Ao contrário do que muitos pensam, a decoração de um ambiente não serve apenas para deixar o espaço mais bonito. Apesar de um local bem decorado ser mais agradável para quem o ocupa, o design de interiores serve também para melhorar a qualidade de vida das pessoas, permitindo que elas aproveitem os espaços da melhor maneira possível. Dessa forma, a decoração adéqua os ambientes às necessidades dos seus moradores, o que é essencial para aumentar o bem-estar e a produtividade. Sabemos que planejar um espaço nem sempre é uma tarefa fácil, porém o design dos dias de hoje oferece muitas opções para quem deseja tornar um cômodo ou um espaço mais funcional. Para ajudar você a pensar na sua decoração, listamos neste texto alguns clássicos do design brasileiro que têm recebido releituras nos últimos anos e se tornando tendência por sua funcionalidade e beleza. Se interessou? Continue a ler e descubra quais são eles!

  1. Design de teto

Uma parte dos espaços que muitas vezes fica esquecida é o teto. Porém, ele pode alterar todo o clima do ambiente se tiver cores ou a aplicação de materiais variados. Podem ser usados padrões coloridos, madeira, concreto e até plantas — são diversas as opções para explorar! As designers de interiores Camila Rocha e Mônica Pajewski, por exemplo, colocaram em prática o projeto de um “jardim invertido”, com plantas que ficam de cabeça para baixo. Ao usar várias espécies vegetais, com texturas e cores diferentes, o teto passa a ser o elemento que mais chama a atenção em um banheiro assinado pelas profissionais. Apesar de ser um projeto de execução mais complicada, ele mostra que investir no design de teto pode dar um toque especial ao ambiente, não é mesmo?

  1. Mobiliário arredondado

Móveis com design arredondado são usados para construir a sensação de tranquilidade e acolhimento. Sofás de linhas curvas e mesas de centro são alguns exemplos de peças que podem ser usadas para trazer conforto a um espaço. Um projeto da arquiteta Carmen Calixto aposta no uso desses móveis em conjunto com cores neutras, em tons pastéis, que ajudam a construir uma atmosfera tranquila e segura. Não é de hoje que as curvas fazem sucesso, mas formas arredondadas estão bastante presentes no design contemporâneo.

  1. Poltronas de metal

Móveis de metal são clássicos na decoração, trazendo sofisticação e originalidade aos espaços. Além de resistentes, peças em ferro e em aço, por exemplo, são muito versáteis, podendo mobiliar tanto espaços internos quanto externos. Assim, quando falamos em assentos de ferro podemos pensar em móveis com design sofisticado — como a P oltrona Kazz , assinada pelo designer catarinense Luan del Savio — e, ao mesmo tempo, em peças de estilo retrô — como a Poltrona Estrela , criada pelos Irmãos Campana.

  1. Cobogós

Os cobogós também são peças típicas do design brasileiro que, além de trazer beleza, podem ser usadas para separar espaços ou fechá-los mantendo a sua ventilação. Criado e patenteado em 1929, esse item é usado em diversas regiões do Brasil e apresenta grande versatilidade, com opções em várias cores, formatos e materiais. Apesar de ser um ícone da arquitetura modernista, o cobogó faz muito sucesso e está recebendo várias releituras. O Estúdio Guto Requena lançou uma delas, a linha de cobogós Rizoma , que apresenta traços fluidos inspirados na botânica. Com dois modelos disponíveis, a linha oferece mais opções de montagem, permitindo criar diversas combinações para os ambientes. Outro lançamento recente foi o da designer e artista plástica Ana Paula Castro. A profissional criou três releituras desse item: uma inspirada em raízes, uma em origamis e outra com traços bem retos, se aproximando mais do design contemporâneo.

Com tantas opções disponíveis não será difícil incluir a peça na decoração! O planejamento é muito importante para a construção de ambientes belos e funcionais e, como você pôde ver, não é difícil criar esses espaços com todas as alternativas que o design brasileiro contemporâneo tem para oferecer. Gostou das opções que apresentamos? aproveite-as para se inspirar e pensar na sua decoração!