10 dicas do que fazer com móveis antigos

test

Os móveis nos acompanham por muito tempo, fazendo parte da nossa história e, muitas vezes, sendo marco das nossas conquistas. Quem não se lembra do sofá que comprou para seu primeiro apartamento?

Mas o tempo passa para todos, incluindo eletrodomésticos e móveis, que acabam ficando obsoletos, antigos ou com marcas dos anos que se passaram.

Se você sente está começando a se encaixar nessa situação, ou simplesmente quer fazer um extreme makeover no seu imóvel, provavelmente anda se perguntando…

 

 

O que fazer com meus móveis antigos?

 

Se alguém te deu a ideia de simplesmente deixar na calçada, garantimos que essa não será a dica que você verá por aqui.

Além de causar desordem pública, os móveis atrapalham o tráfego e se acontecer de chover, seus móveis antigos vão causar uma verdadeira catástrofe.

Sem contar que isso pode destruir uma peça que poderia ter outra utilidade. Nada de ideias mirabolantes por aqui. Vamos te dar algumas dicas fáceis para seus móveis antigos!

 

1. Doe seus móveis antigos para quem precisa.

 

A doação é um ato maravilhoso, e deveria ser realizado mais frequentemente. E encontrar pessoas que estão precisando muito de um móvel, mesmo que antigo, é muito fácil.

Você pode entrar em contato com igrejas ou ONGs, ou até mesmo fixar um aviso no grupo do seu condomínio ou no Facebook. Sempre tem ‘alguém que conhece alguém’.

Nesta opção, há grandes chances de você ter que arcar com o frete ou entregar na casa da pessoa, dependendo da situação da mesma. Mas por uma boa causa, vale muito!

2. Entre em contato com o Exército da Salvação

 

Se você não conhece, o Exército da Salvação aceita doação de quase tudo que alguém possa ter em casa: desde roupas a eletrônicos.

Eles fazem um trabalho bonito desde 1922 aqui no Brasil. A grande vantagem é que, além de ajudar pessoas que precisam muito, eles ainda vão buscar na sua casa. Tudo agendado!

3. Repasse seus móveis para algum conhecido.

 

Pegue seu WhatsApp, faça uma lista de transmissão e espalhe a notícia para várias pessoas de uma vez. Sempre tem alguém que está montando a primeira casa, um amigo que sempre amou sua mesa ou alguém que conhece alguém (lembra?).

A grande vantagem de se manter dentro de um ciclo conhecido é a facilidade e a segurança em combinar de ir até sua casa pegar o móvel ou contratar um frete. As chances de dores de cabeça são menores.

 

4. Venda seus móveis online e ganhe um dinheiro extra.

 

Outra opção é garantir um dinheiro a mais na conta vendendo seus móveis online – maneira essa que está cada vez mais popular entre as pessoas.

Entre em grupos especializados no Facebook da sua região (a maioria começa com o nome “Trocas e Vendas”) e faça seu anúncio.

O certo trabalho que essa opção dá é que você terá que tomar alguns cuidados ao fazer o anúncio, deixando o preço em destaque, assim como as medidas e peso.

Parece óbvio, mas deixe claro desde já que o frete é por conta do comprador. Estabelecer regras neste momento é bastante importante para evitar problemas.

Fique atento também com possíveis golpes, e seja paciente ao responder as pessoas e organizar filas. Parece trabalhoso demai

s, mas pelo menos você vai lucrar!

 

5. Leve seus móveis antigos para brechós

Os brechós e feiras de antiguidades têm sido uma alternativa incrível para quem quer dar um up no apartamento sem gastar muito. E se tem quem compre, você pode vender!

Assim como na opção anterior, aqui você também lucrará, mas terá que fazer uma pequena pesquisa por brechós por perto, e pode ser (não é uma regra) que você tenha que levar o móvel até o local.

A grande vantagem é que dificilmente um brechó vai recusar um produto chegando na loja, então é provável que você consiga esvaziar seu imóvel de móveis antigos rapidamente!

 

6. Leve seus móveis antigos para brechós, parte 2

 

Apenas um adendo sobre a ideia dos brechós: alguns funcionam a partir de doações, muitos para levantar fundos para alguma instituição ou campanha.

Sendo assim, se sua intenção é a venda, vale a pena pesquisar qual é o tipo de negociação que acontece no brechó mais próximo do seu endereço, para não ter surpresas.

 

7. Reforme seus móveis antigos

 

Como falamos acima, como tudo na vida, os móveis também acabam recebendo as marcas dos anos que se passam. Ninguém está livre!

Então pode ser que seu incômodo com seu móvel antigo seja apenas uma falta de tinta, um pouco de verniz ou um bom lixamento.

Reformar os móveis antigos faz um grande bem, pois evita o consumo desacelerado, e ainda contribui diretamente com a preservação dos recursos naturais.

Se for fazer isso sozinho, uma dica é cobrir bem o seu chão antes de começar a realizar o trabalho. Principalmente para aqueles que não têm prática, a reforma pode gerar bagunça.

 

8. Transforme seu móvel antigo em algo novo

 

Se você tem habilidades manuais ou ama descobrir novas tarefas, você pode pegar a porta de um armário e transformá-la em uma mesinha de centro, por exemplo.

Um gaveteiro pode virar uma grande e confortável poltrona e por aí vai. Dê asas à imaginação, use e abuse do Google e mãos à obra!

 

9. Procure por serviços especializados de reforma

 

Se você acha que seu móvel, já antigo, não orna mais com o restante da casa, mas você continua amando-o mesmo assim, você pode reformá-lo.

Sim, falamos sobre isso na dica #6, mas sabemos que nem todo mundo tem tempo ou facilidade com essas coisas, então saiba que existem serviços especializados nisso.

Seu móvel vai ficar com a carinha de quem acabou de ser comprado e poderá passar por melhorias, trocando peças enferrujadas ou empenadas, por exemplo.

 

10. Faça uma grande venda de garagem na sua casa

 

Pegando carona na tradição americana, mesmo que você não tenha garagem, abrir as portas para uma grande venda pode ser uma ótima experiência.

Essa ideia é ideal para quem está de mudança total (seja de Estado ou País) e não quer levar nada antigo para o novo endereço.

Divulgando bem e vendendo tudo a bons preços, temos certeza de que você deixará muita gente feliz, e ainda sairá com algum dinheiro no bolso para os próximos móveis.

Esperamos que esse post tenha te inspirado e que seus móveis antigos encontrem uma nova função ou um novo lar.

Aproveitando rapidinho, gostaríamos de te convidar a seguir a gente no Instagram! Com um clique, você tem acesso a diversos conteúdos para o seu dia a dia.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen