4 vantagens de se comprar apartamento na planta

test

Comprar um imóvel envolve muitos fatores: tamanho, número de quartos, segurança, localização, facilidades do condomínio, entre outros. Mas nem sempre o que está disponível no mercado atende às necessidades da nossa família. Assim, comprar um apartamento na planta pode ser a solução ideal para você.

A sensação de morar em um imóvel que nunca foi ocupado por ninguém e, ainda, mobiliá-lo do jeitinho que você quer é uma das grandes vantagens de se optar por um apartamento na planta — e essa é só uma das várias que esse tipo de imóvel pode oferecer. 

Entenda, abaixo, o que significa adquirir um imóvel na planta e confira outros benefícios que vão te convencer de vez a preferir apartamentos na planta!

O que é um apartamento na planta?

Um apartamento na planta é um imóvel ainda em fase de construção, mas que já tem um projeto e um design pré-definidos. Ao comprá-lo, no entanto, é fundamental lembrar que só poderá utilizá-lo após a sua conclusão.

Esse tipo de transação é interessante porque o comprador tem garantia de que o empreendimento será construído conforme as normas técnicas e as especificações do projeto. Na compra de um imóvel já pronto, por exemplo, você pode não saber a procedência da construção, ou mesmo se teve acompanhamento de um engenheiro.

Qual a diferença de comprar apartamento pronto e na planta?

Comprando um apartamento pronto, você pode ver exatamente o que está comprando e ter uma noção mais precisa do espaço e das condições em que o imóvel se encontra. Por outro lado, comprar um apartamento na planta pode ser bastante vantajoso, principalmente em relação aos preços.

Eles costumam ser mais baixos, e o financiamento é feito diretamente com a construtora, o que facilita e agiliza o processo.

Em resumo, comprar um apartamento pronto pode ser uma opção mais segura, enquanto comprar um apartamento na planta pode ser mais econômico. Além disso, comprar na planta permite uma melhor organização financeira porque há um fluxo de pagamento maior. No final, é importante avaliar suas necessidades e preferências para tomar a decisão certa para você.

Vantagens de comprar um apartamento na planta

A seguir, confira as principais vantagens de adquirir um apartamento na planta. 

1. Grandes chances de valorização

Por se tratar de um imóvel que ainda será construído, o apartamento na planta pode se tornar um grande investimento. Empreendimentos construídos em bairros em ascensão, com facilidades de transporte, ou que estão recebendo melhorias na infraestrutura, são promissores.

Mesmo que você decida não morar no espaço por muito tempo, o retorno pode ser grande ao alugar ou vender o imóvel. 

2. Melhor custo-benefício

Apartamentos na planta oferecem mais formas de pagamento, além de geralmente exigirem um investimento de cerca de 30% do valor de entrada (essa porcentagem varia conforme a fase da obra). Dependendo da empresa, ainda existe a possibilidade de dividir esses 30% até o final da obra e parcelar o restante do valor.

O valor investido em um apartamento na planta costuma ser menor do que um imóvel que está sendo revendido, deixando todo o processo muito mais acessível. Vale a pena destacar, ainda, que comprar na planta permite uma melhor organização financeira porque há um fluxo de pagamento maior.

Além disso, em alguns casos, comprar um apartamento na planta pode oferecer incentivos fiscais, como descontos ou isenções de impostos.

 3. Mais tempo para planejar a mudança

Muitas vezes, o tempo é apontado como uma desvantagem na compra de um apartamento na planta. Mas se você já possui um imóvel ou uma família grande, por exemplo, o tempo pode ser um fator de benefício.

Alguns pontos podem ser feitos com mais calma e estrutura, como:

  • organizar o que vai para a casa nova e o que precisa ser vendido ou comprado;
  • entender os melhores caminhos para as atividades do seu cotidiano;
  • procurar por colégios por perto, no caso de ter filhos na família;
  • todos os outros elementos do processo de adaptação podem ser feitos com mais calma e estrutura. 

4. Instalações modernas

Se você já morou ou mora em um prédio antigo, sabe que muitos fatores, como a preocupação com a sustentabilidade, não eram considerados na época em que eles foram construídos.

Apartamentos na planta geralmente contam com diversas inovações, que vão retardar a necessidade de manutenção. Por exemplo:

  • instalações de última geração;
  • ambientes melhor integrados;
  • plantas mais alinhadas com o estilo de vida dos moradores;
  • espaço para possíveis implementações tecnológicas.

Como comprar um apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta pode ser uma ótima opção para quem quer um imóvel novo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que tudo ocorra de forma segura e sem surpresas desagradáveis.

Para começar, é importante fazer uma pesquisa de mercado e escolher uma construtora ou incorporadora de confiança. Confira se a empresa tem um bom histórico de entrega de imóveis e se ela cumpre com os prazos e especificações prometidos. 

Além disso, é recomendável ler atentamente o contrato de compra e venda, cláusulas por cláusula e garantias oferecidas pela construtora. Outra dica importante é verificar se o imóvel corresponde com as normas de construção e urbanismo da cidade onde está sendo construído.

Nessa etapa, averígue se o terreno tem todas as licenças e autorizações necessárias para a construção do empreendimento. Antes de assinar o contrato e efetuar o pagamento, é recomendável contratar um advogado e um corretor de imóveis para conferir todos os documentos e garantir que tudo está em ordem.

Por fim, vale a pena fazer uma simulação do financiamento, verificando se é possível arcar com as prestações mensais do imóvel.

Conheça os empreendimentos Canopus na planta

Agora que você já sabe todos os benefícios que um apartamento na planta pode te oferecer, que tal conferir algumas opções disponíveis pela Canopus?

Somos uma empresa com mais de 51 anos de intensa atuação no mercado imobiliário, com um trabalho pautado em valores e solidez. Nascemos em Belo Horizonte, mas nossa projeção nacional nos permitiu:

  • consolidar empreendimentos em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal;
  • entregar mais de 25 mil unidades e nos tornar referência nos segmentos de incorporação, construção e vendas de imóveis comerciais e residenciais.

A Canopus, em todos os segmentos onde atua, é reconhecida por seu alto padrão de qualidade em acabamentos, parceira das melhores marcas do mercado. Isso, somado ao seu fiel cumprimento de prazos e qualidade de entrega, se tornou uma das nossas principais características.

Construímos uma empresa saudável, comprometida e com foco em resultados sustentáveis; uma empresa com propósito, que enxerga para seu futuro um caminho de ainda maior impacto positivo, com inovação, inclusão e responsabilidade.

Venha conhecer nossos empreendimentos e escolher o apartamento na planta ideal para a sua família!


 

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen