5 dicas para escolher uma construtora de confiança

test

Independente de ser o seu primeiro ou mais uma aquisição, a compra de um imóvel novo exige atenção e cuidado a muitos detalhes. Entre eles, a construtora é um dos mais importantes, pois será ela a responsável por garantir a qualidade na execução do projeto, na produção e gestão da obra.

Exatamente por exercer um papel tão essencial para o sucesso de um imóvel é que separamos 5 dos principais pontos para você se atentar na hora de escolher uma construtora de confiança. Saiba mais abaixo!

 

1. Antes de tudo, faça uma pesquisa sobre a construtora

O histórico de uma empresa pode dizer muito sobre sua conduta e qualidade. Antes de optar por uma construtora, procure na internet informações sobre seus empreendimentos, veja se existe reclamações ou notícias negativas e converse com pessoas que já fizeram negócio com a empresa.

Uma opção é entrar no site da Receita Estadual e Federal para ver se existe processos ou dívidas no nome do empreendimento e verificar a qualificação dos engenheiros e outros empregados responsáveis pela obra. Dessa forma, você irá garantir mais segurança na hora de fechar negócio.

2. Atente-se as qualificações e diferenciais da

Certificados são uma ótima maneira de se entender os diferenciais e as qualificações oferecidas por uma empresa. Entre as principais do ramo de construção civil são: PBQP-H, ISO 9001, selo Casa Azul e Leed.

PBQP-H

Essa é uma das mais importantes certificações para uma construtora. A sigla significa Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat e tem como objetivo garantir a qualidade e na modernização produtiva.

O certificado possui muitas exigências e é muito difícil de ser atendido, destacando apenas as melhores construtoras que cumprem a qualidade dos materiais usados, qualificação da mão de obra, inovação na tecnologia e possuem algum foco em sustentabilidade e uso inteligente de recursos.

ISO 9001

O ISO 9001 também é um certificado que oferece credibilidade a uma construtora, já que visa a organização dos processos e qualidade dos serviços oferecidos

Selo Casa Azul e Certificação Leed

Ambas as certificações se assemelham pois visam a sustentabilidade da obra. No selo Casa Azul são observados pontos como eficiência energética, gestão do uso de água e qualidade urbana.

3. Verifique se a construtora está em dia com a parte legal

Entre documentação e contratos, a parte legal do processo de aquisição de um imóvel pode ser uma das mais complexas e desafiadoras. Por isso, é fundamental verificar a idoneidade de alguns documentos para entender se a construtora é de confiança. Alguns deles são:

  • Documento confirmando a aprovação do projeto pela prefeitura local;
  • Memorial Descritivo informando todos os detalhes da construção;
  • Atestado de capacidade técnica;
  • Contrato de compra e venda.

Leia com atenção todos os detalhes desses documentos e, caso seja necessário, peça ajuda de um advogado. O importante é que todas as dúvidas e informações sejam esclarecidas.

4. Visite empreendimentos da empresa

Entre projetos já lançados e canteiros de obra, uma dica valiosa para entender a confiabilidade e qualidade de uma construtora é visitar seus empreendimentos.

Nos canteiros de obra, observe a organização, limpeza do espaço, se a equipe do local está cumprindo normas de segurança e todos os fatores que podem influenciar na qualidade do imóvel.

Já para empreendimentos já lançados, verifique a qualidade física do prédio, o acabamento dos espaços oferecidos, distribuição de ambientes, entre outros. Conversar com moradores também é uma ótima maneira de saber se os prazos foram cumpridos e se a assistência devida foi oferecida durante o processo de construção.

5. Avalie a solidez, qualidade e valores da construtura

Nem só de detalhes técnicos se faz uma boa construtora. Entender se a empresa se preocupa com o meio-ambiente, proporciona um espaço de trabalho íntegro e faz entregas alinhadas com as expectativas são fatores essenciais hoje em dia.

Empresas que oferecem um lado mais humano, se preocupando com a sustentabilidade e também com a comunidade já existente no local, mostram valores e visão firmes, proporcionando também a melhoria da construção civil no país.

Site, blog e redes sociais ajudam a entender se as ações tomadas estão alinhadas com os valores, bem como observar a interação do público com a marca.

Analisando os dados certos, sabendo qual o tipo de empreendimento funciona melhor para você e seguindo essas dicas, encontrar uma construtora de confiança se tornará uma tarefa fácil!

Agora que você já sabe os principais pontos na hora de escolher uma construtora, que tal conhecer uma que alia a solidez e tradição de 46 anos junto a inovação e sustentabilidade? Saiba mais sobre a Canopus e encontre o imóvel ideal para você!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen