O Guia Completo das Plantas Ideais para Apartamentos

test

Tem percebido uma vontade de entender melhor quais são as plantas ideais para apartamento?

Pois é, a pandemia fez despertar na gente a vontade de estar mais próximo do que é puro e trazer para dentro de casa um pouco mais da natureza que cresce lá fora.

E que escolha acertada! Sim, pois plantas e apartamentos, apesar do contraste, têm tudo a ver. Graças a elas, damos vida ao nosso espaço – e, de quebra, elas dão aquele uau na decoração.

Além disso, ter plantas no apartamento ainda pode virar um hobbie saudável. De tamanhos variados e perfeitos para todos os cômodos, cultivar plantas pode ser uma excelente ideia de algo diferente para fazer.

Se você quer ou já começou a adotar plantas em seu apartamento, fique por aqui. Elaboramos um verdadeiro guia com 12 plantas ideais para ter por aí, dando dicas de como cuidar e muito mais!

1. Lírio da Paz

Foto: Reprodução

Lindíssima e com cores contrastantes é uma planta que vai muito bem em diferentes pontos da casa. Seu nome não é este por acaso: muitos acreditam que ela tem o poder de tirar a negatividade!

Como cuidar? A planta precisa de luz indireta e ser constantemente regada.

2. Espada de São Jorge

Foto: Viva Decora

Um clássico entre as plantas de apartamento, também não foi batizada assim sem motivos. Acredita-se que ela é uma planta protetora! Se for cuidar dela em apartamento, arrase na criatividade quando escolher o vaso. 

Como cuidar? Ela é muito resistente, ótima para quem está começando no hobbie. Pode ficar tanto onde há muito sol, quanto a meia-sombra. Regue a planta uma vez a cada 20 dias, sem encharcar.

3. Violeta

Foto: Notícias de Jardim

Linda, fofa, pequena e com cores que sobressaem, a violeta é uma planta que pode tornar sua decoração incrível, principalmente se as cores ao redor combinarem com ela.

Como cuidar? Regue apenas a terra, não regue as flores ou as folhas. Embora gostem da luz, procure não deixar sob o sol direto, pois suas folhas podem queimar.

4. Dracena

Foto: Casa Vogue

O tom de verde da planta é um verdadeiro espetáculo da natureza. Linda e fácil de ser cuidada, acredita-se que ela tem o poder de purificar o ar do nosso ambiente. Bom, hein?

Como cuidar? Manter em um lugar iluminado, mas sem estar diretamente sob o sol. O ideal é regar duas vezes por semana para manter suas cores e brilho.

5. Cactos e suculentas

Foto: Freepik

Eles têm conquistado o coração das pessoas e, geralmente, é uma das primeiras escolhas de quem quer começar a se aventurar no mundo da jardinagem.

O motivo é simples: elas formam cenários e desenhos incríveis, geralmente têm custo baixo e são muito fáceis de cuidar, bastando regar em pouca quantidade e em intervalos espaçados.

Mas é ideal que ela encontre um ambiente com bastante luz na sua casa! Vale a pena lembrar que muitas empresas vendem terrários que transformam as plantas em verdadeiras obras de arte. Está no top 10 das plantas ideais para apartamento.

6. Antúrio

Foto: Petz

Com suas folhas que lembram corações, o Antúrio se desenvolve muito bem tanto em vasos quanto no jardim, podendo atingir até um metro de altura.

Como cuidar? Não pode deixá-lo pegando o sol o dia todo, embora goste de ambientes iluminados. Durante a primavera e verão, deve-se regar duas vezes por semana. Durante as outras estações, o ideal é regar uma vez por semana.

7. Lambari

Foto: Wikipedia

Suas folhas são, no mínimo, curiosas. O desenho formado pelas cores pode trazer um efeito interessante para sua casa, principalmente pelas mesmas formarem cascatas.

Como cuidar? Elas precisam ser regadas todos os dias e devem ficar na meia sombra ou com luz indireta. 

8. Hibisco

Foto: Hibisco

A flor muito conhecida pelo chá para o controle de peso, é também uma das mais bonitas de qualquer jardim. Ela se adapta muito bem quando plantada no chão. 

Mas se você deseja plantar no vaso, maiores cuidados são exigidos. Elas podem alcançar entre 1 e 2 metros de altura e são resistentes à falta de água.

Entre os cuidados para o plantio no vaso, você deve utilizar adubo orgânico a cada estação, além de misturar cinza de madeira, farinha de osso e casca de ovos à água da rega. 

Por sinal, lembre-se de regar apenas a terra dela. E é sempre bom podar seu hibisco depois que a floração terminar, assim ela terá mais forças para desenvolver novos raminhos. 

9. Dinheiro em Penca

Foto: Tuacasa

Bom, nem precisamos falar o que essa planta pode atrair, certo? Atraindo fortuna ou não, a planta fofinha e de um verde vivo, forma uma cascata que vai ficar linda demais no seu apartamento.

Como cuidar? Ela pode ficar tanto sob a luz indireta quanto sob o sol. Você deve regar todos os dias, especialmente durante os dias mais quentes – onde a rega é obrigatória.

10. Jiboia

Foto: Winterflor

Falando em cascatas, uma ideia é cultivar a jiboia em vaso e deixá-la suspensa. O brilho das suas folhas verdes cria um verdadeiro espetáculo aos olhos.

Como cuidar? Ela exige pouca luz natural e as regas podem ser feitas pelo menos duas vezes por semana. Sendo assim, uma planta fácil de ser cuidada.

11. Comigo-ninguém-pode

Foto: Maurício Cobuci

Suas folhas são curiosas, a parte branca parece ser uma tinta que caiu sobre um superfície verde viva. Fácil de cuidar, ela não é indicada para apartamentos com crianças ou animais, por sua toxicidade.

Como cuidar? Gosta de luz indireta e umidade, e de ser protegida do vento. Idealmente, molhar apenas a terra duas vezes na semana.

12. Aspidistra

Foto: Wikipedia

Sua folhagem exuberante pode criar um contraste interessante com sua decoração. Por sinal, são ótimas para ter dentro de casa, já que precisam de meia sombra ou sombra.

Como cuidar? Elas precisam ser regadas regularmente e apenas na base. Vale salientar que suas folhas, por serem grandes, podem acumular poeira. Neste caso, basta passar um pano úmido nelas ao invés de molhar como um todo. Mais um detalhe: a cada 3 anos, ela pode ser desmembrada e replantada em outros vasos.  

Agora queremos fazer um convite! A Construtora Canopus está há mais de 50 anos no mercado, sempre com novidades e com novas histórias para contar.

Queremos ter você mais perto. Para isso, que tal começar a seguir a gente pelo Instagram? Por lá, você vê nossos lançamentos, além de conteúdos úteis como este. Siga a gente!

Gostou desse nosso conteúdo sobre as plantas ideais para apartamentos? Compartilhe nas suas redes sociais e marque a gente!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen