Ideias de decoração para ambientes pequenos

test

Apartamentos pequenos são cada vez mais populares no mercado imobiliário e podem ser a melhor opção para diferentes perfis de moradores, incluindo estudantes, pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos e idosos, por exemplo. A decoração para ambientes pequenos costuma ser um desafio, mas ao seguir algumas dicas fundamentais é possível facilitar esse processo.

Morar em um apartamento compacto tem muitas vantagens, começando pelo valor de investimento, que costuma ser menor em relação aos imóveis com metros quadrados maiores. Os ambientes pequenos também são mais fáceis e práticos de limpar e manter.

Para completar a lista de benefícios, os imóveis pequenos estão geralmente localizados em pontos privilegiados da cidade, como regiões centrais muito bem servidas em transporte coletivo, comércio e serviços.

3 passos fundamentais antes de decorar ambientes pequenos

Como dissemos no começo deste texto, a decoração para ambientes pequenos pode ser desafiadora. É comum que os espaços compactos gerem algumas dúvidas nos novos moradores, como: “será que os móveis vão caber?” e “o apartamento não vai ficar muito apertado?”.

Para garantir que o processo decorativo seja mais tranquilo e o proprietário desfrute do aconchego de um ambiente pequeno, algumas etapas são fundamentais e não devem ser puladas.

Planejar a utilidade de cada ambiente

Em apartamentos com ambientes pequenos é comum que um mesmo cômodo tenha mais de uma utilidade. Por isso, antes de sair comprando móveis e objetos de decoração, é importante planejar de qual forma cada espaço será usado. A sala, por exemplo, pode servir tanto de espaço de lazer quanto de home office.

Esse passo evita que você tenha que fazer adaptações futuras na mobília e acabe gastando um valor que não estava previsto. Além disso, garante que os espaços sejam mais eficientes no dia a dia.

Medir os espaços

A fita métrica será a sua melhor amiga na decoração para ambientes pequenos

É indicado medir tanto os móveis e eletrodomésticos que você já tem quanto as superfícies do novo apartamento, para que cada cantinho seja aproveitado da melhor maneira. Evite comprar itens sem medi-los antes só porque os achou bonitos, pois você pode acabar não tendo como encaixá-los nos ambientes.

Desapegar do que está sendo acumulado

O lema do “menos é mais” tende a ser um dos principais a serem seguidos na hora de decorar ambientes pequenos.

Antes da mudança, vale desapegar de móveis, objetos de decoração e utensílios que só ocuparão espaço e possam atrapalhar a funcionalidade do apartamento, deixando-o apertado e com a sensação de bagunça.

Como ampliar espaços reduzidos com ajuda da decoração: 4 dicas que realmente funcionam

Depois dos passos iniciais, chega o momento de partir para a decoração propriamente dita. Neste momento, alguns recursos podem ser muito úteis com o objetivo de fazer os espaços parecerem maiores e garantir que transmitam aconchego.

Dê preferência às cores claras

A dica número 1 da decoração para ambientes pequenos é priorizar as cores claras, como branco, off white, bege e cinza. Isso não significa que o seu apartamento tenha que ficar com cara de consultório médico, afinal, é possível incluir toques coloridos através de objetos decorativos como quadros, almofadas, nichos, vasos de plantas e luminárias.

Foto do decorado Today Perdizes

Você também pode pintar o teto ou alguma parede com uma cor mais vibrante, para quebrar a monotonia do espaço.

Outra dica importante no momento de decorar com cores claras é apostar na variedade de texturas. Por exemplo, se você escolheu um sofá bege de suede, pode incluir no ambiente um pufe de tricô e um tapete de pelos. Ainda que possuam a mesma tonalidade, por terem texturas diferentes, as peças irão dar a ideia de movimento ao espaço.

Conte com o poder da iluminação

Em conjunto com as cores claras, tanto a luz natural quanto a iluminação artificial podem fazer toda a diferença na decoração para ambientes pequenos, passando a sensação de que os cômodos são maiores.

Em vez de ter apenas uma luminária no centro do teto, vale usar spots que permitam mudar a direção da luz, além de lâmpadas embutidas.

Também é indicado escolher o tipo de lâmpada conforme o objetivo de cada espaço. Para ambientes que exigem mais atenção, como a cozinha, a lavanderia e o home office, as luzes brancas são as ideais. Já nos ambientes voltados ao lazer, descanso e relaxamento, como quarto, banheiro e varanda, as lâmpadas amarelas são as mais indicadas por proporcionarem aconchego.

Use espelhos

Outro recurso decorativo muito utilizado na decoração para ambientes pequenos é o espelho. Quando bem utilizado, esse acessório reflete a luz e amplia visualmente o cômodo.

Foto do decorado Today Vila Olímpia

Para que traga o efeito desejado, o espelho deve ser posicionado na parede que irá refletir o ambiente com mais intensidade, promovendo assim a sensação de continuidade e profundidade.

Utilize acessórios organizadores

Ao mesmo tempo em que ambientes pequenos são fáceis de organizar, qualquer coisa fora do lugar pode dar a sensação de que o apartamento está bagunçado.

Por isso, outros acessórios indispensáveis na decoração para ambientes pequenos são os organizadores, como caixas, ganchos, cabideiros e suportes, os quais podem ficar ocultos, inclusive dentro de armários ou atrás de portas, ou até mesmo fazer parte da decoração, quando tiverem estampas diferenciadas ou forem transparentes, por exemplo.

Como a mobília pode ajudar a deixar ambientes pequenos mais aconchegantes e funcionais

Além de pintura, acessórios e objetos decorativos, os móveis também são aliados em uma decoração para ambientes pequenos. Alguns tipos de mobília são mais recomendados para apartamentos compactos por garantirem um melhor aproveitamento do espaço e trazer mais funcionalidade para o dia a dia.

Aposte em móveis planejados

Foto do decorado Today Butantã

Cada centímetro de um ambiente pequeno é valioso, então, não dá para correr o risco de desperdiçá-los com móveis grandes ou pequenos demais. É por isso que os móveis planejados são a melhor opção, por terem a metragem ideal para cada espaço, além de serem confeccionados com as cores, texturas e acessórios de preferência do morador, promovendo a unidade da decoração.

Conheça os móveis multiuso

Assim como um mesmo espaço pode ter mais de uma utilidade dentro de casa, os móveis também podem cumprir diferentes funções de acordo com a tarefa a ser realizada ou o momento do dia.

Podendo ser comprados prontos ou feitos sob medida, os móveis multiuso economizam espaço e tornam a rotina mais eficiente.

E são várias as opções para incluir na decoração de ambientes pequenos, como um pufe que também serve de baú, uma mesa que pode ser presa na parede quando não estiver em uso, uma cama com escrivaninha integrada, entre outras.

Prefira prateleiras e nichos suspensos

Lembra do que dissemos sobre cada centímetro ter muito valor em um apartamento pequeno? Neste caso, a dica é aproveitar também as paredes e o teto na hora de planejar os ambientes, a chamada verticalização dos espaços.

Prateleiras, nichos suspensos e armários aéreos são boas opções para acomodar objetos decorativos e itens colecionáveis e também ajudam na organização.

Sugestões de reformas para um melhor aproveitamento dos ambientes pequenos

Se você tiver orçamento disponível para reformar o seu apartamento pequeno, aproveite para fazer mudanças que ajudem a aproveitar melhor o espaço interno.

Integre ambientes

A primeira dica de reforma é a integração de ambientes, como a cozinha americana, que conecta a cozinha com a sala de jantar, e a sala de estar integrada com a varanda. Para quem é fã de conceito aberto, a integração total de ambientes também é uma possibilidade, garantindo continuidade aos espaços e amplitude para o imóvel.

Foto do decorado Today Pinheiros

Para não ter prejuízos, é fundamental conferir as normas do condomínio a respeito de reformas, além de contar com o auxílio de um engenheiro, principalmente se houver a necessidade de derrubar paredes.

Use portas de correr

Além de economizar espaço, as portas de correr contribuem para a privacidade dos ambientes integrados. Sempre que possível, vale substituir as portas tradicionais pelos modelos deslizantes. Hoje em dia há uma infinidade de opções disponíveis, com materiais modernos e até mesmo trilhos suspensos, que evitam tropeços.

5 erros que você deve evitar ao decorar ambientes pequenos

Alguns erros clássicos podem ser evitados na decoração para ambientes pequenos, garantindo que os cômodos passem a sensação de amplitude, não comprometam o conforto e ajudem a evitar a monotonia.

Acumular móveis e objetos de decoração

O minimalismo e o desapego devem ser praticados na hora de montar um apartamento pequeno, isso porque o acúmulo de móveis e objetos de decoração tende a deixar os espaços apertados e com a sensação de estarem bagunçados.

Comprometer a circulação das pessoas

Quando o morador não mede as superfícies antes de comprar uma mobília, nem opta pelos móveis planejados, o que pode ocorrer é atrapalhar a circulação das pessoas pelo apartamento no dia a dia. 

Para evitar que isso aconteça, é indicado levar em conta o chamado espaço mínimo de circulação, de 60 centímetros entre os móveis e locais de passagem.

Além disso, determinados tipos de móveis também comprometem a rotina dos moradores, como mesas de centro. Neste caso, recomenda-se optar pelas mesinhas laterais ou então pelos móveis suspensos.

Variar os revestimentos

Usar diferentes revestimentos, como um piso laminado na sala e um de azulejos na cozinha, é uma alternativa interessante para delimitar ambientes, mas acaba comprometendo a amplitude dos espaços.

Para não cometer esse erro, optar pelo mesmo revestimento em todo o apartamento é a melhor opção. Neste caso, é importante escolher um material que seja versátil e que resista bem à água e às mudanças de temperatura, como o porcelanato e o piso vinílico.

Não ter organização no dia a dia

A bagunça fica muito mais evidente em ambientes pequenos. Isso não significa que para morar em um apartamento compacto você precise ser um maníaco por organização, mas sim que você faça uso de acessórios que ajudem a manter cada coisa em seu lugar e, é claro, as utilize no dia a dia.

Não ressaltar a personalidade dos moradores

Ao seguir à risca as dicas de decoração para ambientes pequenos, um erro que você pode acabar cometendo é o de deixar os ambientes frios e sem personalidade. 

Para evitá-lo, não deixe de incluir o toque dos moradores ao decorar, através de fotografias e objetos que tenham um significado importante, por exemplo. Plantas e estampas também são úteis nesse sentido, além de conhecer o próprio estilo decorativo, seja ele clássico, moderno, boho chic, retrô, etc.

Pronto para decorar ambientes pequenos do seu jeito? Conheça os imóveis da linha Today Canopus!

Agora que você já sabe os segredos da decoração para ambientes pequenos, está na hora de aplicar todos eles para decorar do seu jeito.

Você pode fazer isso em um dos empreendimentos da linha Today Smart Life da Canopus!

Os imóveis da linha Today da Canopus reúnem apartamentos em localizações privilegiadas, nos melhores bairros de São Paulo. Com tudo perto, você terá mais tempo para focar no que realmente importa.

Tanto em áreas externas como nas internas, tudo na linha Today é planejado para aumentar a qualidade de vida dos moradores e facilitar a rotina, garantindo comodidade, aconchego e praticidade.

A linha Today Smart Life tem a qualidade Canopus com valores acessíveis. Acesse a página exclusiva dos empreendimentos Today para conhecer as opções disponíveis e descobrir o apartamento que mais combina com você.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen