A hora e a vez do concreto — por Renato Tomasi

test

Não é de hoje que conferimos no design, principalmente de interiores, a utilização do concreto aparente. Bem contemporâneo, é uma solução de grande efeito visual e de baixo custo. Inicialmente muito utilizado em ambientes com uma pegada industrial, a solução caiu no gosto de profissionais e do público e agora já é visto em diferentes tipos de espaços conferindo soluções inovadoras para ambientes como sala, cozinha, quartos, banheiros e outros.

Até aqui nenhuma novidade para aqueles que costumam acompanhar as tendências do décor em mostras, revistas e redes sociais. O que vem me chamando atenção — e estou gostando muito — é como designers estão desenvolvendo diferentes produtos utilizando o concreto como a principal matéria prima. Saiba mais sobre o concreto no mercado decorativo e suas tendências!

 

Concreto: tendência que veio para ficar

Muitas das peças unem a precisão de outras técnicas, como a marcenaria, ao conceito artístico do design de uma composição. São produtos, de vários tipos e tamanhos, capazes de unir habilidades manuais, além do conhecimento técnico sobre materiais e processos produtivos. Dependendo da criação, pode trazer ao ambiente um ar urbano, moderno, rústico ou sóbrio.

Separei algumas criações que vão desde o tradicional pinguim de geladeira até luminárias e cafeteira que podem impressionar pela geometria sofisticada e minimalista. Confira abaixo alguns exemplos da pluralidade do concreto:

 

Cafeteira Lavazza — Shmuel Linski

O estudante de design israelense Shmuel Linski concebeu a cafeteira Lavazza. O equipamento é revestido em concreto, enquanto as partes em que o café e a água são armazenados e filtrados são de aço inox. Vencedor de prêmios de design na Europa.

 

Cartão de visitas — Murmure

Com o slogan “concretize seus negócios” a agência de design francesa Murmure, desenvolveu cartões de visita a partir do concreto.

 

 

 

Coleção Concrete — Matali Crassete

A francesa Matali Crassete lançou uma coleção de grande sucesso chamada Concrete. A designer pede que percamos o preconceito e levemos para dentro de casa móveis feitos em um material que estamos acostumados a ver do lado de fora: o concreto.

 

 

Luminária de concreto — Estúdio Tomada

As luminárias do estúdio de design mineiro Tomada passam por um processo de criação artesanal que une arte e design a materiais pouco convencionais.

O resultado é um produto único que convida a apostar no inusitado para personalizar a casa. Além de produzir as luminárias do portfólio da marca, os designers Henrique Cançado e Danilo Guerra gostam de sonhar junto com seus clientes, elaborando peças exclusivas e projetos personalizados de iluminação.

 

 

 

Pinguim de concreto — Estúdio Iludi

Pinguim em concreto desenvolvido pelo estúdio Iludi. Desde 2014, os designers e arquitetos Luiz F. Costa e Rodrigo Irffi têm como missão explorar múltiplas possibilidades, criando um estilo próprio, atemporal, vivo. Com objetos funcionais e dinâmicos, o estúdio busca provocar os sentidos pela simplicidade e flexibilidade, aliando referências do design contemporâneo à cultura brasileira.

 

 

 

Se você gostou do nosso texto sobre concreto, que tal conferir também sobre outra matéria-prima atemporal? Veja nosso texto sobre madeira e design brasileiro clicando aqui!

*Renato Tomasi é produtor cultural e atua também com consultorias em marketing. Já editou livros sobre arquitetura e decoração em Minas e Rio de Janeiro e é o organizador da semana de design de Belo Horizonte, o festival DMAIS Design, realizado desde 2014.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen