Ensino a distância: vantagens e desvantagens para a sua carreira

test

Bom, se você está por aqui, interessado em saber sobre as vantagens e desvantagens do ensino a distância, é certo dizer que a pós-graduação – ou até mesmo uma nova graduação – está em seus planos para o futuro, certo?

O conhecimento nunca é demais, principalmente para aqueles que querem progredir na carreira e alcançar novos patamares dentro da empresa onde trabalham ou mesmo conquistar aquele emprego novo.

As vantagens para o trabalho e para a vida são inúmeras e, quanto mais conhecimento acumulado, maior serão as conquistas perante o mercado de trabalho.

Por isso, nada mais esperado do que a escolha pela pós-graduação ou especialização após alguns anos de experiência, ou logo depois da formatura do bacharelado.

Mas se antes da matrícula está batendo aquela desmotivação por conta da pandemia e pelo distanciamento das salas de aula, é importante dizer para não se prender por isso.

O distanciamento social, causado pela COVID-19 e iniciado no último ano, causou uma verdadeira migração em massa para o ensino a distância, que falaremos mais a seguir.

Conhecendo o EAD – ensino a distância

Nestes tempos de pandemia, o ensino EAD cresceu muito, já que foi adotada por cursos livres, workshops, escolas, universidades e mais. Quem não assistiu à uma live?

Pessoas de todas as idades e níveis de educação se adaptaram ao novo método, demonstrando que o ensino a distância é uma escolha possível para você. Começaram a aparecer oportunidades que, antes, nem todo mundo conseguia vislumbrar.

De fato, existem muitas vantagens no ensino a distância, mas não podemos esquecer das desvantagens também. Afinal, sua matrícula tem que ser feita de forma consciente.

Continue lendo! Vamos destrinchar todas as vantagens e desvantagens do ensino a distância para que você tenha total visão da sua futura escolha!

E aí, vamos lá?

Vantagens do ensino a distância

1 – Tendo internet, você estuda de onde quiser

Se a pandemia mostrou algo é que, querendo aprender, você pode aprender. De qualquer lugar do mundo, com a ajuda da internet, você consegue acesso às aulas.

Isso significa que você não precisa se prender a um endereço fixo por pelo menos dois anos, que é a duração média de uma pós-graduação.

2 – Nunca mais se atrase para as aulas

Outra grande vantagem do ensino a distância é nunca mais precisar ficar olhando para o relógio, com medo de atrasos.

Como as aulas ao vivo também ficam gravadas, você pode assistir no melhor horário possível, sem se preocupar com atrasos ou faltas.

3 – Mais alívio para o seu bolso

Se você parar para calcular os custos de uma pós, vai perceber que ela custa muito mais do que apenas a mensalidade.

Na sua conta, você deve incluir a passagem do ônibus (ou a gasolina do carro), o estacionamento (se for o caso), a alimentação do intervalo… E a conta pode continuar!

Uma grande vantagem no ensino a distância é que, estudando de casa, você economiza em tudo isso. E vai além: os cursos EAD costumam ter mensalidades mais baixas.

4 – Estude no seu ritmo

Tem dias que estamos menos concentrados do que outros, é normal. Principalmente para quem concilia o trabalho com os estudos.

Essa combinação pode até mesmo resultar em uma formação menos proveitosa, já que fica difícil tentar correr atrás com tanta matéria acumulada. E, infelizmente, ainda não podemos voltar no tempo!

A vantagem do ensino a distância é poder assistir às aulas quantas vezes quiser até assimilar bem o conteúdo e, dessa forma, garantir uma formação completa.

Desvantagens do ensino a distância 

1 – Maior necessidade de gestão

É um fato que todo mundo precisa saber dominar a gestão do próprio tempo. Mas não podemos dizer que isso é tarefa fácil!

Por isso, quem escolhe o ensino a distância encontra uma desvantagem, que pode ser decisiva para a continuidade da graduação e a qualidade da mesma: a gestão do próprio tempo.

2 – Falta de contato interpessoal e Networking

Uma das maiores desvantagens da modalidade EAD é a falta de contato entre pessoas – justamente o que todo mundo tem sentido durante todo esse tempo de pandemia, não é?

Aquelas trocas em sala de aula, o aperto de mão e o café no intervalo têm o poder de enriquecer sua lista de contatos e a troca de experiências.

3 – Necessidade de alta concentração

Tão importante quanto o autogerenciamento, é necessário que o futuro aluno seja concentrado o suficiente para estar em casa e prestar atenção nas aulas.

Isso significa garantir algumas horas de silêncio, longe da televisão, de outras pessoas e do celular. Afinal, tais distrações podem ganhar uma potência gigantesca e tirar seu foco.

Também é necessário que as pessoas que moram com você contribuam nesse sentido: procurando não interagir, não fazer muitos barulhos e cooperar de forma geral.

Muita gente, depois de tanto tempo de pandemia, destinou um espaço em casa para homeoffice. Para ajudar na concentração, estude no seu homeoffice! E se você ainda não tem esse espaço especial, leia nosso artigo Home office e o Coronavírus – como montar o escritório ideal em casa.

4 – Saber separar a internet da diversão e do estudo

Outra desvantagem do ensino a distância que alguns alunos relatam é acabarem se distraindo demais com a possibilidade de navegar por tantos outros sites.

Para driblar essa situação, precisamos voltar um pouco na necessidade de autogerenciamento e doses de maturidade.

Apesar de estarem longe da sala de aula tradicional, os alunos devem entender que o computador e aquele momento de aula são tão essenciais quanto a presencial.

Conclusão

Agora que você tem em mãos todas as vantagens e desvantagens do ensino a distância, é chegada a hora de tomar sua decisão e ajudar a definir um pouco mais seu futuro!

O ensino a distância possui várias vantagens, a maioria delas ligadas à flexibilidade de tempo e local de estudo – pontos que podem fazer toda diferença do mundo.

A desvantagem principal dessa modalidade EAD é exigir ainda mais habilidades de autogerenciamento e a falta de contato pessoal, que podem ser determinantes para uma boa conclusão.

A boa notícia é que, para os dois casos, o valor do diploma é o mesmo e são totalmente iguais – isto é, de uma forma ou de outra, seu currículo ganhará muito mais peso!

Agora, basta decidir qual instituição de ensino e qual curso você quer começar. Boa busca!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen