4 benefícios de se optar por uma construção sustentável

test

Não é de hoje que algumas marcas vêm se preocupando com a sustentabilidade de seus produtos e serviços. O mercado imobiliário não fica fora disso; hoje em dia é possível encontrar muitas construtoras focadas em oferecer empreendimentos que sejam ecologicamente corretos. Pensando nisso, você sabe o que torna uma construção sustentável?

Para que um imóvel seja considerado sustentável, ele precisa cumprir alguns fatores, como a escolha de material e a adoção de técnicas que priorizam a consciência ambiental. Saiba mais sobre construção sustentável e todos os benefícios que ela pode oferecer para você e sua família!

Antes de tudo, o que denomina uma construção sustentável?

De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a construção civil é uma das maiores responsáveis pelos impactos ambientais no mundo. O setor usa 75% dos recursos naturais, 20% das águas nas cidades e gera, em média, 80 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Diante a tamanho impacto, a construção sustentável vem crescendo de forma significativa, mas ainda não ideal, mostrando que é possível construir sem degradar severamente o meio ambiente. Para que um imóvel seja considerado sustentável, ele precisa:

  • Optar por técnicas que considerem o meio ambiente;
  • Escolher matéria-prima sustentável e ecologicamente correta;
  • O empreendimento deve, preferencialmente, gerar maior parte da sua energia (ex: energia solar, hidráulica ou eólica;
  • Satisfazer as necessidades sociais sem agredir a natureza.

Outras medidas como, adotar um sistema de reciclagem, plantar árvores e plantas e preferir eletros que garantem economia de energia, também podem fazer parte da construção sustentável.

 

4 benefícios de se optar por construções sustentáveis

Um prédio convencional que teve uma construção sustentável consome até 30% a menos de energia, reduz até 35% a emissão de gás estufa, descarta entre 50% e 80% a menos de resíduos e economiza até 50% de água. Mas as vantagens não se limitam ao prédio. Confira outras vantagens oferecidas por uma construção sustentável:

 

1. Redução do impacto ambiental

Pode até parecer óbvio, mas um dos maiores benefícios de se optar por empreendimentos sustentáveis é o fato de preservar a natureza.
Além dos benefícios já citados acima, a construção sustentável também garante a preservação da flora e fauna, além de reduzir a erosão do solo, possibilitando o plantio de árvores, plantas e até uma horta de orgânicos.

 

2. Melhor custo-benefício

A construção sustentável pode possuir um valor um pouco mais alto (em média, de !% a 3% a mais), em algumas situações, do que a construção civil, porém, seu custo-benefício é muito maior.

Imóveis sustentáveis oferecem um retorno de investimento em médio prazo, já que há redução de custos referente à energia, água e até na conta de gás do prédio. Além disso, o imóvel se torna muito mais valorizado, podendo ser revendido, muitas vezes, por um valor mais alto do que o de aquisição.

 

3. Oferece benefícios à saúde

O cuidado com a natureza também reflete na saúde dos moradores. De acordo com uma pesquisa feita pela Green Building Canadá, construções sustentáveis reduzem de 9-50% a possibilidade de contrair doenças no geral, reduzindo também de 18 -25% alergias e asma.

Foi comprovado também que casas sustentáveis podem colaborar com a disposição dos moradores, tornando-os mais dispostos e pró-ativos.

 

4. Construções bonitas e modernas

Não é porque a construção é sustentável que ela precisa seguir um padrão ou abrir mão da sofisticação e bom gosto. Muito ao contrário do que se pensa, os imóveis sustentáveis possuem, em sua maioria, um design moderno e criam espaço para implementações tecnológicas que colaboram ainda mais para o bem-estar dos moradores.

Melhor para o seu bolso, sua saúde e para a natureza: a construção sustentável é a solução que alia o útil ao agradável, oferecendo um presente melhor para você e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.

Procurando um imóvel que se preocupe com o meio ambiente sem deixar de lado a sofisticação e bem-estar? A Canopus se preocupa com todos os detalhes para que sua moradia seja boa para você e para o meio ambiente. Saiba mais conferindo nossas responsabilidades sócio-ambientais.

Compre seu Canopus

Estamos prontos pra tirar todas as suas dúvidas. Entraremos em contato o mais rápido possível.Fale Conosco

Conheça a linha Today Smart Life

Logo da Canopus
Acompanhe a Canopus nas redes sociais
Endereços

Belo Horizonte
Fone: (31) 3281-7070
R. Maria Luiza Santigo, 200
23° andar Ed. Century Tower
Santa Lúcia

São Paulo
Fone: (11) 3044-3030
Rua Fidêncio Ramos, 302
6° andar, Conj. 64, Torre B
Vila Olímpia

Rio de Janeiro
Fone: (21) 3299-8900
Av. das Américas, 3.500
Ed. Hong Kong 2000 Bloco 6, Grupo 501 - Le Monde Office
Barra da Tijuca

Mapa do site
Assessoria de imprensa

(11) 2305-9610
(11) 97626-3522
Angélica Kernchen