Faculdade em SP: estudando em outro estado no pós-pandemia

test

Grande parte dos estudantes que estão matriculados em alguma faculdade em SP estão ansiosos pela retomada das aulas presenciais. Por causa da pandemia da Covid-19, as instituições de ensino superior ficaram fechadas durante a maior parte de 2020, oferecendo aulas apenas na modalidade de ensino remoto. 

Em 2021, com o avanço da vacinação, muitas faculdades e universidades retomaram suas atividades acadêmicas de forma parcial, porém, com o surgimento de novas cepas do coronavírus e de aumentos nas infecções, muitas instituições tiveram que retomar o ensino on-line.

Neste ano, diversas universidades e faculdades de SP já anunciaram a volta às aulas presenciais. Ao mesmo tempo em que a retomada das aulas traz esperança e alegria para alunos e professores, isso também exige planejamento, uma vez que durante o pico da pandemia muitos estudantes retornaram às suas cidades natais e agora precisam voltar à capital paulista para o ensino presencial.

Faz faculdade em SP e agora precisa voltar para o presencial?

Para muitos estudantes, essa volta às aulas é motivo de alegria, já que terão novamente o contato com outros alunos e professores e poderão desfrutar de tudo o que o universo acadêmico oferece para a sua formação.

Ainda que o ensino remoto possua diversas vantagens, é inegável que a educação presencial é muito mais enriquecedora para alunos e professores, que podem evitar distrações, aprender de forma prática e evitar imprevistos tecnológicos.

Dicas para passar por esse processo: 

Fazer um curso de graduação é uma experiência desafiadora por si só, mas quando a instituição está em outra cidade ou estado, o desafio é maior. Afinal, não é fácil ficar afastado da família e dos amigos e reaprender a viver em um lugar diferente daquele em que você estava acostumado. 

Apesar disso, cursar uma faculdade em SP tem tudo para ser incrível, uma vez que a cidade mais importante do país abriga diversas instituições que estão entre as melhores do Brasil e até do mundo. Ainda, a capital é muito rica em história e cultura. É um prato cheio para quem quer crescer tanto pessoal quanto profissionalmente.

Confirme a data que a sua universidade irá voltar presencialmente

O primeiro passo para que o processo de retomada das aulas seja tranquilo é estar informado sobre o calendário acadêmico da sua faculdade em SP. Dá uma olhada abaixo, vê se a sua instituição está na nossa listinha e fique atento:

  • A USP anunciou o retorno das aulas presenciais para 14 de março.
  • A Universidade Presbiteriana Mackenzie e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) também afirmaram que voltarão dia 14, porém a decisão pode mudar a qualquer momento. 
  • Já a PUC-SP não deu uma data exata. Só afirmou que a retomada será na primeira semana de março. 
  • A Ibmec,Insper, Faculdade Cásper Líbero e ESPM já voltaram suas aulas presenciais ainda em fevereiro. 

Escolha o seu local de moradia, perto da universidade

Já que as aulas presenciais vão voltar, é importante olhar o local que você vai morar para frequentar o semestre. 

Pode ser um alojamento estudantil, que muitas faculdades públicas oferecem, ou uma república estudantil próximo à universidade ou melhor ainda procurar o seu próprio imóvel para viver a sua liberdade e independência. 

Mantenha a calma e respire

Mudar de cidade ou estado para estudar pode parecer assustador, mas o desenvolvimento pessoal que essa experiência promove é incalculável. Então, mantenha a calma, respire fundo e não perca essa oportunidade por medo. 

Com a ajuda da tecnologia, sempre será possível matar as saudades da família e dos amigos por meio de chamadas de vídeo, por exemplo. Além disso, com planejamento financeiro você pode se programar para visitar seus entes queridos de tempos em tempos. Agora, foca na sua graduação e vai!

Visite São Paulo com antecedência para conhecer a região

Você já conhece as redondezas da região em que a faculdade em SP que você frequenta está localizada? 

Antes de se mudar definitivamente, é importante visitar São Paulo em um fim de semana ou num feriado prolongado para conhecer o bairro e verificar questões importantes sobre transporte, alimentação, comércio e serviços essenciais para que você possa se concentrar melhor nos estudos e não precise perder tempo buscando endereços ou calculando rotas.

As facilidades de se morar no Today Butantã

 

O Butantã também é nomeado como “Cidade Universitária”

 

Se você é desses que ainda está em dúvida de onde vai morar, te convidamos a conhecer os nossos Todays. São apartamentos compactos, localizados estrategicamente, sempre perto de universidades, comércios e serviços e meios de transporte.

Dessa forma, você poderá desfrutar de tudo o que a cidade oferece e ainda morar perto da sua faculdade. Veja abaixo os benefícios de se viver no Today Butantã, conhecido também como “Cidade Universitária”:

Comércio

Como dissemos, os comércios e serviços estão sempre bem pertinho do seu Today. 

Veja: 

  • Supermercados Padrão: av. Vital Brasil, 652 – Butantã
  • Oba HurtiFruti: av. Corifeu de Azevedo Marques, 1000 – Butantã 
  • Panificadora Estrela do Butantã: av. Vital Brasil, 534 – Butantã
  • Padaria e Confeitaria Cidade Universitária: av. Corifeu de Azevedo Marques,1400 – Butantã

Cultura e Lazer

Para quem valoriza a história da cidade vai amar morar no Today Butantã, já que está perto do Instituto Butantã e a Casa do Bandeirante. 

Bares e Restaurantes

Vamos combinar que também precisamos de um momento de descontração para relaxar da semana exaustiva de trabalho e estudos, né? E nada melhor do que aproveitar num bar ou restaurante pertinho de casa. Confira as nossas opções do lado do Today Butantã:

  • Rei das Batidas: av. Valdemar Ferreira, 231 – Butantã
  • Bar do Pirada: rua Santa Rosa Júnior, 48 – Butantã
  • Vital Bar e Restaurante: av. Vital Brasil, 580 – Butantã 
  • O Beco da USP: av. Valdemar Ferreira, 55 – Butantã

Ainda tem dúvidas?

Estudar em uma faculdade em SP é uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. E agora, com a retomada das aulas presenciais em grande parte das instituições da cidade, esse processo tem tudo para ser ainda mais enriquecedor. E por isso, é primordial que você escolha muito bem onde vai morar.

Embora os alojamentos universitários e as repúblicas estudantis sejam uma opção de moradia para os alunos, morar em um imóvel próprio é muito mais prático e confortável.

E por isso que te dizemos que escolher o Today Butantã para ser a sua moradia durante a sua graduação é a sua melhor decisão, já que você terá à sua disposição ônibus e metrôs pertinho, além dos variados serviços e comércios, e faculdades próximo ao empreendimento. 

Gostou desse conteúdo, mas está se questionando se valerá a pena investir num apartamento compacto no centro de São Paulo? Leia mais aqui

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInMessengerGmailEmail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen