Home office e o Coronavírus – como montar o escritório ideal em casa

test

Em todos os países onde chega, a pandemia provocada pelo novo Coronavírus tem exigido da população, além de um intenso cuidado com a higiene, o isolamento social – com o objetivo de manter as pessoas em casa por um período indeterminado, restringindo sua livre circulação pelas ruas, como forma de evitar o contágio e propagação do vírus.

Para que esse objetivo seja alcançado, os governos federal, estadual e municipal determinaram restrições e regras especiais no funcionamento da atividade econômica, em especial do setor relacionado aos serviços, impedindo a continuidade das atividades que resultassem em aglomeração humana e contato intenso entre as pessoas, como o comércio, transportes, educação, turismo e lazer, entre outros.

Contudo, a livre circulação foi autorizada e mantida para os profissionais e trabalhadores nas atividades consideradas essenciais à preservação da vida, como hospitais, clínicas, laboratórios, segurança pública, serviços de limpeza, centros de abastecimento e farmácias.

A pandemia do Coronavírus impulsionando o teletrabalho (home office)

Para minimizar os impactos negativos que uma paralisação causaria na economia, muitas empresas, cujas características possibilitaram, adotaram o teletrabalho (home office) como alternativa para a continuidade das suas operações.

Uma matéria do jornal Valor Econômico, de 20/03/2020, informou que devido à pandemia, 43% das empresas pesquisadas adotaram o home office para a continuidade de suas atividades, e que acreditavam que a crise as ajudará a amadurecer a relação das suas lideranças com os funcionários em termos de expectativa de resultados, estilo de trabalho, esforço versus realidade e no estabelecimento de metas.

Essa decisão aponta para uma possível tendência, onde empresas que até agora demonstravam resistência em relação a utilização do teletrabalho, passem a utilizá-lo, estimulando uma difusão cada vez maior dessa prática, e eventualmente, sua perpetuação pós pandemia.

Se você se enquadra no grupo de profissionais habilitados ao home office, é importante continuar a leitura, pois preparamos algumas dicas sobre como montar seu escritório em casa, visando eficiência, agilidade e produtividade!

Cuidados ao montar seu escritório em casa

Vários são os benefícios obtidos ao trabalhar de casa: a redução de despesas com alimentação e transporte, maior convívio familiar e eliminação do tempo gasto nos deslocamentos diários, além de poder elevar ou diminuir a carga horária de trabalho em função do volume e maior flexibilidade na administração do tempo são alguns exemplos.

Mas não se engane: o trabalho home office exigirá de você a mesma dedicação daquele realizado nas instalações do seu empregador, com eventuais agravamentos caso os cuidados abaixo sejam desconsiderados.

Escolha do local para seu escritório em casa

A escolha do local talvez seja um dos cuidados mais importantes na hora de montar o escritório, isso para evitar transtorno futuro, caso necessário mudar de local após ter sido instalado.

O ideal seria reservar um dos cômodos da casa para suas atividades profissionais, proporcionando o isolamento que esse ambiente precisaria ter do restante da casa. Mas entendemos que nem sempre é possível, e a instalação do escritório passa a ser feita em espaço compartilhado com a sala de estar, jantar ou dormitório, entre outros ambientes.

Ao escolher o local, avalie se a infraestrutura existente atende a requisitos como iluminação natural e artificial, ventilação, pontos de energia, telefonia, internet, etc.  Anote as adaptações necessárias para não se esquecer de implementá-las.

Imagine a dificuldade de trabalhar 8 horas por dia em um local com pouca ventilação ou iluminação, tendo que saltar sobre fios de telefonia e extensões de tomadas elétricas? Um pouco de planejamento e execução poderá evitar transtornos.

Segurança com as instalações elétricas

Lembre-se que, nos ambientes compartilhados entre o escritório e o resto da casa, haverá circulação da família, portanto improvisar nas instalações elétricas está fora de questão. É importante que a instalação de pontos elétricos adicionais e terminais necessários sejam feitas com segurança e não sobrecarreguem a rede.

Cuidados com a iluminação e ventilação

A estações do ano provocam diferenças significativas em relação a luz natural e temperatura dos ambientes. Em algumas estações, a luz natural se estende até tarde, noutras não. Por isso, é necessário prever a máxima utilização da luz natural, mas disponibilizar também iluminação artificial para uso fácil quando necessário. Uma luminária sobre a mesa pode ser uma alternativa, além de deixar o ambiente mais bonito.

Cuidados com a ergonomia e decoração

A ergonomia preocupa-se com a interação entre os indivíduos e os elementos de um sistema onde ele vive. Por isso, a escolha da mobília é importante para saúde, e para garantir produtividade e agilidade das atividades. A escolha correta da mobília evita que, com o passar do tempo, surjam eventuais dores na coluna, pescoço, pernas e braços, causados por cadeiras e mesas não dimensionadas corretamente.

Por isso, funcionalidade e conforto são os requisitos fundamentais na hora de escolher a mobília. Cadeiras giratórias, com braços para apoio, alavancas de regulagem do encosto e altura da mesa, mesas funcionais, com ou sem gavetas, armário ou prateleira customizados para o acondicionamento de livros e materiais do escritório, são, também, fundamentais para manter a organização.

Você pode até decorar o seu espaço de trabalho deixando-o com a sua cara. Isso faz bem, é motivador. Mas evite exageros – decoração em excesso pode distrair a atenção, e deve ser evitada.

Por último, compreenda que será possível ter que atender chamadas em vídeo. Atente-se com o fundo. Monte sua posição de trabalho com um fundo neutro, sem interferências de pessoas da família circulando. Assim, sua imagem profissional também é preservada.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen