Aplicativos para organização da casa

test

Organizar a rotina de uma casa não é fácil. Administrar limpeza, compras, cozinha e outras várias pequenas responsabilidades, principalmente quando ainda é preciso conciliar isso tudo com o trabalho, estudos ou ambos, é um desafio.

Quem mora sozinho pode ficar ainda mais enrolado. Especialmente no início, quando ainda não deu para acostumar com as obrigações, afinal, é complicado dar conta de tudo e não deixar tarefas acumuladas.

Felizmente, com o advento da tecnologia, cuidar de casa ficou bem menos complicado, mesmo com a correria do dia a dia. Neste artigo, você vai saber como incorporar a tecnologia na sua rotina e facilitar seu trabalho na hora das tarefas. Confira!

Casas Inteligentes

 

Foto do decorado do Today Pinheiros

Esse formato de casa começou a ser desenvolvido conforme a tecnologia evoluiu e passou a proporcionar esse tipo de construção. Podemos considerar que esse conceito se iniciou em 1900, com a inserção de sistemas elétricos nas casas.

Hoje em dia, as casas inteligentes atendem as necessidades dos moradores através da conexão com a internet. É possível fazer segurança e monitoramento do imóvel, controlar a iluminação, economizar energia e interligar ferramentas de entretenimento (como smart tvs, videogames e sistemas de áudio).

Um aparelho que tem se popularizado nos últimos anos é o smartspeaker, a exemplo do Alexa (Amazon Echo Dot) e Google Home (Google Nest Mini). Funciona como uma espécie de assistente pessoal, onde você gerencia seus compromissos, programa lembretes, cria listas, além de controlar por comandos de voz todos os aparelhos da sua casa que estejam conectados à internet; tudo isso por comandos de voz.

Uma casa automatizada também ajuda na preservação do meio ambiente. Dispositivos que gerenciam água e energia aumentam o aproveitamento de recursos e é possível economizar no consumo em até 30%.

O número de residências automatizadas no Brasil atualmente é pequeno, mas já começa a ser uma preocupação na procura de imóveis. Algumas construtoras já estão se modernizando e desenvolvendo moradias automatizadas, onde as pessoas podem controlar sistemas de câmeras, destrancar portas, ligar e desligar luzes e muito mais, tudo isso utilizando o celular ou smartwatch.

Alguns aplicativos para utilizar no cuidado da sua casa

Mas você não precisa ter uma casa inteligente para ter a tecnologia ao seu lado na hora de cuidar da sua casa. Hoje em dia, existe uma infinidade de aplicativos que podem lhe ajudar a organizar a rotina, fazer compras e até cuidar da sua saúde financeira. Confira:

1. Listonic

 

Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Nesse aplicativo, você cria várias listas de compras ao mesmo tempo (que são sincronizadas em tempo real), separa produtos por categorias, e até mesmo compartilha com amigos. Além disso, é possível incluir fotos de itens, alterar a quantidade de unidades e criar listas usando comando de voz.

O Listonic monitora suas compras e recomenda produtos que você compra de forma recorrente. Ele está disponível para Android e iOS.

2. Lista de Compras – Softlist

 

Foto: Divulgação

Com gráficos e relatórios para controle de despesas, este é um dos aplicativos de lista de compras mais baixados da Play Store. É possível criar listas organizadas por unidade de medida, preço e até adicionar fotos dos itens.

As funcionalidades também incluem um histórico de compras com comparação entre lojas diferentes. O aplicativo está disponível para Android.

3. TudoGostoso Receitas

 

Foto: Divulgação

Se você quer cozinhar, mas não sabe por onde começar, esse aplicativo tem várias receitas simples e úteis. Elas são divididas por categorias, como doces, carnes ou vegetariano.

O TudoGostoso Receitas também tem várias dicas de culinária, e é possível salvar suas receitas preferidas para não precisar perder tempo pesquisando. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

4. Trello

 

Foto: Divulgação

Possível utilizar no computador ou no celular, o Trello geralmente é utilizado como ferramenta de comunicação entre equipes de trabalho, mas pode ser adaptado para ser usado na sua casa. Com ele, você cria e gerencia listas de forma colaborativa, pode marcar compromissos e utilizar quadros para melhor visualização.

As funcionalidades dele podem ser úteis para organizar o calendário em família ou até de amigos. O aplicativo está disponível para PC, Android e iOS.

5. Sortly

 

Foto: organisemyhouse.com

Você nunca mais vai perder suas coisas depois de começar a usar esse aplicativo. No Sortly, você adiciona os objetos que você guardou de forma categorizada (como “Armário” ou “Despensa”) e coloca fotos, além de detalhar o conteúdo em cada área da sua casa.

Assim, quando você quiser algo específico, não precisa passar horas procurando pela sua casa; é só abrir o aplicativo e ver onde você guardou. Ele está disponível para Android e iOS.

6. Habitica – Gamify Your Tasks

 

Foto: Divulgação

Esse aplicativo é para quem gosta de jogos e RPG. Nele, você lista seus afazeres e, a cada vez que completa uma tarefa, ganha experiência e ouro para fortalecer seu personagem e assim completar as missões.

Para quem tem dificuldade em seguir uma rotina ou lembrar de todas as tarefas, é uma maneira criativa e divertida de fazer. Você pode categorizar as obrigações de acordo com o nível de dificuldade (fácil, médio ou difícil) e com a regularidade (diário, semanal ou só de vez em quando, como faxinas maiores).

O Habitica está disponível para Android e iOS.

7. Olivia

 

Foto: Estadão

Utilizando o conceito de open banking (troca de informações entre instituições financeiras), no Olivia é possível conectar suas contas bancárias e controlar seu consumo mensal. Por meio de algoritmos, ele analisa seu perfil e gera relatórios de gastos para que você controle seus ganhos.

Existem muitos aplicativos de controle financeiro que fazem o mesmo, mas o diferencial do Olivia é que ele oferece soluções para que você economize, percebendo os comportamentos do seu consumo. Por exemplo, ele nota que você compra um item no mesmo lugar de forma recorrente; então, ele te oferece links com desconto no produto.

O Olivia está disponível para Android e iOS.

8. GetNinjas

 

Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Seja por problemas hidráulicos ou elétricos, às vezes você precisa de um profissional em casa, e nem sempre é fácil de encontrar. O GetNinjas conecta profissionais aos clientes.

Você preenche dados como seu pedido, local e a urgência do serviço, e aparecem os contatos dos profissionais. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Ter um help da tecnologia pode ser tudo de bom para que sua vida caminhe de forma mais organizada e com maior empoderamento! Se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com amigos e familiares.

E não se esqueça! Aqui no nosso Instagram, tanto da Construtora Canopus, quanto da Today Smart Life, sempre tem dicas super bacanas para facilitar seu dia a dia. Siga a gente e aproveite!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen