por Vivian Andrade

Cuidar da pele nem sempre é fácil, principalmente no inverno. Nessa época do ano, o corpo sofre mais com o ressecamento, que interfere na textura de pés, mãos, rosto e lábios. Porém, não é só nessa estação que a pele merece um cuidado extra. Ela é o maior órgão do corpo humano e está frequentemente exposta a fatores externos agressivos, como radiação solar e poluição.

Por isso, é muito importante adotar uma rotina diária de cuidados dermatológicos. Ao contrário do que muitos pensam, há práticas simples que podem ajudar você a manter a sua pele saudável e bonita. Vamos falar um pouco sobre elas?

  1. Conheça a sua pele

Atualmente, temos milhares de produtos para tratamento dermatológico disponíveis no mercado, mas nem todos podem ser a melhor opção para o seu caso. Antes de usar esfoliantes, hidratantes, artigos de higiene e maquiagens indicados por alguém, é muito importante conhecer bem a sua pele. Assim, saberá quais tipos de produto são os mais indicados para você.

Descubra se a sua pele é seca, oleosa ou mista, se é mais sensível que o normal ou se precisa de algum cuidado especial e compre os produtos ideais. Porém, tenha em mente que testes são necessários até você encontrar o que funciona melhor para o seu corpo.

  1. Tenha atenção na hora do banho

Apesar de ser muito tentador tomar um banho bem quentinho, a água muito quente não faz bem à pele. Ela tem maior efeito desengordurante, removendo lipídios importantes para a nossa proteção. Assim, pode causar ressecamento e, até mesmo, irritações.

O ideal é usar a água morna e não demorar muito no banho! Além disso, deixe a esponja de lado — ela pode abrigar muitas bactérias — e, para lavar o rosto, use sabonetes indicados para a região. Essas medidas ajudarão a manter a sua pele mais hidratada e bonita.

 

  1. Cuide da alimentação

Para ter uma pele saudável, é preciso mais que produtos de beleza. Ter uma alimentação saudável, com muitos legumes, grãos, frutas e verduras, é essencial. Nesses alimentos encontramos antioxidantes — que protegem as células da pele e evitam os sinais do envelhecimento —, além de colágeno e muitas vitaminas.

A vitamina C, por exemplo, ajuda na formação do colágeno, que deixa a pele firme e flexível, enquanto o zinco é capaz de ajudar na reconstrução da pele danificada. Monte um cardápio caprichado e aproveite os benefícios dos alimentos!

  1. Invista em bons produtos

Depois de conhecer a sua pele, você poderá começar a investir em produtos adequados para torná-la mais saudável. Conheça alguns deles:

  • hidratantes: são importantes para bloquear a perda de água, evitando ressecamento;
  • protetor solar: protege a pele dos raios solares, que podem deixá-la com aspecto envelhecido e causar doenças;
  • tônico: é mais indicado para o rosto. Deve ser usado após a limpeza, para preparar a pele para os outros produtos, como maquiagens;
  • máscaras faciais: também indicadas para o rosto, as máscaras são uma ótima opção para combater a oleosidade e o envelhecimento da pele. Por terem efeito intenso, você deve utilizá-las com menor frequência, de uma vez por semana a uma vez a cada 15 dias, dependendo da composição do produto.

Lembre-se de usar sabonetes neutros para o corpo e sabonetes próprios para o tipo de pele do seu rosto. Não precisamos nem lembrar que é importante remover a maquiagem antes de dormir, não é mesmo?

  1. Visite o dermatologista anualmente

Sabe aquele check-up de saúde anual que todos devemos fazer? Com a pele não é diferente! Além dos cuidados diários, é muito importante que você visite o dermatologista pelo menos uma vez ao ano para fazer uma avaliação. Isso porque a

 

pele, como dissemos, é o maior órgão do corpo e está exposta a elementos que podem causar doenças como o câncer de pele.

O que achou das dicas para cuidar da pele? Agora que você já conhece as recomendações mais importantes, coloque-as em prática e mantenha sua pele sempre saudável e bonita!