10 tecnologias para casas inteligentes

test

Em um mundo voltado para soluções, a tecnologia marca presença nos mais diversos cenários – inclusive transformando casas tradicionais em casas inteligentes.

Pois é, mais do que paredes e sonhos, nossas residências podem finalmente ser smart, tal como nossos celulares e relógios já o são.

O conceito de smarthomes vem crescendo muito, afinal, não há quem não queira trazer mais praticidade e automações para dentro de casa, ajudando no dia a dia.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que acham que essa tal automatização está ligada apenas ao acender e apagar de luzes, mas não é bem assim.

Aqui, vamos explicar como uma casa inteligente pode ter um toque encantador (e até mesmo ter essa dose de entretenimento) e ser muito útil ao mesmo tempo.

Vamos passar por soluções voltadas para a segurança dos moradores, a economia dentro de casa e, claro, pela comodidade que a tecnologia nos dá nas smarthomes.

Pegue as chaves e vamos lá!

A tecnologia e a segurança

1 – Câmeras

Tudo bem, você pode dizer que não há nada de tão novo assim em câmera. E, realmente, elas existem há um bom tempo e desempenham importante papel na segurança.

No entanto, hoje em dia, você não depende de empresas parceiras para a realização de monitoramento. Você mesmo pode fazer pelo seu celular, computador ou tablet.

O recurso é excelente para monitorar as atividades dentro da sua casa. Ideal para quem tem filhos pequenos ou quer dar aquela olhadinha no pet durante o dia.

Câmeras de segurança

2 – Sensores de Presença

Junto com as câmeras, você também pode instalar sensores de presença nas portas e janelas da sua casa.

Os sensores avisam quando alguém entra na sua smarthome. Dessa forma, além do controle, você consegue acionar ajuda rapidamente.

3 – Fechaduras inteligentíssimas

Uma das maiores maravilhas que uma casa inteligente pode proporcionar é a fechadura biométrica. Assim como já acontece com seu celular e banco, com ela basta sua digital.

Isso significa maior controle de quem entra na sua casa, além da melhor comodidade de todas: você não precisará mais de chaves físicas.

Outra forma de abrir sua casa é com fechaduras digitais, que trabalham com NFC – a tecnologia por aproximação. Basta encostar o celular e pronto!

 

Foto do decorado do Today Brigadeiro

A tecnologia e a praticidade

4 – Casa geladinha para quando você chegar

Quem mora em regiões de muito calor, sonha com um recurso assim. E agora isso é possível. Basta conectar seu celular ao ar condicionado e voilá! Quando estiver perto de chegar em casa, acione o mesmo que ele se encarregará de deixar o ambiente fresco para você e sua família.

5 – Cuidado com as plantas e jardim

Para quem mora em casa, sabe como cuidar do jardim é uma tarefa deliciosa e trabalhosa ao mesmo tempo. E se sua smarthome te ajudasse nisso? Pois é! Remotamente, você pode solicitar a irrigação do seu jardim, fazendo com que suas flores cresçam ainda mais belas.

6 – Não lembra se apagou tudo ao sair?

Um dos maiores pesadelos é chegar ao seu destino e, de repente, ser assombrado pela pergunta: será que esqueci de desligar a luz e o ar condicionado? Com uma casa inteligente, o desperdício de energia por causa de um esquecimento já não acontece mais. Basta acessar o app no seu celular e desativar a energia. Pronto!

Foto do decorado do Today Pinheiros

 

7 – Robô aspirador para dar aquele jeitinho na casa

Quem nunca passou pela situação de receber, de surpresa, alguém em casa? Para garantir que o apartamento esteja apresentável para a visita (e para você também, oras!), é só pedir aquele help para o robô aspirador. Sim, tudo através do seu celular.

8 – Assistentes virtuais que enxergam até a geladeira!

Quando chegamos em casa depois de um dia corrido, a última coisa que queremos é ter que voltar na rua para comprar comida, você concorda? Com a realidade nas casas inteligentes, isso acaba, pois você poderá dar uma espiada na sua geladeira para saber o que tem por lá.

E vale lembrar dos assistentes virtuais que têm feito muito sucesso ultimamente, como é o caso da Alexa e do Google Home, que são capazes de organizar informações fornecidas por você, funcionando como mestres na arte de nos lembrar de tudo: incluindo nossa lista de compras de mercado.

 

Alexa – Assistente Virtual

 

A tecnologia e a economia

 

9 – Estamos de olho na sustentabilidade

 

Outro papel importante da tecnologia dentro das smarthomes é promover a ideia da sustentabilidade. Afinal, precisamos racionalizar o nosso uso de recursos!

A tecnologia se encarrega disso identificando pontos em que possam ter maior consumo de energia ou água, desacelerando os mesmos e promovendo economia.

Além disso, consegue entender em quais horários a luz natural pode desempenhar seu papel, eliminando a necessidade de acender as luzes, por exemplo.

 

10 – Controle total do uso da água

 

Até seu banho pode ser mais controlado, mas de uma maneira boa. A tecnologia ajuda a definir um padrão de limite de uso de água, avisando quando tal limite for atingido.

Apesar do banho ser um dos principais alvos quando falamos sobre economia de água, não podemos esquecer das torneiras também.

Seguindo mais ou menos a mesma lógica, o sistema consegue identificar quando o uso está sendo incoerente, desligando o fornecimento e evitando desperdício por conta de vazamentos.

Vale citar, também, que muito do que estamos falando sobre as smarthomes ainda são os primeiros passos que uma casa inteligente pode atingir.

Com certeza, daqui a poucos anos, teremos uma lista muito maior de recursos a disposição no seu celular para maior controle e economia dentro de casa!

Chuveiro inteligente

 

Encontre seu apartamento smart aqui na Canopus!

 

Podemos até não gostar de conversar com robô, mas a tecnologia é apaixonante. Se você busca por uma casa inteligente e não vê a hora de estar conectado, fique aqui.

A Linha Today Smart Life já conta com vários empreendimentos preparados para se tornar sua próxima smarthome. Clique aqui para ver mais sobre o que estamos falando!

Nossos apartamentos possuem toda infraestrutura para automação e já vêm equipados com a fechadura biométrica que falamos aqui no post.

Isto é, você já entra com uma preocupação a menos, sendo uma grande vantagem para quem adquire um de nossos apês inteligentes! Confira!

 

 

 

Aproveite para também para seguir o perfil da Linha Today Smart Life no Instagram. Abordamos vários assuntos e sempre mostramos o que há de mais novo no conceito de morar! Clique e comece a seguir!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen