Você conhece todos os gastos extras envolvidos na compra de um apartamento?

test

Preocupado com possíveis gastos extras no momento da compra de um apartamento? Embora a aquisição de um imóvel seja uma realização emocionante e represente a segurança em adquirir uma casa própria, é fundamental considerar os aspectos práticos do negócio para evitar possíveis frustrações no futuro.

Conhecer bem o assunto é essencial para não acabar se decepcionando. Continue conosco, preparamos um conteúdo para esclarecer dúvidas sobre todos os gastos extras que a compra de um apartamento pode gerar e que você precisa ter em mente.

 

Quais são os gastos extras que terei ao comprar um imóvel?

1. Valor de Entrada

Ao comprar um imóvel, é importante ter o entendimento que existem gastos além do valor da propriedade. Um desses gastos é o valor da entrada, que muitas vezes é necessário para financiar o imóvel através de um banco ou outra instituição financeira. 

Em geral, os bancos oferecem financiamento de até 90% do valor total do imóvel, o que significa que é preciso ter pelo menos 10% do valor disponível para dar como entrada. 

A entrada pode ser paga à vista, utilizando os recursos próprios do comprador ou através do saque do seu FGTS.

2. Documentação e Impostos

Comprar um apartamento é um daqueles processos que requer um bom planejamento financeiro. Um dos gastos mais conhecidos é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é pago à prefeitura e pode ser considerado como o gasto extra mais significativo do processo.

O valor do ITBI varia de cidade para cidade, mas geralmente fica em torno de 2 a 3% do preço total do imóvel. Além disso, é necessário realizar os registros em cartório, o que também exige gastos. Essa taxa em particular costuma sofrer variações, mas em geral não ultrapassa 2% do valor do imóvel.

Se você pretende comprar seu imóvel à vista, precisará pagar pelo ITBI, pelos registros e também pela escritura. Porém, se optar pelo financiamento, poderá ter um gasto extra com a avaliação bancária, que é uma taxa paga ao banco antes da liberação do valor solicitado.

Em geral, é recomendável ter em torno de 5% do valor total do imóvel disponível para cobertura dos gastos extras. Por exemplo, se você procurar comprar um apartamento no valor de 400 mil reais, deve reservar pelo menos 20 mil reais para cobrir os gastos com ITBI, registros em cartório e avaliação bancária (no caso de financiamento).

3. Valor do condomínio

O processo de compra de um apartamento também envolve a verificação do valor do condomínio, já que esse será um gasto mensal recorrente. Lembre-se também que os prédios mais antigos costumam ter condomínios mais caros, mesmo oferecendo menos comodidades.

Uma razão para isso é que prédios antigos exigem uma manutenção constante, além das pequenas reformas, como também não possuem sistema de economia de água e de energia. Reformas acabam custando caro e causando transtornos, e como resultado, muitos administradores acabam optando por não fazer investimentos em modernização a longo prazo.

Por outro lado, prédios mais novos já são projetados para serem entregues com sistemas otimizados e econômicos, o que se reflete em uma taxa de condomínio mais em conta, mesmo com áreas de lazer amplas e elevadores.

4. Reformas e manutenção

Mesmo tendo encontrado o apartamento ideal, é comum desejar fazer algumas mudanças, como pintura das paredes, modernização de alguma estrutura ou transformação de algum ambiente.

Por mais perfeito que possa parecer, só é possível conhecer o apartamento de verdade quando se começa a morar nele. Com o passar do tempo, é natural descobrir pequenos problemas ou necessidades que não foram percebidas em um primeiro momento.

E a cada vez que você chama um profissional para realizar essas mudanças são contabilizados mais custos extra. É importante ter um saldo planejado para essas despesas adicionais.

5. Casa nova, móveis novos

Se você já vem de mudança de um outro imóvel, é possível que deseje aproveitar alguns móveis ou eletrodomésticos, mas sempre haverá algo que você queira ou precise mudar. Se esta é a sua primeira casa, é necessário pesquisar bem os preços, pois mobiliar um apartamento pode ter custos elevados.

Veja bem, eletrodomésticos básicos para uma cozinha, que inclui geladeira, fogão e microondas, raramente sai por menos de R$3.000. O momento de comprar coisas novas para casa é emocionante e também um investimento que vale a pena, mas o preparo financeiro é essencial.

Aqui vai uma dica simples: nas lojas físicas é possível negociar preços e condições de pagamento. Não se acanhe em pedir um desconto. Também não é necessário comprar tudo de uma vez. 

Faça uma lista de prioridades e vá montando sua casa aos poucos, conforme suas condições financeiras permitirem. Toda história tem um começo e não há problema em construir sua casa aos poucos. 

6. A mudança em si!

Mesmo acreditando que, por ter poucos pertences, o processo de mudança será rápido, é comum se surpreender com a quantidade de itens acumulados ao longo dos anos. 

Nessa fase, serviços especializados em mudança podem ser muito úteis. Alguns deles oferecem desde o desmonte dos móveis até o transporte e montagem no novo endereço. 

Embora o preço possa ser mais elevado do que a contratação de um serviço de frete mais simples, ou até mesmo o aluguel de um veículo grande, você terá pouco trabalho e menos estresse, um benefício valioso durante o processo de mudança. 

 

7. Contas e custos diários

Por último, mas não menos importante, lembre-se que as contas continuarão chegando todos os meses com variações de valores, mas é possível estabelecer uma média de gastos fixos ao longo do tempo.

É natural que se gaste mais no início, já que você ainda está se adaptando com os custos de todo o processo. No entanto, após essa fase, o orçamento tende a ser mais controlável e de uma certa forma, previsível. 

Por essa razão que uma organização financeira é fundamental para manter as finanças em ordem, do processo de compra do imóvel, passando pela mudança e também durante a nova fase da vida na casa nova. 

 

O Planejamento Financeiro é mais importante do que nunca

Comprar um apartamento não é uma tarefa fácil. Imóveis não são roupas que podem ser trocadas, caso adquiridas por impulso. Uma grande aquisição requer um planejamento cuidadoso para evitar dores de cabeça no futuro.

Se a compra de um apartamento está inclusa em seus planos futuros, é crucial seguir um plano de gastos rigorosamente. Além de lidar com o financiamento de um imóvel, existem muitos outros gastos envolvidos que vão além do preço do local. Você precisa estar preparado para quitar todos os demais gastos se quiser dar continuidade à ao processo de compra.

Com uma organização financeira correta, é possível realizar o sonho da casa própria de forma sustentável e sem comprometer negativamente as finanças pessoais. 


Conheça a Canopus

Com o planejamento correto é possível encontrar o imóvel dos seus sonhos. Seja a sua primeira aquisição ou mudança de imóvel, é certo que seu apartamento ideal está na Canopus.

No mercado há mais de 50 anos e mais de 27 mil unidades entregues nas principais cidades do país, a Canopus é referência em padrão de qualidade e satisfação dos clientes. 


Gostou do conteúdo? Acompanhe a Canopus nas redes sociais e conheça também os seus principais empreendimentos!


 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen