Saiba como manter seu condomínio seguro

test

 

Normalmente, a maioria das pessoas já considera os condomínios mais seguros do que casas. Mas, para que isso seja realmente real, é preciso garantir que os administradores disponham de recursos para investir em segurança, infraestrutura e tecnologia para que realmente seja possível viver em um condomínio seguro.


 

Aqui neste artigo, você vai conhecer formas de manter um condomínio seguro e, também, aprender a reconhecer um ao procurar por um imóvel para comprar.


 

Fique com a gente!

 

Condomínios seguros: como mantê-los no dia a dia?

1 - Controlando o fluxo de pessoas

 

Assim como não permitimos a entrada de qualquer pessoa dentro da nossa residência, a mesma lógica deve ser aplicada ao prédio em que moramos, e o primeiro passo que a maioria das administradoras adota para manter o condomínio seguro é justamente encontrar maneiras de controlar o fluxo de pessoas.


 

A forma mais rápida (e barata) é através das chaves individuais e controles de portões eletrônicos, mas o interfone e a autorização pessoal também é um recurso bastante útil para esta finalidade.

 

2 - Portaria 24h

 

O porteiro é um grande aliado para manter o condomínio seguro, pois ele geralmente conhece todos os moradores, assim como seus carros e até mesmo seus visitantes recorrentes. Como profissional treinado, ele conhece o prédio como ninguém, e consegue perceber qualquer incoerência de atitude ou atividade incomum.
 

Além do mais, ter portaria 24h é extremamente útil para recebimento de encomendas e delivery, e também para auxiliar no fluxo de pessoas que falamos anteriormente.

 

3 - Câmeras

 

Outra forma muito comum de manter o condomínio seguro é investir em câmeras, tanto na área externa e área comum quanto para os corredores. As câmeras normalmente inibem a ação de pessoas que estejam mal intencionadas e evita até mesmo vandalismo, entre outras atitudes que prejudicam os moradores.


 

É importante, porém, ter certeza de que o conteúdo da câmera seja gravado e mantido em algum dispositivo por longos períodos, caso seja necessário averiguar posteriormente.

 

4 - Alarmes e cercas

 

Os prédios também podem manter o condomínio seguro através de alarmes e, claro, das cercas e muros - que vêm protegendo territórios desde que mundo é mundo. É válido certificar-se de que o muro do prédio esteja sem pontos vulneráveis e que, principalmente, não sirvam apenas de enfeite.


 

Muros ou cercas muito baixinhas, ou que tenham espaço para que uma pessoa consiga escalar, por exemplo, podem ser um convite para uma possível invasão.

 

5 - Usando a tecnologia

 

É inegável que a tecnologia sempre tenha um recurso que nos ajude no dia a dia, não seria diferente neste caso de manter nosso condomínio seguro. Assim, muito do que foi dito anteriormente pode ser aprimorado com recursos tecnológicos que garantem maior controle e maior segurança para todos. Veja os exemplos!

 

O simples interfone, por exemplo, pode ser substituído por um interfone com câmera - onde você pode ver quem está na portaria do prédio tentando ir para sua casa.


 

A portaria 24h pode ganhar reforço se feita de forma remota através de uma central de segurança especializada, que, se preciso for, tem conexão direta com as autoridades locais. O recurso permite maior critério para autorizar uma pessoa a entrar no prédio e o melhor é que, ainda, não coloca o porteiro em situação de risco.


 

Com o andar cada vez mais rápido da tecnologia, as câmeras de segurança conseguem detectar e acompanhar todo o percurso de uma pessoa dentro do condomínio. E mais: já que são integradas com as câmeras externas, elas conseguem, ainda, dizer para onde a pessoa intrusa se encaminhou, facilitando o trabalho da polícia, por exemplo.


 

Até os alarmes ganharam upgrades dignos de filmes. Capacitados com infravermelho, conseguem controlar o perímetro de forma automática e limpa. 


 

Condomínio seguro: o que observar? 

 

Agora que você já tem uma ideia dos principais recursos para manter um condomínio seguro, basta partir para o momento da avaliação ao comprar um apartamento. Além de fazer perguntas (veja nossas sugestões abaixo) ao corretor ou vendedor, é importantíssimo que você também observe os seguintes pontos:
 

● a portaria é 24h?;

● se sim, há substitutos disponíveis para cobrir folgas, almoços, ausências e férias?;

● o horário dos porteiros têm interseção? Isto é, a portaria nunca fica vazia durante a troca de turno?;

● como é a política do condomínio para receber entregadores e visitas? É preciso um cadastro, por exemplo?;

● o condomínio possui câmeras? Aqui é interessante perguntar sobre gravações, além de observar se há monitoramento também;

● quais são as tecnologias disponíveis para manter o condomínio seguro?;

● confira se os muros não possuem buracos, se estão bem conservados e se os mesmos possuem uma altura razoável;

● veja se o condomínio possui portões para o estacionamento e tente observar até mesmo a velocidade em que os mesmos abrem e fecham.

 

A Canopus garante um condomínio seguro

 

Nossos empreendimentos possuem compromisso com o seu bem-estar, com a otimização do seu dia a dia e, claro, com a sua segurança. Por isso, estamos sempre tentando inovar e trazer novas possibilidades para que os moradores saibam que estão em um condomínio seguro.
 

E como fazemos isso? Dê uma olhada!

 

● Investimos em áreas de lazer completas: dessa maneira, você não precisa sair do condomínio para ir a academia, trabalhar, relaxar ou fazer uma festa de aniversário;

● Temos o Espaço Delivery, disponíveis na nossa linha Today, em que a portaria recebe suas encomendas e guarda em segurança, evitando que você precise liberar a entrada do profissional;

● Nossas portarias são 24h;

● Para garantir a segurança do prédio e especialmente dos funcionários que trabalham ali, as portarias dos nossos empreendimentos são blindadas;

● Os nossos imóveis, de alto padrão como o Soul, possuem monitoramento de câmeras 24 horas por dia e 7 dias por semana;

● As portas de acesso aos apartamentos são equipadas com fechaduras biométricas, isto é, só abre com a digital cadastrada.
 

Se você gostou e aprendeu com este conteúdo, deixe compartilhe! Adoramos compartilhar conhecimentos que te ajudem na busca pelo seu imóvel ideal.
 

E se ficou curioso(a) para conhecer mais dos nossos empreendimentos, clique aqui para saber mais sobre nosso portfólio e as opções que temos para você e família!


 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen