Por que morar no Bairro Santo Antônio?

test

Localizado na região centro-sul de Belo Horizonte, o bairro Santo Antônio preserva o melhor dos dois mundos: a tranquilidade de um local majoritariamente residencial, que mais parece uma cidade do interior, com a facilidade de ter por perto uma ampla gama de comércios e serviços.

 

Continue a leitura para conhecer a história do bairro, conferir as principais razões para morar na região e ainda descobrir quais os principais pontos de interesse desta área de Belo Horizonte.

 

Conheça a história do bairro Santo Antônio

Situado perto de outros excelentes bairros para se morar na capital mineira, como Savassi, Cidade Jardim, Lourdes e Santo Agostinho, o Santo Antônio surgiu como a sede de um reservatório de água, sendo ocupado em sua maioria por chácaras. A partir do começo do século XX, a região começou a receber suas primeiras casas.

 

O nome do bairro surgiu oficialmente na década de 30, com a construção da Paróquia de Santo Antônio. A instalação da linha de bonde e a inauguração do Minas Tênis Clube influenciaram no desenvolvimento da região.

 

O bairro Santo Antônio começou a mudar de perfil nos anos 70, com a chegada do boom imobiliário, que transformou a paisagem local. Apesar de ainda existirem muitos casarões antigos na região, o bairro é ocupado atualmente em sua maioria por edifícios.

 

5 razões para morar no bairro Santo Antônio

São vários os motivos para morar no bairro Santo Antônio. Além de ser uma região muito bem localizada e próxima a outros bairros de destaque de Belo Horizonte, o Santo Antônio conta com uma ampla oferta de comércio e serviços, possibilitando que o morador encontre ali tudo o que precisa.

 

O bairro também dispõe de diversas opções de lazer para garantir que os habitantes se divirtam e relaxem sem que precisem se deslocar por grandes distâncias.

 

Tudo isso sem perder de vista a tranquilidade, com ruas arborizadas e casas antigas, proporcionando uma ótima qualidade de vida para quem decide morar na região.

 

1 – Infraestrutura

O bairro Santo Antônio está localizado na região centro-sul de Belo Horizonte e tem como vizinhos alguns bairros tradicionais da cidade, como Cidade Jardim, Lourdes, Luxemburgo, São Pedro, Santo Agostinho e Savassi.

 

Além da proximidade com estes bairros e com o centro da cidade, a região possui localização privilegiada, com várias vias importantes em seu entorno, entre elas, a Avenida do Contorno, que facilita o deslocamento para diversos outros pontos da cidade, um ponto positivo para quem estuda ou trabalha em bairros mais afastados de BH.

 

Outras vias importantes são a Avenida Nossa Senhora do Carmo, Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas e Prudente de Morais.

Para se deslocar, o morador não encontra dificuldades, seja de carro, a pé ou de ônibus, uma vez que as vias são pavimentadas e bem sinalizadas. A segurança dos habitantes também está garantida por conta do policiamento ostensivo frequente.

 

Uma característica marcante da região é a sua topografia acidentada, com muitos aclives e declives. Isso, além de propiciar algumas vistas bastante atraentes, também garante que os valores dos imóveis sejam mais interessantes do que os praticados em outros bairros com perfis semelhantes.

 

2 – Comércio e serviços

Apesar de ter um perfil residencial, o bairro Santo Antônio é muito bem servido em comércio e serviços, portanto, os moradores encontram nas redondezas tudo o que precisam para facilitar a rotina e resolver as pendências do dia a dia, evitando terem que pegar o carro a todo momento.

 

Espalhadas pelo bairro há diversas opções de supermercados, padarias, postos de gasolina, farmácias, academias e agências bancárias, além de centros de saúde, escolas e instituições de ensino superior.

 

Há de tudo um pouco por perto, mas caso o morador não encontre o que necessita por ali, pode facilmente se deslocar para regiões próximas e resolver o que precisa, seja de carro ou de ônibus.

 

3 – Lazer ao ar livre

O bairro oferece também inúmeras opções de lazer, tornando-se assim uma região completa. Justamente por isso é que optamos por dividir esse tópico em dois, garantindo que você fique por dentro de todos os pontos de interesse que o Santo Antônio dispõe para relaxar, se divertir e praticar exercícios.

 

Para quem está em busca de contato com a natureza, há dois parques na região. Um deles, o Parque Jornalista Eduardo Couri, conta com lago, espaço para a prática de atividades físicas, além de muita área verde para contemplação. Já o segundo, o Parque Ecológico Santo Antônio, conta principalmente com brinquedos e equipamentos para ginástica ao ar livre.

 

Legenda: Vista aérea do Parque Jornalista Eduardo Couri. Crédito: Portal Belo Horizonte.


Entre os locais de lazer ao ar livre, outro que merece destaque é a Praça Cairo. Com um clima agradável e ambiente acolhedor, a pracinha é a preferida de muitas famílias para levar as crianças.

 

4 – Espaços culturais e outras áreas de lazer

Continuando o tópico sobre lazer no bairro Santo Antônio, o Pátio Savassi é um shopping que reúne um mix completo de lojas, gastronomia e espaços de diversão e relaxamento para toda a família.

Quem busca lazer completo em um mesmo lugar também tem à disposição dois clubes, o Mackenzie Esporte Clube e o Minas Tênis Clube, que oferecem uma estrutura diversificada de esportes e diversão para os sócios.

 

Próximo ao bairro também está a Praça da Liberdade, um grande complexo cultural que reúne espaços importantes como o Museu Mineiro, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Centro de Arte Popular. A praça também recebe feiras ao longo da semana e é um ótimo lugar para passar o dia e relaxar.

 

No limite do bairro com a região vizinha do Cidade Jardim está o Museu Histórico Abílio Barreto, dedicado a preservar a história da capital mineira. Além do acervo permanente, que inclui meios de transporte dos séculos passados, o local recebe exposições de curta e longa duração.

 

5 – Gastronomia

O bairro Santo Antônio também não deixa a desejar para quem quer comer bem e viver novas experiências gastronômicas.

 

Entre as opções mais bem avaliadas da região está o Restaurante Paradiso. Instalado em uma casa com decoração rústica e simples, a casa oferece uma culinária contemporânea, com pratos inspirados nas cozinhas italiana e francesa.

Localização: Rua Leopoldina, 347 - Santo Antônio

 

Adeptos da dieta vegetariana e pessoas que buscam uma alimentação saudável também estão bem servidos na região, graças ao Nascente, Um Gosto de Sol. Mix de restaurante, lanchonete, mercearia e feira orgânica, no local é possível experimentar comidas naturais, muitas delas preparadas com folhas nativas.

Localização: Rua Congonhas, 510 - Santo Antônio

 

Para o café da manhã ou o lanche da tarde, destaque para a Padaria Cataguases. Com atmosfera sofisticada, o estabelecimento oferece itens como pão de azeite, carne ao molho pesto e patê de frango com abacaxi.

Localização: Rua Paulo Afonso, 720 - Santo Antônio

 

Outro lugar que merece ser frequentado é o Chá Comigo, descrito como um refúgio em meio à agitação da cidade grande. Além de diversas opções de chás, a casa oferece quitutes como sanduíches, pão de queijo recheado e tortas, além de um espaço para a troca de livros.

Localização: R. Nunes Viêira, 99A - Santo Antônio 

 

Considerando que Belo Horizonte é conhecida como a Capital Mundial dos Botecos, não poderíamos deixar de destacar um local deste tipo aqui no tópico sobre gastronomia. Muito tradicional na região, com mais de 70 anos de história, a Mercearia Lili oferece quase cem opções de petiscos no cardápio.

Localização: Rua São João Evangelista, 676 - Santo Antônio

 

Curiosidades sobre o bairro Santo Antônio

Depois de conhecer a história, as principais opções gastronômicas e de lazer e os motivos para morar na região, que tal descobrir duas curiosidades sobre o bairro?

 

A primeira delas é que um dos símbolos culturais do bairro é a chamada vaquinha da Rua Leopoldina. Esta obra de arte a céu aberto é tombada pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural de BH e tem sua pintura modificada de tempos em tempos, garantindo novos ares para a região.

 

Outra curiosidade do Santo Antônio é que o bairro serviu de locação para as filmagens de “O Menino Maluquinho”. Lançado em 1995, o filme é uma adaptação da obra do cartunista Ziraldo.

 

Conheça os empreendimentos Canopus nos melhores bairros de BH

A Canopus possui empreendimentos nos melhores bairros de Belo Horizonte, inclusive nas proximidades do Santo Antônio. Entre eles, o Infinity Art Residences. 

 

O condomínio, pronto para morar, dispõe de apartamentos de 173 m². Além de vista privilegiada, as unidades contam com 4 quartos, sendo 2 suítes e 2 semissuítes, e 4 vagas de garagem.

 

O Infinity dispõe ainda de uma área de lazer completa, toda equipada e decorada para a sua família, incluindo academia, piscina, salão gourmet, brinquedoteca, playground e salão de jogos.

 

Legenda: Área da piscina pronta no Infinity Canopus.

 

Outro destaque é o History Funcionários - um empreendimento de alto padrão no bairro Funcionários. O residencial conta com apartamentos espaçosos, de 75 a 116 m², que variam de 2 a 3 suítes, e 2 vagas de garagem para maior comodidade dos moradores.

 

Legenda: Perspectiva artística da sala do apartamento History Funcionários.

 

O condomínio do History Funcionários é outro ponto alto do empreendimento. Nele, existem diversas áreas de lazer, como:

  • Piscina adulto com deck molhado
  • Piscina infantil
  • Piscina coberta e climatizada com raia de 20 metros
  • Playground
  • Quadra poliesportiva
  • Churrasqueira
  • Salão de festas
  • Espaço gourmet
  • Espaço fitness

 

Legenda: Perspectiva artística da piscina coberta no History Funcionários.

 

Venha conhecer e se apaixonar pelo History Funcionários, o novo lugar para você escrever histórias inesquecíveis. Clique aqui para conversar com nossos especialistas.


 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen