O que avaliar na infraestrutura de um bairro?

test

A localização onde moramos interfere diretamente em nossa rotina diária. Por isso, na hora de investir em imóveis é fundamental refletir sobre o que você espera da infraestrutura de um bairro. 

Para não errar na hora da compra, fique atento a algumas características que não podem faltar em sua lista de exigências.

Por que é importante avaliarmos a infraestrutura de um bairro?

A escolha de um bairro é tão importante quanto a escolha de um imóvel. Afinal, ambos farão parte do seu dia a dia e impactarão em sua qualidade de vida. Se você gosta de uma vida mais tranquila e longe da agitação dos hipercentros, talvez a melhor escolha seja um bairro mais afastado.

Mas se você gosta de estar perto de tudo ou tem uma vida mais agitada e quer ganhar tempo, então os bairros mais centrais ou com infraestrutura completa é que vão facilitar sua vida.

Portanto, para avaliar corretamente a infraestrutura de um bairro você precisa levar em consideração o que é importante para você e para sua família, como ele vai atender às necessidades e expectativas diárias  da vida de vocês.

Veja também: Vai comprar um apartamento? Saiba o que vale a pena avaliar

6 questões para levar em consideração na hora de analisar um bairro

Cada um de nós tem suas próprias exigências quanto à infraestrutura de um bairro. No entanto, algumas são requisitos básicos e essenciais para a vida de qualquer pessoa. Por isso, listamos aquelas que acreditamos ser fundamentais e que podem, inclusive, valorizar o seu imóvel.

1. Segurança

Para garantir sua proteção e a de sua família, este pré-requisito deve estar no topo de sua lista. Por isso, antes de comprar seu imóvel, avalie bem a infraestrutura de segurança do local.
 

  • Policiamento

Verifique se além das soluções oficiais de segurança oferecidas pelo imóvel, há policiamento particular no bairro. Converse com moradores da região e procure saber sobre a regularidade destes serviços e se há outro tipo de policiamento, como a vigilância 24 horas feita por empresas e profissionais contratados. Normalmente eles fazem vigílias motorizadas ou a pé e trazem mais tranquilidade a seus moradores.
 

  • Movimentação diurna e noturna.

De nada adianta comprar um excelente imóvel, mas não poder contar com a segurança necessária em seu entorno. Por isso, verifique a movimentação noturna do local, a qualidade do comércio e de outros serviços essenciais. 

Um local mais movimentado pode trazer mais segurança para todos. Para ir e vir com tranquilidade, principalmente à noite, opte por bairros onde a segurança é uma prioridade.
 

  • Informe-se sobre o bairro

Converse com moradores do bairro e conheça as estatísticas sobre ele. No site da Secretaria de Segurança Pública, você obtém informações sobre a segurança da região, como taxa de delitos e aumento no índice de roubos e assaltos

2. Acessibilidade

A infraestrutura de um bairro deve contar com uma boa oferta de vias para acesso que facilitem sua chegada até ele e os deslocamentos para fora dele. Os melhores bairros estão bem localizados e próximos a ruas, avenidas e corredores que te conectam a diversos pontos da cidade e evitam a perda de tempo e stress causados pelos longos congestionamentos.

Trace seus principais trajetos, avalie a distância e o tempo de percurso dos locais para os quais você se desloca como escola dos filhos, trabalho, compras, lazer e visita à família e aos amigos.

Verifique também o acesso às opções de lazer, cultura e entretenimento do bairro, de seu entorno e de outros pontos da cidade.

3. Mobilidade

Mesmo que você não faça uso de transportes públicos com frequência, verifique se há linhas de metrô ou ônibus em boa quantidade e uma boa oferta de serviços de táxi e transporte por aplicativo. 

Isso vai facilitar a vida de quem precisa chegar até você, ou até mesmo de sua família naqueles dias em que precisar destes serviços. Garanta que há um número suficiente de opções na região à sua disposição.

4. Boa localização e serviços básicos essenciais

A infraestrutura de um bairro deve oferecer a você, por exemplo, uma boa oferta de serviços básicos, como supermercados, padarias, lanchonetes, farmácias, escolas, clínicas, academias, bares, restaurantes, bancos e comércio variado. Certifique-se de que o bairro está em uma boa localização e que você está perto de tudo, inclusive de boas opções de lazer e entretenimento. 

Aqui estamos incluindo, também, os serviços de delivery. Bairros muito distantes ou com pouca infraestrutura costumam ficar fora do radar dos serviços de aplicativo.

A vantagem de tudo isso, é que você não precisa se deslocar para resolver seus problemas diários e faz economia, tanto de tempo quanto com os gastos com transporte. O resultado é um dia mais tranquilo, produtivo e menos cansativo.

Saiba mais- A importância da localização na escolha de um imóvel para morar

5. Bairros próximos

Os bairros próximos ao seu podem melhorar ainda mais a oferta de serviços essenciais, de lazer e entretenimento, a acessibilidade e a mobilidade em seu bairro. Com isso, você passa a ter mais opções e fica ainda mais conectado com tudo. 

Se eles forem seguros e possuírem uma boa infraestrutura como a do bairro que escolheu, sua vida se tornará ainda mais segura, fácil e prática.

6. Áreas abertas para atividades físicas

Praças, parques, avenidas e espaços para caminhadas devem estar em sua lista de exigências. Além da beleza destes espaços, estas áreas abertas contribuem para a prática de atividades físicas e de uma vida mais fitness.

Conheça o History e o Infinity em BH

Tudo que você precisa para viver bem em Belo Horizonte pode ser encontrado nos empreendimentos de alto padrão da construtora Canopus. Além de estarem em bairros bem localizados, com infraestrutura completa de serviços essenciais, segurança, lazer e entretenimento, eles foram desenvolvidos para trazer mais qualidade de vida para você e para toda a sua família.

History Funcionários- Perspectiva artística da piscina coberta.

History Funcionários- Perspectiva artística da piscina coberta.

 

 

O History e o Infinity possuem a assinatura Canopus e todo charme e beleza de seus empreendimentos. Eles foram feitos para você, que gosta de viver em uma ótima localização e rodeado por um alto padrão de qualidade e bom gosto.

O History fica no coração do Funcionários, pertinho da Savassi e do circuito cultural da Praça da Liberdade e oferece apartamentos com opções de 2 e 3 suítes. É um empreendimento único, que te conecta a tudo que a cidade pode oferecer.

Você pode optar também pelo Infinity, que está no Santo Antônio. Nele você tem a opção de apartamentos de 4 quartos, sendo 2 suítes e duas semissuítes, e um excelente acabamento.

Ambos oferecem lazer completo e uma infraestrutura de segurança e soluções em sustentabilidade que vão trazer muito mais economia e tranquilidade para o seu dia a dia. 

Nossa equipe te ajudará a encontrar o espaço que você procura  para criar momentos únicos e inesquecíveis. Agende agora uma visita - para mais informações, entre em contato com a Canopus e fale com um de nossos consultores.

Viva uma vida com mais qualidade e cheia de significado. 

Canopus - Compromisso em cada detalhe.


 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen