O que você precisa saber sobre investir em imóveis

test

Imóvel é um bom investimento financeiro? Um assunto que ainda causa muitas dúvidas é sobre como investir seu dinheiro. O brasileiro, em sua maioria, evita conversas sobre investimentos.

Muito disso acontece por razões históricas (como o confisco das poupanças no governo Collor), pela falta de conhecimento e, talvez a maior razão, o medo de perder dinheiro.

A boa notícia é que fazer investimentos não é tão complicado quanto parece, e nem precisa de muito para começar.

Nesse artigo você lerá sobre como começar a se planejar, as principais formas e também sobre investimento em imóveis, um dos mais seguros e estáveis. Confira.

Como Começar a Investir

É fundamental seguir alguns passos antes de iniciar qualquer tipo de investimento:

  • Planejamento financeiro: controlar seus gastos é o primeiro passo para aplicar seu dinheiro. Dessa forma, você economiza com itens desnecessários e tem mais dinheiro para investir.
  • Quitar suas dívidas: manter atrasos enquanto tenta investir não é recomendado, pois o acúmulo de juros atrapalham na criação de um patrimônio sólido. Calcule o total da sua dívida e, se necessário, negocie.
  • Definir seus objetivos: agora que você já sabe o quanto ganha e já pagou suas dívidas, pense o que você quer fazer com seu dinheiro. Ter objetivos bem definidos ajudam na hora de pensar qual investimento você quer fazer, qual é a rentabilidade que você está procurando, o tempo necessário, etc.
  • Montar seu perfil de investidor: essa é uma análise das suas características, e mostra qual tipo de investimento seria mais indicado para você. São três tipos: conservador (prefere correr baixo risco), moderado (prefere investimentos mais seguros, mas está aberto a correr um pouco mais de risco) e agressivo (prioriza a rentabilidade, mesmo com risco alto).

Tipos de Investimento mais Comuns

Ações

 

Elas são como pequenos pedaços de uma empresa, onde um determinado valor é repartido e vendido para pessoas que antes não faziam parte dela. Também são chamadas de “papéis”, pois antigamente as ações eram impressas em papel para provar que a pessoa tinha direito a uma pequena parte da organização.

Na época em que as ações eram impressas, comprar e vender ações era muito mais complicado; era preciso vários mediadores e entendimento de finanças e técnicas muito específicas. Hoje tudo é feito de forma digital, e o processo é mais simples.

As ações se dividem em categorias, que permite certos direitos e responsabilidades ao comprador. As principais são: ações ordinárias (ON), ações preferenciais (PN), certificado de depósito de ações (Unit), ações blue chips, mid caps e small caps.

Para investir em ações, faça um investimento financeiro e procure uma corretora de valores. As corretoras são as intermediárias entre os investidores (quem gostaria de comprar as ações) e as empresas.

Criptomoedas

 

São moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede blockchain, com sistemas avançados de criptografia que protegem as transações e os dados de quem as realiza.

Ficou difícil de entender? Vamos partir a frase pedaço por pedaços.

  • Moedas digitais: são moedas que só existem na internet. Elas estão lá, mas não tem um formato físico.
  • Descentralizadas: não há controle da parte de nenhum órgão ou governo, no que se diz à autorização, mediação e emissão de moedas e operações em geral. Os próprios usuários fazem isso.
  • Rede blockchain: é um sistema que permite envio e recebimento de informações pela internet. São pedaços de códigos que carregam informações, blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome (“corrente de blocos”).
  • Sistemas de criptografia: um nível de segurança a mais, garantida pelo blockchain, que traz mais proteção à emissão e transações dessas moedas virtuais. É da criptografia que vem o nome “criptomoeda”.

As criptomoedas ganharam atenção por conta do bitcoin. Ele é a primeira criptomoeda do mundo e possui alta volatilidade; sofre variações diárias e segue a lei da oferta e demanda: quanto mais pessoas querem, mais caro fica, e vice-versa.

Ainda não há grande impacto das criptomoedas no dia a dia, mas aos poucos elas estão sendo vistas como ativos financeiros e há muita discussão sobre qual será o papel desse tipo de moeda no futuro. Para quem quer investir em criptomoedas, é só abrir uma conta em uma corretora de moedas virtuais. Porém, é necessário muita pesquisa e conhecimento, para ver as melhores opções no mercado.

Renda Fixa

Os bancos, outras instituições financeiras e até o governo precisam de dinheiro para continuar suas atividades. Investir em renda fixa é, na prática, emprestar dinheiro para essas organizações. Elas utilizam o dinheiro e devolvem o que você investiu, somado a juros.

É uma ótima opção para quem não quer lidar com muitos riscos, pois nesse tipo de investimento, você conhece inicialmente (ou consegue prever) qual será a rentabilidade. A Renda Fixa ainda possui a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e tem rentabilidade, geralmente, maior do que a poupança.

Há vários tipos de título de Renda Fixa, e você pode escolher apenas um, de acordo com seu perfil de investidor, ou vários, para criar uma carteira de investimentos diversificada.

Os principais são:

  • Tesouro Direto: você compra títulos do governo federal para financiar as dívidas internas. Você recebe o dinheiro de volta, acrescido de juros, em uma data determinada previamente.
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB): você empresta dinheiro para bancos. A lógica é a mesma do Tesouro Direto. Geralmente é mais vantajoso aplicar em CDB de bancos menores, pois, para atrair novos investidores, a rentabilidade dos títulos é maior.
  • LCI e LCA: As Letras de Crédito são emitidas por bancos e instituições financeiras. Esse dinheiro é utilizado para financiamentos em imóveis (LCI) ou no ramo do agronegócio (LCA). Eles são isentos do Imposto de Renda.

Para investir em Renda Fixa, você pode entrar em contato com a instituição desejada, ou, caso queira investir em títulos de mais de uma instituição, entre em contato com uma corretora de valores.

Investimento em Imóveis

 

O investimento no mercado imobiliário é um dos mais tradicionais e que possui grande chance de valorização, além da garantia, pois a tendência de um imóvel é manter o valor ou se valorizar conforme o tempo avança. A possibilidade de prejuízos ao se investir em imóveis é bem pequena.

Existem duas formas para investir  no mercado imobiliário: investimento direto (compra de imóveis com o propósito de obter lucro, diferente de quem quer uma casa própria para morar, por exemplo) ou investir em fundos imobiliários.

O investimento direto é o mais comum no que se relaciona ao mercado imobiliário. Há diversas formas de conseguir renda pelo investimento indireto, como alugar, comprar um imóvel na planta e revendê-lo quando estiver pronto, ou reformar um imóvel que você comprou e revendê-lo por um preço mais alto (gestão ativa).

Já no investimento em fundos imobiliários, como investidor, você compra cotas e se torna sócio de empreendimentos imobiliários. É possível ser sócio de mais de um empreendimento ao mesmo tempo.

Vantagens de investir em imóveis

  • Segurança financeira: tudo o que nós fazemos envolve algum empreendimento imobiliário, seja morar, trabalhar, estudar, passar férias etc. Logo, é seguro dizer que sempre haverá demanda por imóveis.
  • Valorização: quando você compra um imóvel em uma boa localização, ele provavelmente irá se valorizar com o tempo. Além disso, o valor de aluguéis e outras transações do mercado imobiliário são sempre atualizados, o que protege o poder de compra do seu dinheiro.
  • Renda passiva: um imóvel pode se pagar e ainda gerar lucro extra. A busca por aluguéis é grande e constante, seja para viver no dia a dia ou por temporada.
  • Diversificação: aplicar no mercado imobiliário, além de movimentar e diferenciar sua carteira, também garante estabilidade e segurança, pelo baixo risco desse tipo de investimento.

Como Investir em Imóveis

  • Entenda o mercado imobiliário da região pretendida: você finalmente encontrou um imóvel que quer comprar. Pesquise sobre perspectivas de crescimento do local, iniciativas privadas e governamentais, índices de segurança, mobilidade, infraestrutura do entorno, etc. Isso tudo pode dar uma base sobre a valorização que seu imóvel pode ter ou não.
  • Ter reservas de emergência: na hora da compra de um imóvel, existem gastos extras com taxas, registros e documentação. Não basta se preparar apenas para a compra em si, mas para todas as etapas do processo.
  • Estar atento à documentação: verifique se o imóvel é legalizado. Em determinadas situações, a justiça pode anular a venda e quem sai no prejuízo é o comprador. Exija sempre as certidões negativas.

Tudo certo para investir? Então comece a pesquisar bem e encontre o melhor fit para você. Se pretende investir em imóveis, o que é altamente recomendável, visite nosso site!

Temos várias opções de imóveis que se aproveitam da tecnologia e de todo um novo estilo de vida sustentável para entregar residências que se enquadram nas mais diversas necessidades.

 

 

Aproveite também para seguir a gente no Instagram! Na rede social, apresentamos nossos lançamentos e damos várias dicas para o seu dia a dia. Vem!

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Quer saber mais? Entramos em contato.

Phone
Aceito ser contatado(a) pelo Grupo Canopus nos canais de contato que forneci, para os fins previstos na Política de Privacidade.*

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen