5 dicas para acelerar a compra do seu imóvel

test

Ter um lugar para chamar de (definitivamente) seu é bom demais. Qualquer pessoa que tenha parado para fazer algumas contas simples, sabe que comprar um imóvel é uma boa escolha.

Afinal, com o mesmo valor de aluguel (e às vezes até menos), você consegue pagar a parcela de um imóvel próprio e até antecipar as finais do financiamento, aproveitando o décimo terceiro ou bônus, por exemplo.

Não há nada melhor que saber que aquele espaço é seu, sem depender da aprovação do dono do apartamento atual para fazer qualquer modificação.

Sem contar, é claro, que a compra de imóvel próprio é um investimento seguro. Mesmo que você não vá viver nele, pode alugar ou fazer um upgrade e revendê-lo.

Porém, ainda existem alguns empecilhos pelo caminho que impedem a conquista da compra do apartamento próprio, e a maioria está ligada à organização.

Neste post, vamos conversar sobre a aceleração da compra do seu imóvel, dando dicas reais e totalmente razoáveis para que você consiga chamar um apartamento de seu.

Mas antes de começarmos, preciso te chamar para seguir nosso perfil no Instagram, pois por lá sempre tem diversos assuntos (como este), que são ótimos para seu dia a dia!

Agora, sim, vamos para nossas dicas!

1. Tudo começa com os cálculos

 

 

Toda compra da sua vida deveria ser baseada diretamente no quanto você ganha e no quanto você pode gastar de fato.

Não é uma conta que se faça rapidamente na folha do papel de pão, então tenha bastante cuidado e reflita muito sobre isso. Vale até pensar alguns dias sobre a questão.

Falamos isso, pois é comum não se lembrar das despesas que se tem de pronto. Algumas estão tão escondidas no débito automático da conta ou do cartão, que é fácil esquecer.

Tendo maior visibilidade sobre o quanto você ganha e o quanto você gasta todos os meses, é possível traçar planos mais sólidos para que você possa comprar seu apartamento.

2. Comece a reservar seu dinheiro

 

Todos os especialistas são unânimes em dizer que 30% da sua renda deve ser destinada ao imóvel, mas vamos além: se você quer acelerar, procure reservar o máximo possível.

Se você está se mudando com alguém, é importante que o casal fale abertamente sobre as finanças e que esta responsabilidade e comprometimento seja de ambos.

Começar a reservar o dinheiro agora também é importante para que você se adapte a viver uma vida com 30% “a menos”, evitando uma adaptação forçada no futuro.

3. Agora é hora de poupar dinheiro

Sim, a diferença entre reservar e poupar é que, no segundo caso, você vai olhar para sua vida atual e procurar entender o que pode ser economizado.

Por exemplo, se você tem costume de comer fora pelo menos três vezes por semana, será que você não pode passar para duas ou uma?

Ao invés de comprar comida por aplicativo, não vale colocar a mão na massa para 1) aprender a cozinhar, 2) criar novas memórias e 3) poupar dinheiro?

Rever contas também é uma ótima forma de poupar dinheiro. Operadoras de celular, por exemplo, vivem mudando suas grades de preços, na maioria das vezes com opções mais vantajosas.

4 – Reveja suas compras

 

 

Com tantos sites e apps com descontos sensacionais, é fácil cair naquela compra que nem faz tanto sentido no momento, mas que você acha que não pode perder a oportunidade.

Mas lembre-se que coisas são apenas coisas, e que parcelamentos podem ser vilões, pois de pouco em pouco transformam sua fatura do cartão de crédito em algo monstruoso.

Procure avaliar bem sua necessidade de compra entre aquilo que deve ser comprado por necessidade A, B ou C e aquilo que pode ser postergado para um momento mais tranquilo.

5 – Se possível, busque uma renda extra

 

Nem sempre é possível devido às longas jornadas de trabalho que algumas profissões ou empresas demandam, mas é uma forma de acelerar o processo de compra do imóvel.

Fazer projetos freelancer aos finais de semana, pegar plantões extras ou vender coisas ou serviços pode ser uma forma de ter mais dinheiro no final do mês.

Mas lembre-se: por mais que comprar um apartamento próprio seja o sonho de quase todo mundo, procure respeitar seus limites, financeiros e de trabalho, levando em questão a qualidade de vida também.

3 detalhes muito importantes sobre a compra de um apartamento

Assim como a organização financeira, você tem que ter todo um planejamento acerca da compra do seu apartamento – principalmente se este for seu primeiro.

E não só isso: você precisa saber de todos os custos e processos que envolvem a compra do imóvel próprio, para não te pegarem de surpresa. Tais como:

1. A maioria dos bancos financia até 80% do valor total do imóvel

Por isso, é de suma importância saber mais ou menos a faixa de valor do imóvel que você deseja comprar e ter pelo menos 20% em conta para dar de entrada.

2. Você pode usar seu FGTS na entrada do seu imóvel

Se você é CLT, todo mês a empresa deposita o valor do FGTS na sua conta. Entre as possibilidades de uso deste dinheiro está a entrada do imóvel. Consulte seu extrato!

3. Além da entrada e parcelas, tem a documentação

O valor do ITBI, registro em cartório e avaliação do imóvel podem totalizar entre 4% e 8% do valor do imóvel. A compra de um apartamento de 250 mil reais pode gerar cerca de 13 mil de custo extra em São Paulo, por exemplo.

Apesar do valor causar susto, vale conferir com a construtora e/ou com o banco em qual momento esses impostos serão cobrados (principalmente se você comprar seu apartamento na planta), e se a mesma está com alguma condição especial.

A melhor forma de acelerar a compra do seu apartamento é ter total ciência da realidade e, a partir disso, começar o seu planejamento.

Tendo uma clara visibilidade das suas possibilidades, você consegue tomar decisões melhores, que vão desde o local de moradia até custos com serviços que você terá.

Se você já está nesse momento, então não pode deixar de conferir os empreendimentos da linha Today Smart Life, da Canopus, em São Paulo. São apartamentos nas melhores regiões da cidade, com lazer, bem localizados, com mobilidade e com a qualidade Canopus de sempre!

Que tal dar uma olhadinha em nosso site e checar nossos lançamentos? Temos certeza de que seu futuro apartamento pode estar aqui!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen