Decoração de banheiros: O que considerar?

test

O banheiro é muitas vezes negligenciado em termos de decoração. Porém, este espaço é essencial em qualquer imóvel e merece atenção especial quando se trata de design de interiores. Mais do que apenas uma área funcional, o ambiente pode se transformar em um refúgio relaxante, sendo aquele lugar onde você começa e termina os dias com tranquilidade e, é claro, conforto.

 

Desde a iluminação até a disposição dos móveis e a eficiência da ventilação, cada aspecto desempenha um papel fundamental na decoração de um banheiro que seja ao mesmo tempo prático e esteticamente agradável.

 

A seguir, o artigo detalhamos quais pontos devem ser observados.

1. Dê atenção à ventilação

Provavelmente é um dos itens mais importantes e, não por acaso, chega em primeiro lugar. A ventilação do seu banheiro é essencial por um motivo prático. Já que o ambiente é um lugar úmido, a presença constante do ar e da entrada de luz natural ajudam na evaporação desta água. Consequentemente, o local fica menos propício ao surgimento de maus odores e mofo.

 

Legenda: No apartamento decorado do Be.Península, foram usadas estruturas de vidro que não impedem a entrada de luz solar.

 

Se o cômodo não possui janelas - uma situação comum em apartamentos compactos - não tem problema. Hoje, existem no mercado diversos modelos de exaustores e ventiladores de teto que podem ajudar na tarefa.

2. Iluminação é tudo

iluminação pode ditar o estilo do seu banheiro para algo mais rústico, mais intimista ou mais sofisticado. No entanto, não podemos esquecer da sua função básica: iluminar.

 

Uma boa ideia é trabalhar com jogo de luzes, variando entre mais fortes e mais suaves. Os spots de luz são uma excelente alternativa neste sentido.

 

Legenda: Banheiro com fitas LED. Apartamento decorado do Today Pompeia em São Paulo.

 

Com interruptores diferentes, você pode escolher se quer uma iluminação para fazer uma maquiagem no espelho ou se está indo ao banheiro no meio da noite.

3. Lembre-se sempre da função principal do banheiro

Se o banheiro vai ser utilizado por crianças, vale pensar nas necessidades delas e no seu conforto na hora de auxiliá-las no banho. Recursos visuais mais alegres, com mais cores e pisos antiderrapantes são exemplos.

 

Já se o banheiro for um lavabo, vale criar um efeito uau, mas, ao mesmo tempo, sabendo que será um cômodo que não precisará de tantos recursos como o banheiro principal.

4.Qual estilo é o seu preferido?

O banheiro é parte do apartamento, logo o estilo deve combinar com o restante da decoração que você aplicou nos demais cômodos. Antes de definir cores da parede e objetos decorativos, reflita: qual é o seu estilo de decoração preferido?

 

Se você gosta de uma pegada mais rústica, faça bastante uso da madeira, desde a mobília até tons terrosos nos detalhes. Mas, se o estilo escandinavo ou outra tendência com visual mais clean é o seu preferido, aplique peças claras e aposte em metais mais refinados.

 

Outro estilo que nunca sai de moda é o industrial, que propõe a aplicação de madeira com metais na cor preta ou cinza chumbo. As lâmpadas grandes e amarelas costumam fazer parte do jogo proporcionando um ar de sofisticação com todo seu contraste.

Quer mais dicas de como decorar banheiros?

Lembre-se de que a decoração do banheiro é uma oportunidade de expressar sua criatividade e criar um ambiente que promova o bem-estar e o conforto em seu lar. Veja outras dicas para compor seu ambiente:

  • Plantas: introduzir plantas no banheiro é uma ótima maneira de adicionar um toque de natureza e frescor ao ambiente, além de contribuir para a qualidade do ar e criar uma atmosfera mais relaxante e acolhedora.
  • Quadros: eles dão um tom de cultura e sofisticação, pode ser a escolha ideal para quem não dispensa arte e quer ver um pouco dela em todos os momentos. Para não correr o risco de manchar ou deteriorar mais rápido, uma ideia é escolher quadros de materiais mais próximos do plástico ou deixar para o lavabo.
  • Nichos: é a união perfeita entre a decoração e o útil. Nichos são incríveis para organizar coisas e conferem um ar mega fofo em qualquer ambiente.

 

Legenda: Nicho no banheiro decorado do Today Vila Mariana.

 

  • Tapetes e mobília: criam um ar clássico e bem sofisticado, são ideais para banheiros grandes, com bastante espaço de circulação, evitando que o tapete fique constantemente molhado. Outra ideia é criar um ambiente dentro do cômodo usando uma poltrona, cadeiras ou bancos.

 

Prontinho! Agora você sabe muito sobre decoração de banheiros e já pode começar a soltar a imaginação para encontrar o melhor match para o seu.

 

E se você gostou dos empreendimentos citados nas fotos ao longo deste artigo, converse hoje mesmo com nossos especialistas. Eles estão à venda e localizados nas melhores regiões de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Clique aqui para entrar em contato.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen