O poder das velas

test

Você sabia que as velas possuem muita história? Segundo estudos, as velas foram criadas em Roma, 500 anos antes de Cristo, cerca de 2500 anos atrás.

Por grande parte desse tempo, as velas foram utilizadas para iluminar ambientes, especialmente antes da manipulação da energia elétrica e invenção das lâmpadas.

Hoje, mesmo não sendo mais necessárias para iluminar nossas casas, as velas ainda possuem um papel muito relevante nas nossas vidas, e são utilizadas em várias situações.

Para criar um clima romântico, ajudar na meditação, tornar sua casa mais aconchegante, elas são grandes companheiras – até mesmo na busca pelo bem estar físico e mental.

Nesse artigo, você irá descobrir mais como utilizar as velas para criar ambientação e até mesmo como usá-las em terapias para relaxar por conta do estresse do dia a dia. Confira!

As Velas na Decoração

 

O uso mais comum das velas é para decoração dos ambientes. Elas podem ser excelentes acessórios para conferir charme e deixar os espaços mais confortáveis e aconchegantes.

Incorpore as velas em qualquer ambiente, seja quarto, sala ou até mesmo banheiro. São muitas as vantagens, sendo o principal deles a estética!

Se você colocá-las junto de porta-velas, por exemplo, podem ajudar a complementar o visual de estantes, móveis e outros cantos da casa.

As velas aromáticas podem ajudar a estimular sentimentos mais tranquilos e inspiradores, e deixar um perfume agradável no ar.

Nos dias de festa ou quando você for receber visitas, pode colocar velas espalhadas pela casa, seja junto com arranjos em mesas ou até mesmo velas maiores nos degraus de uma escada, para criar ambientação e deixar até bastante sofisticado.

No banheiro, as velas dão uma sensação de spa particular. Para relaxar de um dia mais estressante, apague as luzes, acenda velas e coloque uma música mais calma. Certamente irá fazer mais diferença do que um banho normal.

As formas de incorporar velas na decoração de casa são incontáveis. Coloque sua imaginação para funcionar e deixe suas ideias aqui nos comentários!

Velas para Meditação

 

Na ioga, há uma prática de concentração mental em um ponto ou imagem específicos chamada trataka (sânscrito para “olhar firmemente” ou “fixar o olhar”).

É um método eficaz para controlar uma mente abalada, confusa, com pensamentos incoerentes. Em muitos casos, a chama de uma vela é a escolha para fixar o olhar e meditar.

Esta prática possui muitos benefícios físicos, mentais, psíquicos e espirituais. A trataka ajuda com alguns defeitos do olho, como vista cansada e até mesmo miopia, alivia a insônia e acalma a consciência.

Além disso, é uma atividade que fortalece sua concentração para meditação em geral. Um dos preceitos da prática de meditação é que os olhos são as portas da mente.

Se seus olhos estão estáveis, a mente se torna estável também, e sua concentração para a meditação se torna mais profunda.

Velas na Cromoterapia

 

As velas contribuem para a harmonia da decoração e podem influenciar de forma positiva o ambiente e as pessoas que estão nele.

A cromoterapia dita que, por meio das cores e essências, as emoções e a saúde da mente podem ser tratadas.

Acenda as velas com um objetivo claro, como agradecer, pedir ou louvar. Quando se acende uma vela, sua cor emana em nossa alma por até 24 horas, e isso influencia como o plano astral enxerga nossos pedidos.

Não faça pedidos que interfiram no livre arbítrio de ninguém, e não misture as cores das velas, pois isso pode interferir nas energias.

Utilize uma cor por vez. Veja a seguir alguns exemplos de cores de velas e quais energias elas podem trazer para sua vida:

  • Branca: paz e clareza. É uma cor universal, pode ser usada como coringa para todas as finalidades;
  • Vermelha: dinamismo, força e coragem;
  • Verde: curiosidade, cura e ganhos materiais;
  • Azul claro: tranquilidade e equilíbrio emocional;
  • Rosa: amor, generosidade e alegria;
  • Dourada: atrai prosperidade;
  • Prata: afasta o mal.

Velas no Feng Shui

 

O Feng Shui é uma prática chinesa, onde a organização dos espaços atrai influências benéficas e harmoniza os indivíduos com o ambiente ao seu redor.

As velas e suas diferentes cores, formatos e aromas também impactam ao aplicar Feng Shui no ambiente.

As velas simbolizam o elemento fogo, que traz luz e brilho, e é associado a sentimentos como perseverança e energia interior.

Acender uma vela em um cômodo escuro, por exemplo, pode transformar totalmente a energia do local.

Veja exemplos de cores de velas e quais seriam os melhores ambientes para acendê-las:

  • Amarela: auxilia a concentração e comunicação. Indicada para salas de estudo ou home office;
  • Dourada: associada ao sol, atrai energia positiva e afasta a negativa. Atrai prosperidade e sucesso e é indicada para a entrada da casa ou mesa de jantar;
  • Laranja: atrai otimismo, entusiasmo e sociabilidade;
  • Azul: traz paz, relaxamento e serenidade. É indicada para locais de meditação ou oração.

Velas na Aromaterapia

 

A sensação da luz das velas, sejam elas brancas ou coloridas, está associada ao bem estar e aconchego dentro do ambiente.

Porém, a combinação de velas e essências, as chamadas velas aromáticas, potencializa a energia de cura presente nelas.

Dessa forma, é possível utilizar essas velas para a prática da aromaterapia, técnica natural que, de acordo com seu nome, utiliza o aroma de vários óleos e essências para estimular diferentes partes do cérebro.

Veja exemplos de velas aromáticas e em que situação utilizá-las:

  • Alfazema: harmoniza o ambiente, afasta o medo e agressividade, traz serenidade;
  • Bálsamo: busca por inspiração e relaxamento;
  • Cedro: relaxa e purifica;
  • Gerânio: estimula criatividade e vitalidade;
  • Hortelã: provoca autoconfiança, coragem e atenção.

Massagem com Velas

 

Essa técnica de massagem usa cera de vela derretida, geralmente aromática e ainda quente, para proporcionar relaxamento no corpo e reduzir o estresse.

Também é chamada de Candle Massage, seu nome original, e foi criada nos Estados Unidos.

Ela possui movimentos mais lentos e suaves, e seu objetivo maior é o profundo relaxamento, recuperação da estabilidade emocional e alívio da tensão.

A massagem com velas é indicada para pessoas estressadas, com dores musculares, fadiga e tensões.

Mulheres grávidas só podem receber esse tipo de massagem a partir do terceiro mês de gestação, e pessoas com problemas de pele, câncer, varizes ou outras doenças graves devem evitar.

Essa prática de massagem possui diversos benefícios, além dos alívios de dores musculares. Entre eles estão a melhora da circulação sanguínea, do sono, da digestão de alimentos, além de redução de cãibras e alívio de constipação.

Provavelmente você não imaginava a quantidade de usos para velas quando viu esse artigo, certo? Não vamos negar, quando começamos a escrever, também não.

Mas a surpresa é boa, e você pode compartilhar com todo mundo, inspirando familiares e amigos. Falando em compartilhar, siga a gente no Instagram para ver mais dicas como esta!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen