Dicas de design de interiores: como otimizar os espaços?

test

Qual o tamanho do apartamento ideal para você? Embora algumas pessoas pensem logo em uma cobertura, atualmente, a tendência é procurar por apartamentos compactos, por serem mais práticos no dia a dia. Nesse caso, como o espaço precisa ser bem aproveitado, o morador precisa ficar atento às dicas de design de interiores para conseguir deixar o ambiente mais confortável! 
 

Com as nossas dicas de design de interiores, você conseguirá visualizar melhor o imóvel como um todo e conseguir deixá-lo mais aconchegante, sofisticado e principalmente: a sua cara! 
 

Você vai ver que é possível sim morar, por exemplo, num studio, de 37 m², e não sentir falta de mais nada, porque além de usufruir de todos os benefícios que o condomínio oferece, o seu lar estará muito bem organizado e todos os espaços aproveitados. 
 

Veja agora as nossas dicas:
 

6 dicas de design de interiores 

Geralmente, os apartamentos compactos estão localizados em condomínios muito bem estruturados e com diversas áreas em comum. Ter tantos benefícios à disposição, tende a facilitar ainda mais a rotina corrida do morador. 
 

Você pode trabalhar de home office num ambiente diferente, como o coworking disponível em alguns prédios. Ou, curtir o seu fim de semana dentro do condomínio, quer seja na piscina, no espaço gourmet ou relaxar na sala de massagem.
 

Ou seja, apesar desses empreendimentos possuírem metragens menores, é possível aproveitar o melhor da vida e não perder tempo com pequenas coisas da sua rotina. 

Saiba como aproveitar todos os espaços do seu apartamento!
 

1 - Móveis multiusos 

A nossa lista de dicas de design de interiores começa com a escolha estratégica de móveis que possam ser usados mais de uma maneira. Opte por um sofá-cama, caso você tenha só um dormitório. Assim, você conseguirá receber as suas visitas normalmente, sem atrapalhar a locomoção do ambiente e principalmente a sua decoração. 
 

Para aproveitar melhor ainda as dimensões do seu quarto, opte por camas-box baú. Elas são ótimas opções para armazenar jogos de lençóis, cobertores maiores e tudo para deixar a sua cama mais aconchegante. Assim, você não ocupa espaço no seu guarda-roupa! 
 

Já na cozinha, escolha mesas retráteis. Dessa forma, você terá sempre uma mesinha de jantar, até para receber visitas, e ao mesmo tempo esse móvel não irá atrapalhar a sua locomoção no dia a dia.  
 

No mesmo ambiente é possível inserir bancadas que tenham gavetas embutidas, pois elas podem funcionar como armários e assim os seus utensílios sempre estarão organizados!
 

2 - Cuidado com as cores das paredes

Ainda dentro das nossas dicas de design de interiores, está a preocupação com as cores que você escolhe para as suas paredes, já que elas têm o poder de definir e delimitar o ambiente. 
 

Geralmente, as cores mais escuras tendem a encurtar e diminuir o ambiente. Logo, para garantir um espaço mais amplo e aconchegante, aposte em cores mais claras, como:
 

  • Branco;
  • Bege;
  • Pérola;
  • Baunilha;
  • Gelo.

Dessa forma, também será mais fácil decorar o seu apartamento, conjugando objetos decorativos de cores mais escuras e vibrantes. 
 

3 - Todo cantinho é útil

Negligenciar os pequenos espacinhos, como paredes ou um canto da sala, é deixar passar a oportunidade de deixar o seu lar mais confortável. 
 

Você pode escolher, no quarto, guarda-roupas que vão desde o teto até o chão, com o intuito de aproveitar o espaço e guardar todos os seus itens pessoais. Já na cozinha e no banheiro, armários suspensos garantem a organização dos objetos e utensílios, deixando o chão livre.  
 

Prateleiras, nichos e quadros também são ótimas opções para deixar o ambiente mais harmonioso e aconchegante. 

Foto do apartamento decorado do Today Vila Mariana 
 

4 - Espelhos dão a sensação de amplitude

Use e abuse de espelhos para garantir uma maior amplitude e profundidade aos cômodos: banheiro, quartos e na sala de estar. Só evite esse objeto na cozinha, porque pode ser perigoso ter esse objeto perto do calor. 
 

Lembre-se: apesar dos espelhos oferecerem um design mais sofisticado e elegante, é preciso se atentar aos formatos desses objetos já que: 
 

  • Espelhos verticais: ampliam a altura
  • Espelhos horizontais: aumentam a largura. 
     

Dica de design de interiores: Invista em espelhos verticais para ambientes com pé-direito alto e horizontais nos demais. 
 

5 - Pisos contínuos garantem um ambiente clean

Dentre as dicas de design de interiores é importante citar os revestimentos para os pisos. A nossa sugestão são os pisos contínuos, que têm um visual mais uniforme, e são ideais para dar amplitude aos ambientes devido à sua continuidade. 
 

Por não terem juntas de separação, são ótimas opções higiênicas, já que a limpeza corriqueira se torna mais fácil e ágil e o acúmulo de sujeira é evitado. Alguns materiais podem ser aplicados sobre o revestimento antigo, evitando assim grandes reformas!
 

6 - Iluminação estratégica

A iluminação contribui tanto para a decoração quanto para o seu próprio conforto. Combinar a luz certa para o seu ambiente, é garantir a sensação de relaxamento e aconchego, como é o caso do uso da luz amarela. 

Caso você trabalhe em casa e precise ter mais foco, utilize luzes brancas e iluminação mais direta, como abajures, spots e luminárias.
 

Se você tiver o interesse, ainda, de dar destaque a algum objeto, como uma estante, um rack ou um quadro, você pode optar pelas fitas leads que são iluminações mais indiretas. Além disso, elas são mais econômicas e versáteis.
 

Lembre-se de evitar colocar spots em cima de sofás ou poltronas para não gerar incômodo às pessoas. Além disso, criar diferentes possibilidades de luz dentro do seu lar, é conseguir iluminar os ambientes em várias ocasiões e de forma diversa. 
 

Gostou das nossas dicas?

A escolha por apartamentos compactos se tornou uma tendência no mercado imobiliário devido à sua funcionalidade e praticidade. Apesar das metragens mais curtas, esse tipo de empreendimento oferece diversas opções de lazer e assim você não sentirá falta de nada no seu dia a dia. 
 

Dessa forma, a sua rotina será muito mais flexível e mesmo assim você não perderá a qualidade de vida que você precisa e procura!  
 

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e se você se atrai por esse mundo de decoração, que tal ler mais sobre o paisagismo? 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen