Tudo o que você precisa saber sobre locação temporária de apartamentos

test

Você já considerou disponibilizar seu apartamento em sites de locação temporária? Se ainda não pensou, deveria começar a avaliar esta opção. Esse tem se mostrado um excelente negócio para quem opta por investir em imóveis.

Tudo que você precisa é escolher o empreendimento certo e a modalidade de aluguel mais adequada para ele. Apartamentos compactos e studios, por exemplo, são perfeitos para locações temporárias do tipo short stay

Saiba como funciona esta forma de locação e confira algumas dicas que podem te ajudar a alcançar o máximo de rentabilidade por meio dela.

O que é locação temporária de apartamentos?

Como o próprio nome já diz, locação temporária é aquela na qual o imóvel pode ser alugado por curtos períodos de tempo, mas dentro do limite de até 90 dias. 

As pessoas que procuram por este tipo de locação têm os motivos mais diversos: reforma de imóvel próprio, tratamentos de saúde, viagem a negócios ou estudo, férias, feriados ou apenas momentos de descanso e privacidade. 

Normalmente, estes imóveis são negociados em sites e aplicativos especializados, como Booking.com, TripAdvisor e AirBnB.

Vantagens da locação tipo short stay

Atualmente as pessoas têm preferido alugar espaços assim ao invés de se hospedarem em hotéis, seja pelos valores cobrados que costumam ser menores do que as diárias de hotel, ou pela possibilidade de estarem em um lugar mais privativo, aconchegante, menos impessoal e onde podem ter mais liberdade.

Para um proprietário que deseja disponibilizar seu apartamento nestes portais, as vantagens são grandes. Confira algumas delas.

#Flexibilidade

Você não fica restrito a locações mensais ou trimestrais, podendo alugar o espaço por uma noite ou poucos dias. Além disso, pode fazer reajustes ou renegociar condições com bastante facilidade em caso de renovação.

#Mais segurança e rentabilidade

No Airbnb, por exemplo, o pagamento do período de locação é feito com antecedência, na confirmação da reserva, e os lucros podem ser maiores, pois você cobrará por diária. Calcula-se que elas podem ter rentabilidade lucros 3 vezes maior que as locuções convencionais, fazendo com que o retorno de seu investimento seja muito mais rápido.

#Otimização do uso do imóvel

O contrato prevê as datas e até mesmo horários de entrada e saída, permitindo que o proprietário se organize e mantenha o imóvel locado o tempo todo.

Dicas para disponibilizar seu apartamento para aluguel de temporadas

Antes de disponibilizar seu apartamento para locação temporária, fique atento a alguns cuidados, tanto nos anúncios quanto na locação em si. Isso vai trazer mais segurança e ótimos resultados para você e para seus hóspedes.

1. Mantenha as negociações no site ou app.

Mantenha toda a negociação no site ou aplicativo escolhido. Evite fornecer dados pessoais e fazer contatos fora deste ambiente. Desta forma, você estará mais seguro e garante que seu hóspede cumprirá todos os itens previstos em contrato, como pagamento de multas em caso de danos ao imóvel.  

2. Lucre mais com fins de semana e feriados 

Sites como Airbnb possibilitam ao proprietário cobrar um valor mais alto nos finais de semana e feriados. Em seu cadastro, você pode automatizar esta cobrança e ganhar mais dinheiro nestes dias.

3. Invista em decoração

Os imóveis bem decorados são os que chamam mais a atenção e tendem a ser os mais locados. Afinal, todos gostamos de estar rodeados por beleza e conforto, principalmente quando estamos pagando pelo serviço.

Por isso, se você deseja disponibilizar seu apartamento para locação short stay, invista em uma bela decoração e encante seus hóspedes em potencial.

4. Ofereça um imóvel bem equipado

Alguns itens são considerados obrigatórios, como internet, roupa de cama, mesa e banho, fogão, geladeira, utensílios para cozinha e mobília básica como cama, sofá, mesa, cadeiras e armários.

Mas são os diferenciais que podem definir se seu apartamento terá mais locações. Por isso, disponibilize equipamentos como máquina de lavar, ferro e mesa de passar roupa, adaptadores de tomada, secador de cabelo, forno de microondas, ar-condicionado, sanduicheira e torradeira.  

Mostre que você entende as necessidades de seus hóspedes e deseja dar a eles uma excelente experiência.

#Dicas!

  • Regiões muito frias: disponibilize cobertores a mais e um aquecedor. 
  • Regiões muito quentes: não abra mão do ar-condicionado, mesmo que você tenha que cobrar um pouco mais pela diária.
  • Na praia: disponibilize guarda-sol e cadeiras de praia.
  • No campo ou nas montanhas: coloque telas contra insetos nas janelas.

5. Aumente seus lucros cobrando por quantidade de hóspedes

Cobre um valor que atenda a um determinado número de hóspedes e exija mais se houver excedentes. Um imóvel de 2 quartos, por exemplo, pode comportar até quatro ou cinco pessoas. Cobre por até três hóspedes e abra a possibilidade de receber mais dois mediante pagamento de taxas adicionais.

6. Esteja lá para receber seus hóspedes

Recebe bem os seus hóspedes, forneça informações, esclareça dúvidas e se coloque à disposição para possíveis problemas relacionados ao imóvel. 

Mantenha folders com dicas de lugares para visitar, restaurantes e delivery. Forneça mapas da região e deixe um bloco de notas com informações sobre o funcionamento do imóvel, como senha de wifi, uso de ar-condicionado, fechaduras, chuveiros e demais equipamentos. 

7. Ouça seus hóspedes e aprenda com eles. 

Faça uma pesquisa de satisfação para que eles possam avaliar seu atendimento e o apartamento Saiba o que mais os agrada e o que você precisa melhorar. Busque sempre oferecer a melhor experiência  a eles. Essa é uma das formas de manter sua visibilidade em alta e seu imóvel sempre alugado.

Centro de São Paulo: um ótimo lugar para investir em apartamentos

Centro de São Paulo é um dos maiores pólos comerciais e corporativos da América Latina, onde grandes empresas e profissionais concretizam negócios todos os dias. 

É um local vibrante, intenso, cheio de energia e vida por onde passam milhões de  pessoas diariamente. Ele oferece excelentes opções de cultura, lazer e entretenimento para todos os tipos de gostos e estilos. 

São milhares de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, integrados a uma ótima oferta de serviços de educação, saúde e mobilidade urbana.

Por tudo isso, o centro de São Paulo é um excelente local para investir em imóveis, principalmente os destinados à locação temporária.

É o caso, por exemplo, dos apartamentos da linha Today Smart Life da Construtora Canopus. A linha Today oferece apartamentos compactos com 1 e 2 dormitórios e studios, bem no centro da capital paulista e nos melhores bairros perto dele. 

Invista na Linha Today da Canopus

Venha conhecer os apartamentos e studios da Linha Today.  Todos possuem o alto padrão de qualidade da Construtora Canopus e contam com a infraestrutura necessária para que você disponibilize seu apartamento no Airbnb e ofereça serviços de qualidade.


Conheça todas as opções de empreendimentos da linha Today e invista com segurança e tranquilidade. Eles elevam a experiência das locações temporárias a outro patamar de qualidade e satisfação, tanto para os proprietários quanto para os hóspedes.
Para agendar uma visita e conhecer todos os empreendimentos da linha Today, fale com nossos especialistas! Venha fazer investimentos sólidos e com a garantia de retornos lucrativos.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen