Cômodos vazios: ideias para aproveitá-los ao máximo

test

Um cômodo vazio é ou será a realidade na maioria das casas, em mais ou menos tempo. E existem vários motivos para isso.

Pode ser por causa dos filhos que cresceram e foram viver em outro imóvel ou cidade, ou porque fazia sentido comprar uma casa maior, mesmo sem planos iniciais para o cômodo.

A verdade é que um cômodo vazio está longe de significar apenas uma saudade. Ele pode (e deve) significar uma nova chance de trazer maior funcionalidade ou personalidade para sua casa.

Se você está sem ideias do que fazer com seu cômodo vazio, nós preparamos esse conteúdo com várias opções para transformá-lo em algo que realmente valorize seu espaço.

Vamos lá? Aqui segue uma lista com 10 ideias para aproveitar seus cômodos vazios! Se você pensou em outra, deixe nos comentários para a gente. Vamos amar!

1. Quarto de hóspedes

 

Foto do decorado de 3 quartos do History Funcionários

Se você mora em uma cidade turística ou que recebe muitos eventos, provavelmente você deve hospedar muitas visitas ao longo dos anos.

O quarto de hóspedes é a ideia mais básica – e até mais óbvia – para seu cômodo vazio. Mas ela é também bastante útil! Afinal, pode ser desconfortável ter visitas dormindo em diversos cômodos pela casa.

E vamos além: montar um quarto de hóspedes pode ser uma forma de ter uma renda extra, recebendo viajantes, estilo Airbnb, ou via aluguel de temporada.

Se você estiver em uma cidade que recebe estudantes, você também pode deixar um anúncio nas universidades locais oferecendo o espaço.

2. Escritório

 

Com o home office forçado desde 2020, provavelmente muitas pessoas começaram a contemplar a ideia de ter um escritório propriamente dito dentro de casa.

Aquele lugar com todas as suas coisas, tal qual assistimos em filmes, em que você pode simplesmente fechar a porta e aproveitar o benefício de trabalhar no seu próprio lar. Além de garantir concentração para o trabalho também, claro.

3. Quarto de hóspedes + escritório

 

Foto do decorado de 2 quartos do History Funcionários

Se você tem as duas vontades, você pode montar um escritório com um bom sofá-cama ou até mesmo uma cama sem cabeceira. Assim, esse pode se tornar um cômodo híbrido!

Quando o cômodo recebe duas funcionalidades, é sempre bom contratar um designer de interiores, que saberá desenhar tudo com maestria e aproveitando bem o espaço.

4. Biblioteca

 

Todo amante de livros sempre sonhou em ter uma biblioteca em casa. Com um cômodo vazio, tal vontade pode ser facilmente conquistada.

Uma ideia é unir a biblioteca com escritório, ou tornar o cômodo uma espécie de sala de estudos, onde a concentração e o foco estejam em primeiro lugar.

5. Estúdio de música

 

Outra ideia é transformar o cômodo vazio em um estúdio de música. Geralmente aficionados da área acabam adquirindo e aprendendo vários instrumentos.

Com um cantinho só seu, além de ter muito charme e até mesmo sofisticação, você poderá palhetar a mesma música centenas de vezes sem incomodar ninguém.

6.  Academia

 

A preocupação com a saúde só cresce, o que é ótimo. Mas sabemos que nem sempre estamos dispostos a ir para a academia, ou ficamos acanhados em não estarmos no mesmo ritmo dos demais.

Uma pequena academia dentro de casa é uma ótima forma de manter o foco, encerrar as desculpas e praticar exercícios físicos dentro do seu tempo.

Contratar um profissional para auxiliá-lo nas atividades deixa tudo ainda melhor!

7. Sala de jogos e bar

 

Também poderíamos chamar de “sala da diversão”. Neste cômodo, você pode montar um bar e colocar uma mesa sinuca ou ping pong, uma mesa para carteado e um quadro de dardos.

Essa é uma excelente ideia para quem ama receber visitas e fazer aquela festa delivery. Es sendo concentrada em um só cômodo, você evita bagunça generalizada.

8. Closet

 

A depender do tamanho do quarto ou do número de pessoas na casa, uma boa ideia é aproveitar o cômodo vazio para criar um closet espaçoso e confortável.

Abuse dos espelhos e de pequenos puffs ou sofás para que você possa se sentar para calçar sapatos. Uma penteadeira também pode combinar com o espaço muito bem!

9. Despensa e/ou depósito

 

Não tem como negar que, ao longo dos anos, vamos acumulando coisas. E com tantos gadgets e eletrodomésticos, é fatal que o espaço acabe ficando escasso.

Com um cômodo a mais, você pode organizar a bagunça, hospedando ali seus mantimentos, materiais de limpeza, aspirador de pó e muito mais.

Lembre-se apenas de tomar cuidado para separar uma área da outra, especialmente os alimentos dos produtos químicos.

10. Sala da criatividade

 

Você pode aproveitar seu espaço extra para criar um cômodo de criação e experimentação. Mas o que seria isso exatamente?

Um espaço para você aprender marcenaria, plantio, pintura, artesanato, entre várias outras opções. Um local para se desafiar de maneira saudável, mas sólida.

O que considerar na hora de dar um destino ao espaço extra?

Nós elaboramos 10 ideias para que você aproveite seu cômodo extra, mas a verdade é que essa é uma decisão muito particular, e que deve ser pensada.

Não faça nada que você tenha dúvidas. Por exemplo, o quarto de hóspedes. Você vê como uma necessidade para agora ou algo plausível para o futuro?

Se for, ótimo. Se não for, repense.

Como falamos no início, o cômodo extra é uma oportunidade de pegar aquilo que você sempre gostou muito e trazer para o campo da realidade, dentro da sua casa.

Se você quiser criar um spa, um estúdio de dança ou simplesmente colocar uma rede lá dentro e batizá-lo de “quarto do relaxamento”, faça.

O importante é criar algo que faça sentido para você e para sua família.

Outra ideia é fazer uma pequena obra e expandir algum outro cômodo da casa, como o banheiro, o quarto principal ou a sala de estar.

Gostou da nossa conversa de hoje?

Você sabia que aqui no nosso Instagram tem muito mais? Falamos de vários assuntos que, tenho certeza, são muito interessantes para o seu dia a dia. Comece a seguir a gente aqui e aqui, e aproveite!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen