Como comprar o primeiro apartamento?

test

Chegou a hora de comprar seu primeiro apartamento e, apesar de ter feito muitos planos, você não sabe nem por onde começar. Tudo bem, fazer um investimento tão importante como esse é algo que realmente traz muitas dúvidas e nos deixa um pouco inseguros.
 

A boa notícia é que nós trouxemos dicas e informações que te ajudarão a realizar este sonho com mais agilidade e segurança. Confira!

8 dicas para comprar o primeiro apartamento

 

1. Faça um planejamento financeiro

planejamento financeiro é a base de todo este processo, do começo ao fim, e até mesmo depois, quando você já estiver com as chaves nas mãos.

Para que você tenha tranquilidade para pagar parcelas, quitar todos os demais custos que envolvem a compra do imóvel e não contrair dívidas, organize-se. Crie um planejamento detalhado onde você poderá visualizar e acompanhar a realização de cada etapa.

#Saiba quais são seus rendimentos reais

Parece bobagem, mas muitas pessoas não sabem, de fato, como é seu orçamento mensal. Um bom planejamento exige uma análise cuidadosa de seus rendimentos e despesas, para que você saiba onde precisa economizar e onde pode conseguir rendimentos adicionais, se for necessário.

#Valor da entrada

Se você ainda não tem uma reserva, precisa começar a fazê-la. Se tem, é preciso verificar se ela cobre parte do financiamento ou se você precisa levantar mais dinheiro. Uma das formas de fazer isso, é usar o FGTS para compor o valor da entrada de seu primeiro apartamento.

#Valor máximo da parcela que você pode assumir. 

Faça cálculos realistas para que seu padrão de vida não fique tão comprometido e o investimento não se torne inviável no futuro. O valor da parcela será um direcionador sobre o tipo e tamanho do imóvel que você pode adquirir.

#Reserva financeira

Tenha uma reserva para imprevistos, como doenças, perda da renda principal ou qualquer outra coisa que possa comprometer seu orçamento e te impedir de honrar seus compromissos.

#Custos adicionais

A compra de um imóvel envolve outros custos adicionais, como impostos, vistoria do imóvel, taxas de cartório e a própria mudança

#Orçamento futuro

Se você ainda não tiver quitado o apartamento quando pegar as chaves, terá que arcar com os custos do próprio apartamento, como IPTU, taxa de condomínio e fundos de reserva. Por isso, coloque todos estes valores no orçamento e não seja pego de surpresa.

2. Informe-se sobre todo o processo de compra de um imóvel

A compra de um imóvel exige muita paciência e pesquisa. O processo pode ser um pouco burocrático e demorado dependendo do tipo de imóvel e quais são os recursos disponíveis. 

Informe-se com construtora, imobiliária ou instituição financeira, quais são os procedimentos e como funciona toda a transação. Converse com amigos ou parentes e saiba como fizeram para tornar o processo mais rápido, seguro e fácil.

3. Informe-se sobre as formas de pagamento

A melhor forma de comprar seu primeiro apartamento é, sem dúvida, a compra à vista. No entanto, nem todos têm o montante necessário para isso. Atualmente, o  mercado oferece várias modalidades de financiamento.

Analise e escolha o que melhor se encaixa em seu planejamento financeiro.

#Consórcio imobiliário

Ideal para quem não está com pressa de pegar as chaves. Você não precisa dar entrada, as taxas são menores e, enquanto paga as parcelas, você pode fazer reservas para dar lances.

#Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

É indicado para população de baixa renda, que precisa comprovar que se encaixa nesta modalidade. As taxas e juros são limitados e há um valor máximo para o imóvel.

#Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)

Não há limites de renda ou do imóvel e os juros e as taxas são definidos de acordo com o valor do imóvel.

#Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Não há um valor predefinido para o valor do imóvel. A negociação entre as pessoas e as instituições financeiras é livre e não tem interferência do governo federal. 

#Pela construtora

Há uma grande flexibilidade para negociações, mas não há limites de valores, taxas e juros.

4.Defina a localização 

Algumas pessoas tendem a comprar imóveis com menor custo em locais distantes ou menos movimentados. No entanto, a localização interfere diretamente em sua qualidade de vida e os gastos com transporte e deslocamentos diários podem sair caro e comprometer seu orçamento.

Além disso, verifique se o local é seguro. Mesmo que seu primeiro apartamento ainda esteja na planta, visite o bairro em horários diferentes, conheça a região e confira sua infraestrutura e se ela atende suas necessidades.

5. Escolha o imóvel

As opções são muitas! Por isso, antes de sair olhando tudo, faça uma lista do que você deseja que seu primeiro apartamento tenha. 

Quantos quartos, metragem, cobertura ou uma área privativa, se será um imóvel tradicional ou studio, quantas salas, se terá elevador, se deve oferecer serviços adicionais e espaços de convivência como espaço fitness, gourmet, salão de festas, piscina, etc.

6. Certifique-se de que o imóvel não tem dívidas.

É comum ficarmos empolgados com a compra do primeiro apartamento. No entanto, é preciso estar atento e pesquisar tudo sobre o imóvel, principalmente se for um imóvel usado.

Solicite ao vendedor a certidão negativa de impostos municipais, o extrato de pagamento do IPTU, os comprovantes de pagamento das taxas de condomínio e outros.
 

7. Leia o contrato cuidadosamente

Ao comprar um novo apartamento, leia o contrato atentamente

A compra de um imóvel é uma transação financeira com direitos e deveres de ambas as partes. Por isso, como em qualquer outro investimento é preciso ler o contrato com atenção e, até mesmo, pedir ajuda de um contador ou advogado para entender cláusulas que possam parecer um pouco mais complexas ou que gerem dúvidas. 

8. Invista em uma construtora ou imobiliária de confiança!

Um bom corretor de imóveis é aquele que vai atuar ao seu lado como um consultor, um parceiro, que te ajudará a entender suas necessidades e oferecerá aquele que tem o melhor custo benefício. 

Ele deverá propor o melhor negócio para a compra de seu apartamento, ter bom conhecimento sobre o mercado imobiliário e possuir registro ativo no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Escolha a Canopus

Ao escolher seu primeiro apartamento, procure pela Canopus. Ela é reconhecida no mercado imobiliário pela sua idoneidade, tradição, qualidade dos  empreendimentos e também de suas entregas.
Venha conhecer os nossos empreendimentos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte! Entre em contato com nossos consultores e se informe sobre tudo que a Canopus tem a oferecer para você e para sua família.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen