Geração sem carro: a vida de quem adotou o transporte alternativo

test

Você faz parte da geração sem carro? Ter um carro já foi um sonho de consumo para muita gente, principalmente para jovens que buscavam, no poder motorizado do ir e vir, uma sensação maior de liberdade.

Não por acaso, os jovens aguardavam ansiosos pelos 18 anos para começar a cursar a autoescola e ser habilitado como motorista.

Como podemos ver em filmes ou através de amigos no exterior, em outras partes do mundo, o sentimento e o sonho eram compartilhados.

No entanto, fatos e estudos recentes mostram que a realidade não é a mesma.

Os hábitos da população jovem estão mudando rapidamente e, para muitos, tirar a habilitação não é mais prioridade ou sinônimo de independência. Estamos falando do nascimento de uma geração sem carro.

Nós consultamos um estudo realizado pela Deloitte e intitulado de Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies, e ele apontou que 62% dos jovens que utilizam automóveis por aplicativo consideram a compra de veículos próprios dispensáveis no futuro.

Indo um pouco mais longe, a pesquisa mostra também que 55% dos brasileiros questionam a real necessidade de um veículo próprio. Impressionante, não?

Novos hábitos e o crescimento das fintechs e aplicativos de transporte

 

Foto: Freepik

Tais estudos sobre os hábitos da população mais jovem certamente nos ajudam a entender o rápido crescimento de apps como Uber, Buser, BlaBlarCar e outros.

Para que se tenha uma ideia, uma pesquisa da Mobile Time apontou que 71% dos usuários de smartphone no Brasil já solicitaram um transporte por aplicativo.

A Uber, uma das maiores empresas do mundo de transporte de passageiros por aplicativo, revelou que o Brasil é o seu segundo maior mercado em todo o mundo.

A empresa fatura mais de 1 bilhão de reais anualmente apenas conosco, feito que faz com que o nosso país fique apenas atrás dos Estados Unidos, país sede da gigante.

Os apps de transporte crescem à medida que também cresce a geração sem carro e conforme as pessoas descobrem que pode ser mais barato e prático solicitar corridas do que arcar com todos os custos de um veículo.

Os mais jovens já descobriram as vantagens de optar pelos aplicativos de transporte, dentre as quais podemos destacar:

  • não precisa tirar habilitação e arcar com os custos de cursos cada vez mais caros e que exigem mais tempo;
  • não possuir custos com manutenção constante;
  • não ter custos com licenciamento e IPVA todos os anos;
  • os apps estão disponíveis 24 horas por dia na palma da mão através do smartphone;
  • o valor da corrida costuma ter um preço justo e acessível.

A geração atual busca facilidade e economia, e pelo que tudo indica até aqui, essa é a proposta dos aplicativos de transporte.

Qualidade de vida em primeiro lugar

 

Foto: Freepik

Por mais que a economia e a praticidade proporcionada pelos apps tenham grande peso na balança dos mais jovens, outros fatores também entram na conta.

A nova geração busca comodidade e escolhas assertivas, que vão desde soluções fora da caixa, passando por moradias que façam sentido e chegando aos hábitos saudáveis.

O crescimento das cidades e o impacto do trânsito na qualidade de vida, produtividade e, consequentemente, na saúde das pessoas, têm influenciado bastante nesta escolha.

Por isso, opções alternativas de transporte que contribuam para hábitos saudáveis e qualidade de vida, como bikes e patinetes, conquistam cada vez mais o seu espaço. Geração sem carro sim, mas com propósito!

De acordo com a Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, em 2020, houve um crescimento de 50% na venda de bicicletas em comparação com o ano de 2019.

Segundo o levantamento, o pico das vendas ocorreu no mês de julho, com crescimento de 118% nas vendas de bicicletas em comparação ao mesmo período em 2019.

A Aliança Bike disse que o crescimento acelerado e repentino da demanda por bicicletas no país chegou, inclusive, a provocar desabastecimento no mercado.

Boa parte desse crescimento está relacionada à busca dos jovens por alternativas de transporte que proporcionam, além da possibilidade de deslocamento, qualidade de vida.

Além da contribuição para a melhoria da qualidade de vida em grandes centros urbanos e metrópoles, meios de transporte alternativos também servem para fugir do trânsito caótico.

Bicicletas e patinetes por aplicativo?

 

Foto: Freepik

Ainda falando sobre as mudanças nos hábitos de vida e transporte da população mais jovem, é preciso destacar os aplicativos que permitem o aluguel de bikes e patinetes.

Algumas fintechs estão investindo em alternativas de transporte. E, pelo jeito, estão tendo bons resultados. Uma delas é a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina.

A empresa registrou crescimento superior a 300% em sua margem bruta entre 2019 e 2020, com cerca de 15 milhões de viagens registradas em 2020. Para 2021, a previsão é de que a empresa alcance 25 milhões de viagens.

Com expectativas promissoras em termos de mobilidade urbana e mudança de hábitos de transporte, a Tembici projeta que, até 2026, serão mais de 300 mil bikes em estações fixas.

Mesmo que de forma mais tímida, outro meio de transporte que também vem obtendo destaque em grandes cidades no mundo nos últimos tempos são os patinetes elétricos.

Será que a moda a favor dos meios de transporte compartilhados e alternativos pega e continua a crescer nos próximos anos?

Pelo que estamos vendo com essa geração sem carro, sim. E teremos, ainda, muitos outros capítulos para acompanhar. Você já fez uso deles? Conte para a gente!

Imóveis bem localizados e que favorecem a mobilidade urbana também fazem sucesso

 

Foto: Freepik

Os novos hábitos que vêm surgindo com a geração sem carro vão muito além dos aplicativos de transporte.

Quando o assunto é deslocamento urbano, os imóveis bem localizados, perto do metrô, estações de bicicleta e de pólos estudantis ou empresariais também crescem muito.

Afinal, morar próximo de regiões de fácil acesso ao metrô e outros modais de transporte, que podem ajudar você a fugir do trânsito caótico, é o melhor dos mundos, certo?

Se sua resposta foi positiva, a procura por mais liberdade, facilidade de vida e locomoção acaba aqui na linha Today Smart Life, da Canopus.

Conheça o Today Smart Life e more em bairros com estrutura e localização privilegiada com preços e condições acessíveis.

Nossos apartamentos estão sempre próximos ao metrô, terminais e ciclovias, com qualidade de construção, segurança e acabamento pensados em cada detalhe. Além de inúmeros itens de lazer para quem quer aproveitar ao máximo sua casa no dia a dia.

Deseja saber mais sobre a novidade? Clique aqui e siga o Today Smart Life no Instagram.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen