Estilos de decoração: saiba qual combina mais com você

test

Assim como a moda, a decoração da casa também absorve tendências com o passar do tempo. São peças, estilos ou padrões que ganham as vitrines e acabam na casa de muitas pessoas.

Embora não tenha nada de errado em estar no mesmo passo da moda, há muito que ser pensado. Afinal, ao contrário de uma roupa que podemos descartar, a decoração tende a ficar por mais tempo.

Além disso, sua casa é reflexo daquilo que você é, daquilo que você gosta e valoriza. Em suma, ali está muito da sua personalidade. Se sua casa não tem sua cara, é possível que isso mexa com você.

Sim, pois dentro da nossa casa queremos nos sentir bem, e que as pessoas vejam em cada detalhe um pouco de nós mesmos e da nossa história. Por isso é importante encontrar seu estilo.

A decoração tem o poder de transformar ambientes, está longe de ser algo que dá para deixar para depois. Lembre-se que a decoração vai te receber todos os dias em casa!

Mas se você acha que não leva qualquer jeito para a decoração, podemos fazer um exercício mais simples e descobrirmos juntos qual estilo é seu favorito e que combina totalmente com você.

Antes de começarmos, fica a pergunta: você já segue a gente no Instagram? Se não, clique no texto destacado ao lado para dar aquele follow em nosso perfil! Sempre temos assuntos muito legais por lá, você vai amar.

Como descobrir o estilo que mais gosto?

Primeiro é importante dizer que você não precisa se matricular em uma faculdade de Design de Interiores, Moda, Arquitetura ou História da Arte para entender um pouco mais sobre o assunto.

Existem maneiras muito mais simples, e que vão abrir sua mente para o mundo da decoração. Assim, poderemos desbravar o caminho e encontrar seu estilo favorito.

1. Use as redes sociais para observar

Realmente, vai ser difícil pensar em decoração se você não olhar para os lados e observar as diversas opções que existem por aí.

Hoje, com ferramentas como o Pinterest, Instagram e até mesmo o Facebook, você tem acesso a centenas de fotos de diversos ambientes modernamente decorados.

No Pinterest, é muito fácil compilar suas referências: basta favoritar as imagens para compor seu próprio quadro ou pasta. Com esse conjunto de imagens em mãos, você vai acabar percebendo padrões de preferências que vão surgindo.

2. Os filmes também são grandes aliados

Quando um filme é produzido, todos os detalhes dos ambientes comuns aos personagens ajudam a contar suas história, o que eles transmitem e como eles se veem no mundo.

Na casa de um personagem intelectual, por exemplo, com certeza vai ter pelo menos uma estante com livros. E é muito possível que tal estante seja uma peça de destaque na sala.

Comece a observar esses detalhes nos filmes e séries, como o ambiente é composto e o quanto isso fala sobre ele mesmo. Depois, transfira a missão para si: quais elementos gritam seu nome?

3. Dê uma olhada no seu guarda-roupa

Sim, a maneira como escolhemos nossas roupas diz muito sobre a gente. Pessoas expansivas, adoram cores vibrantes. Pessoas mais clássicas tendem a procurar por cores neutras.

Faça esse exercício de observar as cores e texturas que mais aparecem aqui. Isso pode te guiar a perceber um estilo e também a paleta de cores que mais te agrada.

 

4. Faça uma viagem interna

Não precisa chamar Freud para conseguir decorar seu apartamento, mas é realmente importante você tentar imprimir nele aquilo que você é, gosta ou valoriza.

Demos o exemplo dos personagens em filmes, mas você precisa dar um passo além para saber o que te inspira, o que te move, o que faz você sorrir.

Parece um pouco demais, né? Mas juramos: dá certo e você vai se sentir mais em casa do que nunca. Quando conhecemos essas respostas, o restante flui naturalmente.

Quais são os estilos mais encontrados?

Se você for em alguma casa especializada, é possível que te perguntem qual estilo você está procurando. Os vendedores terão em mente aqueles mais comuns, e poderão te guiar melhor.

Vamos falar um pouquinho mais sobre eles para você conhecer e não ficar mais perdido(a) dentro da loja quando te fizerem essa pergunta!

Estilo Clássico

 

A imponência provavelmente é a palavra-chave quando falamos do estilo clássico. Ele remonta tempos passados e imprime no ambiente aquele ar bastante sofisticado, chique, fino e bastante elegante. Apesar das cores neutras que predominam, é certo dizer que esse é o máximo de neutro que veremos em uma casa decorada assim. Lustres, vasos, tapetes, espelhos e até o estilo do teto são bem detalhados e pensados.

Estilo Contemporâneo

 

O estilo contemporâneo está mais próximo daquilo que é corrente hoje, que está acontecendo, que está em alta. O estilo abre espaço para cores e formas diferentes, é bem mais dinâmico que o anterior. Ele é perfeito para pessoas que não tem medo de ousar e de mudar a todo instante, dançando conforme a música.

Estilo Escandinavo

 

Para quem ama o minimalismo e a ideia de que menos é mais, com certeza vai adorar o estilo escandinavo. Por aqui, você aproveita o máximo da luz solar, e tende a optar sempre por cores mais neutras, que funcionem com tudo. Os móveis seguem a mesma linha: paletas com cores básicas e produtos feitos com materiais naturais.

Estilo Industrial

 

O estilo industrial tem aparecido muito nas lojas especializadas. Com uma pegada mais urbana, como o nome sugere, é um estilo que não tem vergonha de mostrar suas texturas e seus materiais. Os metais costumam ficar incríveis com a madeira, mas também podem ser combinados com paredes de tijolos à mostra, além de paredes e pisos na cor cimento queimado.

Estilo Moderno

 

O principal compromisso do estilo Moderno é romper as barreiras criadas pelos padrões tradicionais, entregando um ambiente onde tudo possui uma função. Os móveis, geralmente retos, aparecem em cores neutras, como branco, preto, cinza e bege – seguindo o mesmo padrão para o restante do ambiente. O estilo moderno dá a impressão de um ambiente aberto, que é simples, mas sofisticado, sem ser opressor.

Estilo Rústico

 

O rústico geralmente ganha o coração de muitos por remeter a uma casa de campo. O uso de madeiras, vime, rattan, cobre e palha são comuns. Para combinar com o aconchego do ambiente, aposte em móveis bem confortáveis, tapetes e luminárias.

Estilo Tradicional

 

O estilo tradicional entrega logo no nome: é aquele estilo para quem quer ter uma casa bem decorada, mas que não quer ousar ou pensar em muitos detalhes. O estilo mais sóbrio, liso e neutro nunca sai de moda, e entrega uma casa organizada e com o visual limpo, sem esquecer do lado confortável.

Prontinho! Agora que você já foi apresentado(a) aos principais estilos de decoração e que te ajudamos a entender qual é o seu estilo favorito, é com você! Comece os exercícios e depois conte pra gente suas impressões e o que mais gostou!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen