de maturação distinto. A região também abriga a Rota do Queijo Minas Artesanal, onde você pode visitar fazendas produtoras que ficam em Tiradentes e São João del Rei. Além do passeio saboroso, você ainda poderá aproveitar (e aprender) muito da história local e ver de perto as construções barrocas presentes.

Cerrado

Se para o mineiro todo dia é dia de queijo, esse vem com uma recomendação: consumi-lo fresco, logo pela manhã. E realmente combina muito com o início do dia, já que o queijo apresenta um sabor amanteigado e textura macia. Sério, é de dar água na boca!

 

Serro

É por aqui que está a maioria das medalhas conquistadas pelos queijos brasileiros. Eles costumam ser mais úmidos, mais macios e com maior acidez. Mas o atrativo da região vai para além dos queijos, viu? Além de visitar as fazendas e saborear diversas delícias, você ainda pode passear por cenários estonteantes e charmosos. Cenário ideal para aquela viagem a dois ou com a família e amigos. Certamente todos irão amar!

Serra da Canastra

O queijo Canastra, como é mais conhecido, é um dos mais amados (e premiados) graças ao seu sabor único e altamente viciante. Além disso, é um queijo com história, que chega a datar 200 anos de produção! Já a Serra da Canastra em si, é cheia de belezas naturais e abençoada com cachoeiras. A imagem-modelo, sem dúvida, é a fenda d’água que corre entre os morros.

 

Serra do Salitre

O clima de uma região impacta diretamente na produção do queijo, e a prova está especialmente aqui! Serra do Salitre tem um clima típico do cerrado, e a flora bacteriana do local é única. O sabor suave e cremoso, que pode ser intensificado conforme o tempo de maturação, é exclusivo dessa região. Vale lembrar que o mesmo pode ser encontrado meia-cura, fresco ou curado. O tipo Imperial é normalmente encontrado com uma camada de resina amarela ou preta.

Triângulo Mineiro

Dez cidades formam o Triângulo Mineiro, entre as mais famosas estão Uberlândia, Uberaba, Araguari, Frutai e Ituiutaba. Por aqui, você encontra facilmente mais de mil produtores de queijo – não por acaso, a região foi certificada como Produtora de Queijo Minas Artesanal! Na lista, vale adicionar Monte Carmelo, que foi a primeira cidade a vencer o concurso regional, e carrega 20 anos de experiência no ramo! Já os queijos produzidos por aqui, graças às características predominantes da região, são macios, com visual compacto, cor que remete ao ouro, de sabor suave e com uma nota de acidez.

 

Uau! Agora que vocês estão formadíssimos em queijos mineiros, não deixem o post sem compartilhar! E conta pra gente: por qual região você começaria sua rota de queijos?

E se você curtiu nosso material, comece a seguir a gente no Instagram! Por lá sempre tem novos assuntos como este, que inspiram e divertem!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen