Qual a melhor hora para comprar seu apartamento?

test

Bateu a dúvida se está na hora certa para comprar seu imóvel? Essa pergunta é mais comum do que você imagina, sobretudo quando chegamos em um determinado momento da vida em que os olhos se voltam para o mercado de imóveis. 

Afinal, ter um cantinho pra chamar de seu está no topo da lista de sonhos e metas de grande parte das pessoas! No entanto, essa procura pode trazer alguns questionamentos, como: “será que é o momento certo de investir?” ou ainda, “será que esse imóvel é mesmo pra mim?”. 

Dessa forma, existem fatores importantes que devem ser levados em consideração e que são de grande ajuda nesse momento. Por isso, vamos te guiar por alguns pontos chave a serem considerados durante a procura do novo lar.

Será que existe momento certo para comprar um imóvel?

O primeiro passo para avaliar se está no momento certo de investir na casa própria é avaliar a situação pessoal e financeira atual, e claro projetando as intenções futuras. É importante levar em consideração que um financiamento dura, em média, de 15 a 20 anos pelo menos, portanto, pode-se partir dessa reflexão. 

Uma outra consideração é segurar a ansiedade e analisar todos os aspectos que envolvem o processo de um novo imóvel com calma, dando mais espaço para um perfil analítico, do que necessariamente ser guiado pelas emoções. 

Afinal, é uma decisão que terá influência de longo prazo já que é o local onde você vai passar a maior parte da sua vida, ou mesmo utilizar em futuros investimentos. 

Mercado de imóveis: o que eu devo levar em consideração ao iniciar o processo de compra? 

Confira a lista com algumas das principais considerações que você deve observar: 

1. A localização do imóvel

Um dos detalhes mais importantes é a localização e o bairro do imóvel que você deseja comprar.  Faça uma análise da região onde sonha em morar e leve em consideração se vai atender às suas necessidades. Como por exemplo, será que tem comércio próximo? Padarias, supermercados, farmácias, bancos e outros estabelecimentos essenciais?

Avalie também a mobilidade, se possui várias opções de transporte público, como é o trânsito – intenso ou mais fluido -, se possui vias e saídas fáceis, ou mesmo como é a estrutura da rua – se é bem pavimentada, ou se é arborizada. Escolher uma localização privilegiada é muito importante.

Trace mais de um bairro para que você tenha mais opções, sobretudo pelo perfil de financiamento e valores do imóvel, seja ele um apartamento ou casa. Lembre-se que vai ser o seu lar e um grande investimento, portanto, a região é essencial. 

2. Segurança do bairro

Se for possível, realize pesquisas na internet sobre o índice de violência do bairro onde deseja morar e se for condomínio ou apartamento veja o que ele oferece no quesito segurança. 

Observe se possui câmeras e no caso de um profissional na portaria, avalie o atendimento e atenção. Faça um teste! Peça o acesso a área de moradores e avalie o nível de facilidade que você conseguiu acessar. 

Alguns imóveis utilizam a tecnologia para fortalecer a sua segurança, como acesso biométrico ou até o uso de inteligência artificial. Outros recursos também são interessantes, como sensores de movimento e demais alarmes. 

3. Detalhes que fazem diferença

Pode parecer irrelevante, mas no dia a dia a posição do apartamento vai fazer toda a diferença. Se você tem preferência por um local iluminado e bem arejado, fique de olho quando visitar o imóvel. Diante disso, o ideal é que as visitas sejam realizadas em horários diferentes, pela manhã e final da tarde. 

Assim, também é possível avaliar a temperatura interna da casa, uma vez que em alguns imóveis o sol pode incidir por maior tempo, causando muito calor em épocas de temperaturas elevadas. Por outro lado, o contrário também pode acontecer. Lugares que batem pouco sol, podem ocasionar alergias, frio, ou mesmo muita umidade em estações chuvosas. Nesse caso, o equilíbrio é tudo!  

4. Reformas  

Verifique o estado de conservação do imóvel. No caso de estruturas novas, a tendência de encontrar algum problema é mais baixo, como torneiras velhas, paredes descascando, disjuntores danificados, entre outros. 

No entanto, se a busca for por imóveis usados, é preciso testar e averiguar todas as instalações e itens do local, como problemas de encanamento, itens mais velhos, avaliar o estado da estrutura do prédio, a fim de evitar infiltrações e demais problemas que podem ocasionar gastos extras

Busque por construções sólidas, que possuem alto padrão de qualidade em acabamentos e estrutura sustentável. 

5. Tamanho

Você já pensou no tamanho do imóvel que deseja comprar? Essa é uma pergunta essencial que você precisa ter a resposta, afinal, saber as medições do local que você vai morar influencia em muitos fatores, desde o financeiro até o pessoal. 

Avalie o tamanho da família, se pretende ter filhos e caso já os tenha, se deseja ter mais. Se você for solteiro(a), pense se faz parte dos seus objetivos construir uma família. Outro fator a ser contabilizado é a possibilidade de se ter pets em casa. Todas essas questões devem ser refletidas para avaliar o tamanho do espaço que você almeja. 

6. Planejamento financeiro

Já que estamos falando sobre o melhor momento de comprar um imóvel, nada mais evidente do que elaborar um planejamento financeiro. Ou se o seu processo estiver mais adiantado, analisar com cuidado o orçamento disponível de entrada para a compra de um novo apartamento.  

Faça a simulação das parcelas do imóvel e tenha em mente que a média de comprometimento da renda mensal deve ser, preferencialmente, de no máximo 30%. Se a parcela ficar muito alta e passar do valor citado, tente condições especiais de financiamento para que o seu rendimento não fique tão comprometido. 

Os aspectos financeiros de um novo imóvel podem ser desgastantes se não tiver um bom planejamento financeiro, então faça com calma e torne a realização desse sonho um processo mais prazeroso.

Hora de agir

Neste artigo, falamos um pouco sobre a hora certa de comprar um apartamento. Foi possível avaliar que o momento ideal é quando temos um bom planejamento financeiro e um equilíbrio entre as expectativas geradas versus a realidade pessoal e as necessidades acerca de um novo imóvel. 

 

 

Agora que você já está por dentro do tema, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre os empreendimentos Canopus, que oferecem alto padrão de qualidade, localização estratégica e todo o conforto e praticidade que você procura. 

 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen