7 passos para organizar um closet de casal

Por conta da rotina corrida, deixamos algumas tarefas domésticas menos urgentes de lado para podermos resolver outros problemas ou até mesmo descansar; entre elas está o job de organizar o closet do casal.

Quem nunca passou pela situação de abrir o closet e pensar que precisa de arrumação, mas ir empurrando pra depois?

O problema é quando o acúmulo é tão grande que tudo se torna extremamente desorganizado, passando a atrapalhar ainda mais a sua vida.

Se chegou ao ponto de você se atrasar para compromissos porque não achou alguma peça de roupa específica, é preciso encontrar um planejamento melhor.

O desafio é maior ainda quando o closet é dividido por um casal, pois usualmente as mulheres possuem mais peças de roupa e sapatos.

Mas é possível fazer uma divisão igualitária e levar em consideração a necessidade do outro. O mundo perfeito, concorda?

Neste artigo você verá dicas para não somente organizar seu closet, mas também manter a arrumação com o tempo. Confira:

1) Separe um dia e retire tudo do armário

Separe um dia e retire tudo do armário

Foto: Freepik

Escolha um dia, quando o casal estiver com mais tempo, e esvazie o closet para arrumar do zero. Para criar um padrão apropriado e duradouro, é preciso desfazer tudo do closet de casal, não só mover uma coisa ou outra de lugar.

Divida tudo em três pilhas diferentes: o que irá manter, o que está em boas condições e pode ser doado, e o que está ruim e vai ser jogado fora.

A ideia é ganhar espaço, então não deixe as caixas de doação e lixo no quarto ou em outros cômodos da casa; encaminhe logo para os lugares devidos.

2) Limpe o armário

Não adianta retirar tudo para ajeitar e não se preocupar com a limpeza. Depois de desocupar todo o closet de casal, é importante limpá-lo, para evitar a proliferação de ácaros, mofo e fungos.

Inicialmente, passe aspirador de pó nas portas, prateleiras e gavetas; em seguida, para tirar a poeira dos cantos com acesso mais difícil, use uma escova com cerdas macias.

Após retirar os resíduos físicos, passe um pano umedecido com água em todo o closet; você pode adicionar um aromatizador na água que utilizar, para deixar um cheirinho agradável.

Para finalizar, passe um pano seco e espere pelo menos uma hora antes de colocar seus objetos de volta.

3) Defina espaços

Defina espaços

Foto: Freepik

Definir onde guardar cada objeto, ou pelo menos cada categoria (como roupas, joias, sapatos etc) além de organizar na hora, ajuda a manter tudo arrumado com o tempo,  porque tudo é guardado sempre no mesmo lugar.

É importante manter todas as peças da mesma categoria do closet do casal no mesmo lugar, para não ficarem espalhadas e dar uma falsa sensação de organização.

Por exemplo, não coloque as camisas que você usa mais em um local e as que você usa menos, em outra. O que você pode fazer é deixar as camisas que são mais utilizadas “à vista”, mas é importante que todas as camisas estejam juntas.

O que também ajuda são etiquetas. Dessa forma, com uma rápida olhada pelo closet é possível ver o que é guardado em cada lugar, e mesmo alguém que está abrindo o closet do casal pela primeira vez saberá como arrumar.

A técnica da etiqueta é útil especialmente para quem tem ajudantes em casa, e pode terminar com o problema de “não sei onde colocar isso”.

Atualmente, é possível contratar profissionais para definir como o closet do casal pode funcionar melhor para quem o utiliza; o personal organizer nota as várias particularidades (como quem utiliza, as coisas que são guardadas, o tamanho do closet e do quarto etc) e trabalha para que o ambiente esteja bem estruturado.

4) Organize gavetas e prateleiras

Organize gavetas e prateleiras

Foto: Freepik

As gavetas servem para guardar o que não vai nos cabideiros, como roupas íntimas (calcinhas, sutiãs, cuecas), roupas de praia (sungas, biquínis/maiôs e saídas de praia), pijamas e outras peças (como lenços e gravatas). Caso não haja espaço sobrando no cabideiro, também pode guardar nelas calças e bermudas dobradas.

Aproveite as prateleiras, especialmente as mais altas, para guardar caixas com peças de roupa, sapatos e quaisquer outros objetos que você não utilize muito.

Um método ao qual as pessoas recorrem é deixar as roupas de inverno guardadas no alto, já que são usadas de forma menos recorrente.

5) Crie padronizações com cabides

Crie padronizações com cabides

Foto: Freepik

Na hora de pendurar as roupas no closet do casal, crie categorias e utilize modelos e cores diferentes de cabides. Por exemplo, roupas usadas no trabalho, para sair ou para festas.

Caso você possua espaço suficiente, também pode dividir pelo tipo de roupa: casacos, vestidos, ternos, blazers, paletós, camisas. Coloque a sua imaginação para trabalhar e encontre o padrão que irá funcionar melhor para os donos do closet.

6) Tenha maior cuidado com roupas especiais

Tenha maior cuidado com roupas especiais

Foto: Freepik

Para roupas específicas (como casacos, vestidos de festa, ternos etc), compre cabides especiais. Eles mantêm a organização e evitam defeitos por guardar a roupa de forma errada.

No caso de ternos e paletós, invista em cabideiros mais altos, além de cabides específicos para colocar calças dobradas. Esse tipo de cabide também pode ser utilizado com vestidos de festa, para que eles não fiquem com a barra dobrada.

Vale também investir na proteção dos ternos e o que tiver tecido mais delicado. Colocar as roupas guardadas em capas nas laterais ajuda na conservação, já que elas ficarão no canto e não será preciso mexer nelas muitas vezes.

Já as peças de couro podem estar com pontos brancos. Isso é causado pela falta de hidratação, e você pode resolver isso passando um pano úmido na peça, um pano seco logo em seguida e, para finalizar, algodão com um hidratante comum, preferencialmente sem cheiro. Também é possível comprar produtos específicos para isso.

7) Abuse de caixas e outros tipos de organizadores

Abuse de caixas e outros tipos de organizadores

Foto: Freepik

Objetos como caixas, colmeias e sapateiros facilitam a arrumação e visualização do closet do casal. Especialmente as colmeias, que criam subdivisões em locais como gavetas e formam mais opções de disposição para o que for guardado ali.

Reutilize também objetos como frascos (de azeitona, de maionese, etc) e caixas de leite. Busque tutoriais para decorar essas peças e reaproveitar na organização do closet. Desse jeito, você guarda apetrechos como bijuterias, lenços e outras peças menores, e evita a perda deles.

Gostou das nossas dicas? Então tenho outra excelente para você! Aqui no nosso Instagram tem outros conteúdos muito bons e úteis para o seu dia a dia. Siga a gente agora mesmo e não perca nada mais!