Novembro Azul e o câncer de próstata: cuidado em todos os meses

test

Infelizmente, muitos só recorrem ao médico quanto estão efetivamente doentes. O cuidado preventivo muitas vezes não faz parte do seu dia a dia, e é por isso que o Novembro Azul é dedicado a eles.

Para se ter ideia, dados do INCA afirmam que o câncer de próstata atinge em torno de 65 mil brasileiros por ano. A taxa de óbito chega a 13,6 para cada 100 mil homens.

Os dados são alarmantes, mas ainda mais alarmante é o fato de que as perdas poderiam ser minimizadas se exames e acompanhamentos médicos fossem feitos regularmente.

Neste sentido, com a intenção de chamar a atenção e conscientizar sobre o câncer de próstata, assim como a necessidade de se cuidar e ter ajuda, nasceu o Novembro Azul.

A primeira campanha aconteceu em 2003, lá na Austrália, e desde então tem ganhado cada vez mais força pelo globo, tal como acontece com o Outubro Rosa.

A campanha de conscientização percorre todo mês de novembro, alertando homens de todas as idades sobre os sintomas, as chances de cura e a desmistificação da doença.

Como parte da campanha do Novembro Azul, vamos falar bastante sobre o assunto, cobrindo sintomas, cuidados e como fazer para conseguir ajuda.

Fique conosco para ter bastante informação. Lembre-se de compartilhar o link com seus amigos e familiares – sejam homens ou mulheres – para que mais pessoas participem.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é o órgão que trabalha para produzir os nutrientes e fluidos que formam o esperma. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto.

O câncer de próstata acaba se situando em uma área aleatória da glândula, e vai ocupando os lobos direito e esquerdo do órgão à medida que vai crescendo.

Assim, como outros tipos de câncer, o mesmo se desenvolve a partir da multiplicação desordenada de células, frequentemente causadas por mutações no código genético.

É, no entanto, muito importante lembrar que o câncer não é uma doença viral de qualquer tipo. Logo, não é transmitido por via oral, sexual, e menos ainda se trata de uma doença contagiosa.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Estima-se que um a cada seis homens desenvolverá a doença em algum momento da vida.

Mas vale lembrar que, devido aos métodos de diagnóstico precoce, como o toque retal, ultrassonografia e checagem de PSA, o resultado positivo não significa que será fatal.

A partir dos 40 anos, é de suma importância que os homens comecem a realizar exames todos os anos, pois o câncer de próstata nasce e se instala de forma silenciosa.

Inclusive, dados mostram que os sinais começam a ficar em evidência quando o tumor já está em fase avançada, dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura.

Na chamada fase avançada, os principais sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Quando o homem deve procurar um médico?

A resposta correta é sempre. Como todo ser humano vivo, ir ao médico, realizar exames com frequência e buscar ajuda ao notar qualquer irregularidade no corpo, é primordial.

No entanto, quando fala-se de próstata, ainda há muitos mitos, e até mesmo vergonha pode passar pela cabeça de alguns. Mas isso é coisa do século passado. Se cuidar está muito mais na moda.

Os profissionais da medicina são treinados para não julgar, não praticar qualquer tipo de bullying e estão abertos para orientar e conversar sobre todos os assuntos.

Vale abrir um parêntese sobre este assunto: qualquer conduta fora disso, demonstra falta de ética profissional. Neste caso, procure o Conselho Regional de Medicina.

Ainda sobre a pergunta inicial, no entanto, homens que se enquadram em pelo menos um dos fatores abaixo, devem dobrar os cuidados com a própria saúde. São eles:

  • histórico de câncer na família;
  • homens negros tendem a sofrer mais com a incidência desse tipo de câncer;
  • obesidade.

 

Quais exames são realizados?

O exame mais popular e eficaz para a detecção de alterações no corpo que podem tratar de um câncer de próstata é o exame do toque retal.

Infelizmente, por razões que estão impressos nas estruturas da sociedade – especialmente a masculina – o exame do toque está envolto em centenas de falsas certezas.

Como dito anteriormente, o exame é rápido, não há qualquer conotação sexual envolvida e todos os homens devem realizá-lo. Quem não faz, coloca a si em risco por banalidade.

Em conjunto com o toque, existe a ultrassonografia e também o exame de sangue. O médico pode ainda solicitar outros exames complementares, mas isso dependerá da linha de investigação de cada Urologista.

Em caso positivo, como é o tratamento?

Isso dependerá do estágio do tumor, da idade do paciente e do quadro geral de saúde em que o mesmo se encontra. Mas nem todos os cenários requerem tratamento imediato.

No geral, o procedimento para o tratamento do câncer de próstata envolve cirurgia, radioterapia e/ou terapia hormonal.

Vale a pena conversar com seu médico e pedir todas as informações para encontrar a melhor decisão para você.

Existe prevenção para o câncer de próstata?

É de amplo conhecimento que manter uma vida saudável é o melhor caminho para evitar o câncer de próstata, assim como diversas outras doenças.

Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável, ficar de olho no peso, não fumar e maneirar na bebida são os passos mais comuns para uma vida plena.

Vale a pena procurar um nutricionista para que o mesmo indique uma alimentação balanceada e que contemple alimentos que evitem o desenvolvimento do câncer.

Também é primordial que, pelo menos uma vez ao ano, você realize um check-up. Um Clínico Geral pode pedir uma bateria de exames e encaminhá-lo para outros colegas.

Falar sobre o câncer de próstata não precisa ser um assunto assustador, principalmente se você procura se cuidar da melhor forma possível. É por isso que existe o Novembro Azul.

Deixe velhos estigmas para lá e lembre-se que há muitas pessoas ao seu redor que te querem por aqui, saudável e por muito mais tempo. Cuide-se!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen